Aprenda a delegar autoridade

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Como você delega a sua autoridade? A maioria das pessoas não percebem a diferença entre delegar uma tarefa e delegar autoridade. Mas saber a diferença sobre a respeito dos dois é de fundamental importância para você e sua equipe.

Por isso, você tem que saber como complementar os dois para que você possa progredir e crescer sua equipe. Então que tal você aprender a delegar autoridade de um modo rápido e prático?

O que seria delegar autoridade?

Imagine a seguinte situação: Você está em uma loja e ver algo que quer muito comprar. Daí você pede ao vendedor um desconto. Tudo o que ele lhe diz é: “Só um instante. Vou falar com meu gerente. ”

Essa situação pode lhe deixar meio impaciente, de modo que você acaba indo embora. Assim, o vendedor perde um cliente, você fica sem o produto desejado, e de certa forma, todos saem perdendo.

Mas isso não teria acontecido se o gerente desta loja tivesse delegado a autoridade de dar descontos a seu funcionário.

Neste caso, o vendedor pode perder a chance de conseguir uma grande venda. Quando nós delegamos uma tarefa a alguém é de fundamental importância também delegarmos autoridades a essa pessoa para que ela possa tomar decisões.

Assim, imprevistos como os citados no nosso exemplo não serão problemas para nós.

Delegar autoridade lhe dá mais tempo

Cloud computing device connectivity theme sketched on a little black chalk board

Se você é um gerente ou desempenha um papel de líder em alguma empresa, tem que aprender como delegar autoridade.

Quando você decide delegar autoridade a alguém, você pode economizar seu tempo. E isso lhe dar maiores chances de pensar em novas estratégias para alavancar sua loja.

Isso por que ao invés de ter que ficar tirando dúvidas ou resolvendo pequenos problemas de muitos funcionários, você pode simplesmente delegar autoridade a cada um deles e por fim realizar melhor as suas atividades.

Prepare a sua equipe

Antes de mais nada, prepare a sua equipe para tudo.

Analise bem cada membro de sua equipe e defina qual autoridade você pode delegar para cada um deles. Você deve dar autonomia para que eles possam tomar decisões que não precisem lhe consultar.

Mas se você acha que um ou mais membros de sua equipe não está preparado para tomar decisões por conta própria, faça o possível para prepara-lo. Invista no preparo e no desempenho dele.

Fique atento a ele e dê conselhos que você sabe que serão bastante úteis. É assim que você vai transmitir confiança e habilidades para que ele possa crescer e se tornar importante para sua equipe.

Não encare o investimento como um gasto. Lembre-se de que o investimento vai lhe trazer retorno, já os gastos não.

E mais importante, não pense que seu funcionário é um caso perdido ou que ele não pode aprender. Todos temos a capacidade de aprender se tivermos as oportunidades certas.

Acima de tudo, não pense que sua equipe não pode tomar certas decisões. Pensar assim só atrai mais trabalho para você, e consequentemente, você também perde um tempo que poderia ser usado com outras coisas.

Conclusão

Agora que você já sabe a importância de delegar autoridade, se esforce para fazer isso desde já. Não deixe isso para manhã.

Assim, você economiza tempo e trabalho, e mais importante ainda, fortalece a confiança de sua equipe.

Tenha certeza de que essa dica vai lhe ajudar bastante a administrar melhor sua equipe. Faça o possível para colocá-la em prática o mais rápido possível. Se você puder, faça isso hoje mesmo.

Talvez treinando com um filho, dando a ele certa medida de autoridade para tomar decisões que não precisem do seu consentimento.

O mais importante é: não deixe de delegar autoridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *