Como acompanhar as inovações do mercado?

Tempo de leitura: 4 minutos

É evidente para todo mundo que o nosso mundo está em constante revolução e a pergunta de muitos líderes é: como acompanhar as inovações do mercado?

Independente de qual seja a sua preocupação, profissional, comportamental, tecnológica, criativa ou corporativa, devemos estar em constante contato com essa evolução. Nenhum de nós nasce sabendo, mas nos moldamos ao longo de nossas vidas, aprendendo coisas novas todos os dias.

Principalmente nos tempos atuais, em que tudo muda constantemente e com muita rapidez. Líderes e liderados que não buscam se aperfeiçoar, acabam ficando obsoletos e fora da realidade corporativa. Sempre renove seus conhecimentos, afinal, se tudo à sua volta está em evolução contínua, você não vai querer ficar estagnado.

O que está acontecendo com o mercado?

Com as bruscas transformações nos deparamos com novas tecnologias, novos programas e mais facilidades em nosso dia a dia. Para quem trabalha com vendas ou serviços os consumidores estão a cada dia mais exigentes e em busca de tecnologia de ponta.

Aos que buscam entrar no mercado de trabalho ou aqueles que querem mudar de profissão, estão se deparando com vagas de empregos com inúmeras exigências e profissionais que precisam suprir múltiplas atividades.

Quem não atender às necessidades deste novo padrão vai acabar se tornando ultrapassado, e a cada dia, menos e menos pessoas vão te procurar. Suas chances de sucesso no mercado dentro de 2 anos serão preocupantes.

Isso ainda parece fora da sua realidade?

Muitos se questionam se isso está mesmo acontecendo aqui no Brasil. Eu confirmo que sim. O nosso país é muito grande e vasto, nas grandes cidades é ainda mais evidente essas transformações.

Embora pareça distante de você, posso te contar que até o sinal analógico das televisões se tornaram arcaicos. Agora com a mudança consecutiva, grande parte do país já vem recebendo sinal digital. E aqueles que continuam com as televisões de tubo sem conversor, ficarão sem assistir os seus canais de tv favoritos.

Viu só? É disso que estou falando: revolução, mudança, melhorias, transformação!

Um líder deve ser visionário, uma pessoa que enxerga à frente do seu tempo. Sabe por quê?

Um líder não é só um líder. Ele é o guia de uma empresa e de uma equipe. Ademais, se ele tem um bom desempenho, as coisas ao seu redor vão funcionar de forma certeira.

Encarregado de muitas tarefas, quem assume o papel de liderança, precisa se atualizar continuamente e instigar sua equipe a buscar constantemente novos conhecimentos e habilidades.

A inovação e a criatividade somente acontecem em times que se renovam e atualizam. Então, só obtém sucesso quem está acompanhando os clientes mais exigentes e as novas tecnologias.

Estabeleça expectativas claras quanto à inovação

Para repassar essa exigência do mercado aos seus funcionários, é preciso estabelecer expectativas claras quanto a inovação. Por isso, elenquei alguns fatores essenciais que precisam ser revistos pela equipe:

  • Conhecimentos das novas tecnologias relacionadas ao serviço e mercado de atuação da empresa (ferramentas, aplicativos);
  • Fazer cursos de capacitação (línguas estrangeiras, MBA, oratória);
  • Desenvolver seu lado comportamental, melhorar nos aspectos de: paciência, disciplina, procrastinação, introversão, medo;
  • Inspirar-se e ter conhecimentos amplos, assistindo mais filmes e lendo mais livros;
  • Ter sessões de coaching para expandir seu autoconhecimento e melhorar sua maneira de encarar a vida e os desafios.

Continue se desenvolvendo e não se torne obsoleto!

Aliás, só se torna obsoleto quem quer. Aqueles que querem aderir às novas tecnologias, aumentar seus conhecimentos e se tornar um profissional reconhecido no mercado, pode iniciar seu processo de inovação sozinho e gratuitamente.

Preparei uma aula gratuita sobre Técnicas e Ferramentas de Coaching PNL, esse é o momento certo para o seu desenvolvimento como líder e para acompanhar as inovações. Assista:

Aula Gratuita de Coaching PNL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *