O PIOR INIMIGO DE UM LÍDER?

Tempo de leitura: 4 minutos

O PIOR INIMIGO DE UM LÍDER?

 

Você está preparado para o autoconhecimento? Está preparado para olhar-se no espelho e fazer seu diagnóstico e sua autoconsciência?

 

Quem nunca se olhou no espelho e disse que não tinha controle sobre a situação, sentia-se desorganizado, estava distraído no ambiente de trabalho, não soube administrar a conjuntura e estava pessimista com sua carreira?

Todo líder em sua área de atuação deve refletir suas ações e se reorganizar. O autoconhecimento e autoconsciência são as principais habilidades dos grandes líderes e não desenvolver poderá colocar a sua trajetória por água abaixo.

Todo profissional em meio ao stress do dia a dia e jornada de trabalho deve pensar e raciocinar quais atitudes estão levando você ao fundo do poço e prejudicar sua carreira e liderança.

Esses e outros bordões podem estar lhe impedindo de liderar sua vida, e, consequentemente, de liderar a sua equipe de profissionais.

O líder é quem aponta o caminho, dar as coordenadas, instrui sua equipe e foca em metodologias do autoconhecimento.

Você precisa ter pessoas positivas, motivadoras, pessoas emocionalmente inteligentes e autoconscientes. Este é um dos componentes básicos para trilhar uma carreira segura e sem desvios ou abismos.

Sua segurança no que dizer, querer, observar e ouvir estar na sua habilidade de tratar de assuntos que detém em sua liderança.

O líder precisa conhecer quais os bloqueios, forças e fraquezas no momento da criação de metas e planejamentos para sua equipe.

 

Como aprender o autoconhecimento?

  • O seu impacto sobre os outros, trabalhe com feedbacks;
  • Conheça seus pontos fracos, saiba analisar as circunstâncias;
  • Conheça seus pontos fortes, saiba planejar o futuro;
  • Repense em seus conceitos e limites;
  • Aposte no aprendizado, estudos e técnicas;
  • Identifique os bloqueios e assuma a responsabilidade;

 

Em meio a discussão, tudo é uma questão de autoconsciência em fazer uma auto avaliação sobre você, sua performance, seu comportamento e seu autoritarismo.

Pergunte-se todos os dias se é possível ser um líder consciente: quem sou eu? O que eu quero? O que acontece com a minha realidade como líder hoje?

Busque inspiração para você mesmo e depois faça as mesmas perguntas a sua equipe. Os melhores líderes são desconfiados sobre a psicologia, mas é onde se encontra a consciência. Para permanecer precisa se autoavaliar.

O autoconhecimento é essencial porque as características pessoais influenciam no alcance do sucesso, seja profissional ou pessoal. E certamente o Autoconhecimento pode alavancar sua Liderança!

Ao contrário dos profissionais sem autoconsciência, tendem a tomar decisões precipitadas e trazem agitação interior ao passar por cima de valores de pessoas e projetos.

Torne-se autoconsciente de si mesmo e dos seus pensamentos. Sem a autoconfiança certamente será um profissional sujeito a ter sua carreira arruinada e sem altos picos de satisfação, ao contrário, apenas insatisfação por não conseguir atingir seus ideais.

 

Como ser uma pessoa autoconsciente?

  • Compreenda as suas emoções, não deixe levar com energias negativas;
  • Aprenda as diferenças entre intuição de sentimentos negativos;
  • Tenha seus hábitos diários e reconheça os seus hábitos negativos e corrija-os;
  • Não fique preso a expectativas e crenças, permita-se infinitas possibilidades;
  • Seja racional. Assuma a responsabilidade por suas emoções;

 

A natureza humana nos dá uma habilidade imensa de observar os outros, mas nos limita a observar a nós mesmos.

Normalmente somos muito críticos em relação aos outros e pouco em relação aos nossos comportamentos. É notório, saber que ninguém muda se não sabe o que deve ser mudado.

Para que haja a mudança é necessário ter consciência sobre si e canal aberto para conversar consigo.

Antes de julgar o próximo, apontar os erros, elencar os defeitos de outros projetos e o desempenho dos profissionais, faça uma autoavaliação de suas atitudes, metodologias, forma de agir, pensar e compreender.

O entendimento da autoconsciência está na elaboração de um plano de autodesenvolvimento na busca por comportamentos maduros, racionais e positivos para melhor relacionar com as pessoas.

Você está preparado para o autoconhecimento? Está preparado para olhar-se no espelho e fazer seu diagnóstico e autoconsciência? Está preparado para mudanças e adaptações que trarão suas habilidades de grandes líderes de volta?

Conheça as 15 Competências do LÍDER

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *