OS 5 ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DA MATURIDADE DE UM LÍDER

Tempo de leitura: 4 minutos

OS 5 ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DA MATURIDADE DE UM LÍDER

  

Amadurecer é algo natural em qualquer etapa das nossas vidas, seja na parte pessoal ou profissional, quando exercemos um papel de liderança não é diferente, passamos por etapas que nos tornam mais maduros e experientes.

 

Os 5 estágios de desenvolvimento

Veja os estágios que passa um profissional até obter a maturidade de um líder:

 

  1. Não quero nenhum conselho:

O profissional acaba de ser promovido e quer superar as expectativas de seus superiores, isso o leva a uma atitude egocêntrica que prejudica no seu relacionamento, a maioria supera essa fase sozinhos, pois a necessidade de ajuda dos líderes mais experientes é constante;

 

  1. Não recuso o conselho:

Uma vez que a necessidade de ajuda foi reconhecida, o profissional passa a escutar os conselhos que escuta, mas não os segue, pois ele ainda deseja encontrar um próprio caminho para resolver as coisas, o que muitas vezes demora e prejudica a produtividade da empresa;

 

  1. Acho o conselho bem-vindo:

Quando se nota a perda de produtividade, passa-se então a aceitar os conselhos que chegam, e esses são recebidos de maneira mais amistosa, o profissional passa a ouvir de fato os conselhos, e procura aprender com eles;

 

  1. Busco efetivamente o conselho:

Ao perceber que conselhos de pessoas mais experientes são úteis, ele começa a buscar ajuda profissional, muitas vezes passando por 2 ou mais colegas de equipe para ter a certeza de que todo tem a mesma opinião, o que pode demonstrar uma falta de confiança com os colegas;

 

  1. Costumo seguir o conselho que recebo:

Depois de passar cada etapa, o líder compreende a importância de uma ajuda profissional, e após ouvir um conselho, procura realmente aplicar para solucionar o problema que enfrenta. Isso mostra um líder maduro e com confiança nos líderes mais experientes;

 

Como passar por essas etapas

Uma vez que você entende a importância de um conselho profissional vindo de um líder mais experiente, o desenvolvimento vem de forma natural, mas para facilitar veja algumas ações que você pode realizar para uma maior velocidade no seu desenvolvimento:

  • Seja receptivo com as pessoas, isso fará com que elas se sintam mais à vontade para lhe dar conselhos mesmo sem você pedir.
  • Escute atentamente o que falam para você, pois você precisa da informação e as pessoas gostam de ver que você realmente se interessa no que estão dizendo.
  • Procure ajuda quando precisar, não é errado, não demonstra falha, pelo contrário, todos vão entender que você é um líder maduro que sabe quando pedir ajuda.
  • Reconheça o trabalho dos colegas, assim você receberá melhor os conselhos deles, pois já sabe do que são capazes.
  • Aplique o que foi recebido, procure após ouvir o conselho, aplicar da melhor forma possível no seu trabalho, e análise o resultado.

Com essas pequenas atitudes você aumenta a velocidade do seu desenvolvimento como líder.

 

Tenho um colega que não se desenvolveu completamente

Quando você reconhece que existe alguém na equipe que não desenvolveu todas essas etapas para liderar, e que não consegue mais se desenvolver sozinho é necessário um feedback.

Procure então conversar sobre seu desenvolvimento e ser sucinto, não faça como uma crítica e sim mostre como seus resultados são obtidos e o que você faz em cada ação, assim passar a receber conselhos de você se tornará algo mais atrativo.

Procure mostrar também as pessoas que te ajudaram no começo da sua jornada de liderança, e os conselhos que ouviu que te ajudaram a ter melhores resultados, mostrando assim que receber conselhos de líderes maduros é normal no dia-a-dia profissional.

 

Ser um líder maduro é essencial para sua própria produtividade e crescimento profissional, e essas informações irão te ajudar a alcançar mais rapidamente esse objetivo.

Conheça as 15 Competências do LÍDER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *