VOCÊ CONHECE O VERDADEIRO LÍDER EM MOMENTOS DECISIVOS

Tempo de leitura: 4 minutos

VOCÊ CONHECE O VERDADEIRO LÍDER EM MOMENTOS DECISIVOS

Durante a sua jornada de liderança, encontramos diversas adversidades a serem enfrentadas, Winston Churchill, primeiro ministro do Reino Unido durante a segunda guerra mundial, é um exemplo de líder que passou por momentos decisivos.

Da mesma forma, profissionais passam por momentos cruciais para suas empresas, e é nesses momentos que poderemos conhecer o trabalho de um verdadeiro líder.

 

O que são momentos decisivos

Primeiramente é preciso entender que momento decisivos são aqueles que irão levar o estágio de líder que você possui hoje a um novo patamar, seja ganhando admiração, respeito, ou até mesmo uma nova oportunidade de crescimento profissional.

Para reconhecer estes momentos é importante compreender este conceito, isso irá facilitar na sua reflexão sobre a importância da situação, e lhe dará maiores motivos para enfrenta-la.

Saber reconhecer os momentos decisivos é essencial para ser um líder, como também ajuda a tirar o melhor proveito da situação.

 

Não tenha medo de enfrentá-los

Momentos assim, costumam ser difíceis e podem intimidar a primeira vista, mas não tenha medo e encare de frente, pois eles são as melhores oportunidades da sua carreira como um líder profissional.

São nesses momentos decisivos que você terá a oportunidade de:

  • Descobrir quem realmente você é;
  • Mostrar para os demais do que você é capaz,
  • Determinar o tipo de líder que você se tornará.

Então, mostre o melhor de você sem medo.

 

Os desafios de momento decisivo

Existem diferentes momentos que podem decidir ou comprometer a sua liderança, mas existem 5 desafios que são bem comuns:

  1. O desafio de fracassar, pois apesar de nos arriscarmos, as vezes a adversidade é muito maior que nós, e precisamos ficar seguros de si mesmo em um momento assim.
  2. Manter a posição em situações tensas, em grandes adversidades fica muito mais difícil manter as emoções, mas precisamos tentar ao máximo nos concentrar no problema sem que isso impacte nossa estima.
  3. Passar por algum tipo de sofrimento, algumas tragédias por si só já são um momento decisivo, e mesmo assim não se deve desistir, e deixar se abater.
  4. Ter de perdoar alguém, é uma das tarefas mais difíceis, pois é preciso deixar um sentimento negativo de lado, e procurar entender também a outra pessoa, deixando qualquer que seja o ocorrido para trás.
  5. Fazer uma escolha desagradável, as vezes somos forçados a tomar decisões que não são muito agradáveis, porém, temos que ter a consciência, que a cima de nosso próprio conforto é precisar fazer o necessário para exercer a liderança.

 

Esteja sempre preparado

Não basta apenas saber a importância e reconhecer os momentos decisivos, para ser um líder de sucesso, é necessário que estar preparado para eles.

Mas como se preparar para algo que você não sabe o momento exato que vai enfrentar?

A resposta é simples, se desenvolva, seja na vida pessoal ou na vida profissional.

Para enfrentar momentos importantes assim é preciso uma busca constante de experiências e conhecimento, esses dois fatores muitas vezes podem ajudar você ao enfrentar uma adversidade.

As vezes perdemos uma oportunidade por não estarmos preparados para ela, e muitas vezes, não estamos preparados pois não procuramos adquirir experiências novas como líderes, ou simplesmente relaxamos nos estudos.

Muitas vezes aquele curso que ninguém achou interessante sobre criar dinâmicas para sua equipe, pode ser o diferencial que vai te fazer dar um passo adiante quando você menos esperar.

Ou até mesmo aquela dúvida que você tinha a um tempo, e foi tirar a dúvida com seu chefe ou companheiro de trabalho, pode ser exatamente o que vai te trazer um impulso maior na sua carreira.

 

Então, enfrente as adversidades, e saiba passar com maestria pelos momentos decisivos, assim você irá se tornar um verdadeiro líder.

Conheça as 15 Competências do LÍDER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *