As principais habilidades para liderança e gestão de equipes!

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Então você resolve abrir sua empresa e quando vê possui várias pessoas sob o seu comando. Ou então você começa dentro de uma empresa e vai crescendo dentro dela e quando se dá conta assume um cargo de gestão.

“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.

É baseado nesta frase retirada do filme Homem Aranha que falaremos sobre as principais habilidades para liderança e gestão de equipes.

Inteligência emocional

Uma das principais habilidades de um líder é a sua inteligência emocional. Suas atitudes definem e orientam o rumo na vida de várias pessoas, portanto elas precisam ser muito pensadas.

Quando eu falo de inteligência emocional estou falando da união e do equilíbrio entre os dois “lados” do seu cérebro. Imagine em uma metáfora que a sua mente é dividida em duas partes.

Uma é mais emocional, criativa e impulsiva. Enquanto a outra é mais racional, lógica e realista.

Para ser um líder extraordinário você precisa ter a união e o equilíbrio entre essas duas partes. Se você for muito emocional vai acabar se perdendo ou tomando atitudes precipitadas.

Por outro lado se você deixar o seu lado racional te dominar é provável que você passe a ter medo de arriscar.

Quando você tem inteligência emocional, você passa a não ser mais refém de suas emoções.

Isso é importante porque todo líder precisa tomar decisões sob pressão ou em situações de muito stress.

Nessas horas o seu lado emocional deve ter importância, mas a razão também não pode ser abandonada. Vamos a um exemplo.

Digamos que você tenha um ótimo funcionário e que ele tenha cometido um erro grave. O seu lado emocional pode dizer que você tem que demiti-lo imediatamente.

Porém o seu lado da razão pode te dizer para analisar todo o comportamento dele e não somente uma ação.

Pode até ser que você opte por fazer a demissão, mas com a inteligência emocional essa não será uma atitude precipitada.

Essa é uma habilidade que será usada o tempo todo no seu dia a dia.

Comunicação assertiva

“Toda falha de comunicação à culpa é sempre do emissor”. Esse é um conceito básico de comunicação.

É sua responsabilidade como líder fazer com que os seus funcionários entendam perfeitamente o que você deseja ou que está pedindo.

Um dos maiores problemas dentro de empresas são as falhas de comunicação. É um funcionário que se esqueceu de perguntar uma coisa ou então um líder que não explicou algo de maneira correta.

Em uma comunicação assertiva você precisa ter certeza de que o outro está acompanhando o seu raciocínio.

Abaixo você vai ter algumas dicas sobre como ter uma comunicação assertiva:

Seja direto em sua comunicação e evite ficar enrolando, ou seja, vá direto ao assunto.

  • Saiba o que vai dizer. Você precisa passar segurança em sua comunicação e para isso você não pode ficar gaguejando ou pensando no que você vai falar.
  • Ouça. Muitos se preocupam somente em falar, mas uma comunicação eficiente tem muito a ver com saber ouvir.
  • Preste atenção na linguagem corporal. O corpo muitas vezes “fala” muito mais do que a boca das pessoas. Sempre busque prestar atenção na linguagem corporal das pessoas com quem você está falando.

 

Tenha automotivação

Se você quer ter funcionários motivados você precisa acima de tudo motivar a si mesmo. Afinal a melhor liderança é feita pelo exemplo.

Imagine que você trabalha dentro de uma empresa em que o chefe vive reclamando e de mau humor. Naturalmente você vai espelhar esse comportamento.

Agora imagine o contrário: você trabalhando em um local em que o líder está sempre focado e motivado. É provável que você também repita o padrão comportamental do seu superior.

Então eu te pergunto: que tipo de chefe você quer ser? Creio eu que seja o segundo.

Para você manter sua automotivação existem algumas técnicas. A primeira delas é você realmente sentir prazer em fazer o que faz.

Se esse não for o seu caso procure uma mudança na sua carreira, pois dificilmente assim você vai se sentir completamente feliz.

Além de ter prazer no que faz você precisa ter metas preestabelecidas para você, para sua empresa e para cada um dos seus funcionários.

Autofoco

Essas metas vão te ajudar a ter foco. O autofoco é uma das habilidades de liderança mais importantes. Afinal de contas um líder não tem um chefe para puxar a orelha. Ele é o seu próprio chefe.

Até por isso as metas são tão importantes. Elas são a melhor maneira de você perceber que está realizando um grande trabalho e também o que precisa melhorar.

Cada vez mais encontramos distrações e por isso o foco se torna tão primordial.

Tendo inteligência emocional, se comunicando de forma efetiva, sabendo se motivar e tendo foco você terá grandes chances de ser um grande líder.

 

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