Como comprometer sua equipe

Tempo de leitura: 3 minutos

 

E então? Como está o desempenho de sua equipe? Se ela está passando por uma fase que você sabe que pode ser melhor, talvez seja hora de comprometer sua equipe.

Por que? Não há como negar que uma equipe comprometida e focada dar mais atenção ao trabalho e, consequentemente, melhora o desempenho, talvez duplicando ainda mais a produtividade.

Quer saber como comprometer sua equipe? Então vamos ver exatamente isso agora.

Entenda quem são as pessoas da sua equipe

Todos nós temos o nosso motivador interno, que é a forma como encontramos motivos para fazer as coisas. Esses motivadores são normalmente o poder, o resultado, e afiliação.

Observe a sua equipe e você verá que todos têm esses 3 motivadores. Mas, cada um deles tem 1 que normalmente é o mais evidente e está mais presente no dia a dia. Vamos ver como trabalha mais ou menos cada uma:

Motivada por resultados

Uma pessoa motivada por resultados normalmente gosta de receber desafios. Quando ela recebe um desafio com determinado prazo, ela quer cumprir e chegar ao resultado assim que possível.

Você só precisa compartilhar com ela uma meta e mostrar a ela que tem que atingir um determinado resultado. Neste caso, essa vai ser a motivação dela. Podemos dizer então que essa pessoa já está comprometida.

Motivadas por afiliação

Pessoas motivadas por afiliação são aquelas que fazem algo por que já viram outras fazendo. Isso por que elas querem ter certeza de que realmente vai dar certo e que não estão entrando em um beco sem saída.

O que você pode fazer é delegar a ela uma tarefa e mostra o resultado de outras pessoas. Essas pessoas podem ser seus funcionários ou não. O importante é que ela saiba que essa tarefa pode sim ser cumprida e que você não está dando a elas uma tarefa que impossível.

Motivadas por poder

Pessoas motivadas por poder são aquelas que querem se sentir únicos em suas tarefas, ou seja, aquelas pessoas que acham que querem exclusividades com sua tarefa.

Neste caso, você deve mostrar a seu funcionário que você confia nele e o considera a melhor pessoa para desempenhas essa tarefa. A partir daí ele já sentiu que ele tem uma importância fundamental para você e sua empresa.

Isso por si só já faz com que ele se sinta bastante poderoso, e consequentemente, uma parte mais que importante de sua equipe.

Além disso, ela também pode gostar da competitividade. Você pode delegar uma tarefa parecida para dois funcionários diferentes que tem a mesma motivação. Depois, fale a cada um deles que quer ver qual dos dois vai se sair melhor.

Os dois tentarão fazer seu trabalho melhor que se concorrente. Consequentemente, as chances de um trabalho perfeito serão bem maiores.

Como conhecer melhor sua equipe

Resumindo, você tem três personalidades motivacionais na sua equipe. Você só precisa descobrir quais as motivações de cada membro para poder saber onde exatamente você pode motiva-los.

Você faz isso por observar cada membro de sua equipe. Observe bem o modo como eles tomam decisões e como eles são motivados normalmente. Por exemplo: Se uma de suas funcionárias diz que vai fazer o possível para entregar o trabalho ainda antes do prazo, você já sabe que ela é motivada por resultados.

Assim, você terá a liberdade de delegar tarefas e comprometer sua equipe a realizar as atividades que receberam.

Conclusão

E então? Gostou de nossos conselhos? Coloque-os em prática hoje mesmo e só observe os resultados dando certo para você.

Confiamos que essas dicas lhe ajudarão a comprometer sua equipe e que você vai sair ainda melhor como líder. E acreditamos que você consegue com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *