5 Erros Fatais Que o Pequeno Empresário Comete

Tempo de leitura: 7 minutos

Todo empresário comete erros o tempo todo, e a melhor forma de crescer e aprender é errando, mas há alguns erros cometidos pelo pequeno empresário que acabam inviabilizando seu negócio e complicando muito sua vida.

Eu mesmo, desde que abri minha empresa em 2005, já cometi muitos erros e sempre preciso estar muito atento para não repetir os mesmos erros.

Durante os últimos anos já atendi mais de 300 empresas, treinei mais de 25.000 pessoas e realizei aproximadamente 4.000 sessões de coaching. Nestas oportunidades eu presenciei muita coisa errada, mas existem alguns erros que realmente foram fatais para alguns negócios.

Talvez seja por esses erros que a maioria das pequenas empresas não passa do primeiro ano.

Neste artigo você vai conhecer 5 destes erros:

hábitos das pessoas altamente eficazes

ADMINISTRAR SEM PLANEJAMENTO

Um negócio, antes de ser aberto, exige um planejamento e especialmente uma pesquisa de mercado.

Muitos riscos podem ser previstos, antes mesmo de abrir o negócio ou podem ser tomados ajustes para começar da melhor maneira possível.

É o plano de negócio, onde se define o produto, a proposta de valor, afirmação de valor, o público alvo ou o avatar, os investimentos, os custos, as receitas, enfim, todos os elementos que precisam ser pensados para o negócio funcionar de maneira exitosa.

Além do plano de negócios, para uma administração segura e rentável, o planejamento estratégico e de marketing são fundamentais, mesmo sendo uma pequena empresa.

Sem um planejamento detalhado de Marketing e Vendas, com o método certo e com as ferramentas adequadas, qualquer empresa fecha. A falta de vendas é um dos principais motivos de fechamento de empresas no Brasil.

E, por fim, montam-se os planos de ação que deverão ser seguidos para atingir os objetivos evitar retrabalhos, desperdício e frustrações pelo não atingimento das metas.

FALTA DE ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS METAS

As metas fazem parte do planejamento. Sem uma meta clara e bem definida, não sabemos se chegaremos onde queremos.

A meta bem definida, de maneira clara e completa, em cada setor da empresa e desdobrada para que todos os envolvidos entendam a sua parte, materializa o sonho.

Dizer que quer ter lucro, não basta.  É necessário ter muito planejamento, organização, foco na ação e principalmente acompanhamento sistemático.

Saber, por exemplo, quantos prospects seu negócio precisa para converter uma venda é um indicador fundamental. Definir Metas em cada etapa dos processos é o que gera previsibilidade e possibilidade de correção de rota.

O acompanhamento permite tomarmos decisões pontuais para corrigir eventuais desvios que nos afastam da meta, além de gerar aprendizado e melhoria constante.

Uma empresa de sucesso tem metas de lucro, faturamento, investimentos, despesa, inadimplência, volume de vendas, satisfação dos clientes, satisfação dos colaboradores, entre outras.

feedback

NÃO TER PROCESSOS DESENHADOS  

As pequenas empresas geralmente são formadas por um pequeno número de funcionários, o que acaba gerando uma informalidade em tudo que fazem.

Desta forma, muitos empresários acham que não é necessário descrever os processos de como a empresa funciona, deixando tudo na cabeça das pessoas.

No entanto, muito do que é de responsabilidade de cada um é esquecido e nem sempre a reprodução é idêntica, quando um outro colega vai executar uma tarefa.

Imagine se a sua empresa não tem um caminho, claro e cuidadosamente planejado, para atrair, educar e converter seus clientes. Tudo ficará nas mãos da boa vontade e do improviso.

Recomenda-se descrever os principais processos, principalmente aqueles de produção dos produtos/serviços e de relacionamento com o cliente, para que sejam reproduzidos e ainda melhorados.

profissional obsoleto

NÃO PRIORIZAR GESTÃO E LIDERANÇA DE PESSOAS 

Quando se contrata um funcionário a empresa precisa ter a estratégia e os processos bem definidos, para então alocar a pessoa contratada no local certo, com as competências certas.

As competências necessárias e benefícios precisam ficar bem compreendidos pelo profissional, para que possa desempenhar da melhor maneira a sua função.

O funcionário contratado, antes de começar a realizar as suas funções, deve conhecer com profundidade seus processos de trabalho, além de ter uma visão da empresa como um todo, principalmente no que diz respeito a cultura organizacional e a afirmação de valor para o cliente.

O funcionário que não estiver alinhado com os conceitos acima, dificilmente conseguirá trabalhar com qualidade, agregar valor a equipe e ao cliente e num espaço curto de tempo. Isto gera turn-over, que gera perda de tempo e produtividade.

coach e mentor

NÃO ESTAR TOTALMENTE VOLTADA PARA O CLIENTE

Existe apenas uma razão para uma empresa ser criada. Satisfazer alguma necessidade de um determinado Avatar (cliente em potencial).

Se uma empresa não tiver clara qual a sua proposta de valor para o cliente, dificilmente terá êxito em seus negócios, pois não conseguirá vender nada.

Conhecer todos os passos para o relacionamento com o cliente, desde o momento em que chama a ATENÇÃO, passando pela fase de RELACIONAMENTO e ENGAJAMENTO até o momento de VENDER e ATENDER será o grande segredo para o sucesso.

Entender cada momento do cliente, além de saber usar a Internet – suas ferramentas e métodos – como um dos principais meios para construir este relacionamento é certamente a chave para o crescimento dos negócios nos tempos atuais.

Atualmente, com a evolução das redes sociais e das facilidades que a Internet oferece, o empresário precisa estar atento para as ferramentas e novos métodos de fazer seu negócio funcionar, tanto interna quanto externamente.

Eu tenho visto muita empresa excelente, produto excelente e profissional excelente que não vende, pelo simples fato de que não é conhecido pelo cliente certo.

Minha Missão é ajudar 100.000 brasileiros nos próximos 5 anos a fazer a coisa certa, da melhor maneira para ter resultados concretos.

E agora, depois de pensarmos nestas 5 questões importantes para o sucesso do seu negócio, como está a sua situação?

Será que sua empresa está planejando certo, com os devidos processos bem desenhados, colocando a pessoa certa no lugar certo, com desafios e metas corretos, além de manter o foco total no seu cliente?

E se você pudesse descobrir agora?

✅ Imagine saber se você tem a estratégica certa para Atrair e Converter mais clientes?

✅ E se sua empresa tivesse um processo de atração de novos clientes altamente eficaz?

✅ Imagine se você soubesse exatamente quem é o seu cliente?

✅ Já pensou como seria vender mais vezes para o mesmo cliente?

✅ E se você descobrir como aumentar o valor do seu produto, mesmo quando a concorrência baixa os preços?

✅ Imagine ter um processo de relacionamento claro e muito eficaz com seu cliente?

✅ Como seria se você tivesse um sistema previsível – cuidadosamente planejado – de vendas e relacionamento com seu cliente ideal?

Por alguns dias eu resolvi abrir a possibilidade de alguns empresários terem um acesso exclusivo a uma pesquisa/diagnóstico que nós utilizamos na nossa empresa, que revela todos os requisitos para a excelência em Marketing e Vendas.

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