Tudo o que você deveria saber para fazer Apresentações de Alto Impacto

Tempo de leitura: 12 minutos

Já imaginou como seria incrível ter uma plateia vidrada em tudo o que você fala?

Não seria fantástico fazer apresentações de impacto e transformar a vida de centenas de pessoas e se tornar um orador renomado?

Isso tudo é possível!

Você pode ser alguém com muitos conhecimentos, mas se não souber como comunicar isso, simplesmente não conseguirá atrair a atenção das pessoas e conquistá-las.

Perder o medo de falar em público e dominar a arte da oratória é o sonho de muitas pessoas, mas também um grande e temido desafio.

Uma excelente oratória transforma a forma como a sua mensagem chega ao público, impacta quem está assistindo, torna a sua apresentação memorável, inesquecível.

Consequentemente, você começa a ser enxergado como uma referência no assunto, abrindo grandes possibilidades para a vida profissional e financeira.

Portanto, se você faz parte do grupo de pessoas que deseja urgentemente aprender a como controlar o nervosismo.

Além disso, usar corretamente a entonação de voz, saber gesticular, ter uma postura adequada e fazer apresentações que se destaquem pela elegância e maestria, continue lendo, pois darei dicas que vão mudar a sua vida.

Com as técnicas certas, você se tornará um orador de sucesso. E as dicas mais seletas, vou te mostrar nesse artigo!

trabalhe para você

Planejar e Realizar Palestras, Discursos e Apresentações de Impacto

Uma apresentação de alto impacto não quer dizer que ela seja super elaborada e cheia de elementos.

Na verdade, ela é simples, clara e objetiva, e o orador consegue captar a atenção do seu público e cativá-lo porque mostra domínio pelo assunto e apresenta isso com maestria.

Planejar e realizar uma apresentação que impacte a plateia exige uma atenção cuidadosa do início do seu planejamento até a conclusão da apresentação.

Da Introdução a Conclusão – As partes da apresentações de impacto

O primeiro passo para uma apresentação memorável é a definição do tema da apresentação. É muito importante que seja clara a mensagem central que você deseja entregar para o público.

Por mais que seja uma temática onde já se tenha experiência, é imprescindível que você estude o tema de maneira aprofundada, que conheça as diferentes visões existentes sobre ele, e que consiga se sentir seguro para apresentá-lo, mostrando propriedade no assunto.

Busque por conteúdos na internet, leia livros, veja filmes se necessário, mas enriqueça a sua experiência sobre o que você vai falar.

Em seguida, é necessário a elaboração de um bom planejamento, onde se organize a apresentação com introdução, desenvolvimento e conclusão.

É importante definir quais pontos sobre esse assunto não podem ficar de fora, quais precisam ser reforçados e em quais cabem comparações com acontecimentos da atualidade ou da vida/ profissão da audiência.

apresentações de impacto

Programação do tempo x Conteúdo

A programação do conteúdo a ser apresentado precisa corresponder com o tempo de apresentação. Uma apresentação muito longa para um período de tempo curto, geralmente provoca tensão, já que você pode perder o controle desse tempo.

Se organize de forma que o assunto possa ser apresentado com calma e ainda, que nesse espaço de tempo caibam algumas interações com a plateia, pois isso aumenta a interatividade e mantém o público atraído.

É interessante utilizar mapas mentais como uma ferramenta de planejamento e organização.

Falar em Público com Segurança e Elegância

Uma pessoa que demonstra segurança ao falar sobre qualquer assunto e ainda consegue ser elegante enquanto faz isso, é uma pessoa que atrai olhares, que chama a atenção, que se destaca.

É nessa imagem que você precisa trabalhar, caso queira fazer apresentações impactantes e memoráveis.

Para isso, é importante trabalhar a voz, a postura, o olhar, a expressividade e a forma de se colocar diante do público.

Como cuidar da Voz e Falar Melhor?

Controlar a velocidade e o tom da voz passa uma sensação de autoconfiança. Respirar profundamente, expirando sempre pelo nariz é uma forma de manter a calma.

Se você se programou com o tempo no momento de planejar, agora não precisa se preocupar com ele.

A respiração correta e a dicção precisam ser trabalhadas para que a comunicação seja limpa, bem feita, compreensível.

Além disso, é importante conhecer o público para saber qual tipo de linguagem abordar, se é mais ou menos formal. Mas, lembre-se que não pode parecer forçada, a naturalidade é o caminho da elegância.

Expressividade Corporal e o Olhar para a Plateia

A expressão da voz, a entonação, a clareza ao comunicar, são fatores muito importantes numa apresentação. Mas isso ainda precisa estar aliado a uma boa expressividade corporal.

Uma pessoa tomada pela tensão, ansiedade ou nervosismo tende a revelar isso por meio da sua expressão corporal.

A postura, a movimentação das mãos, o direcionamento do olhar, esse conjunto de expressões também fala com o público e pode demonstrar a sua segurança e a elegância esperada. Assim como pode atrapalhar todo o conteúdo que você tem para mostrar.

Portanto, trabalhar esses pontos para alcançar a autoconfiança e fazer apresentações elegantes, é de fundamental importância.

Uma postura ereta, natural e não forçada, combinada de movimentos sutis das mãos que acompanham momentos mais expressivos da fala, e um olhar sempre direcionado para a plateia, é o ideal.

Como Superar o Medo?

Bom, como já sabemos, o medo é o principal desafio a ser vencido. A grande maioria das pessoas possui medo de falar em público e é isto o que gera tantas dificuldades ao se expressar.

O medo só pode ser vencido por meio da autoconfiança, do domínio total de suas habilidades para oferecer o melhor ao público.

Uma pessoa segura de si, que tem propriedade para abordar um assunto, consegue transparecer isso de forma muito clara.

Assim como alguém despreparado é rapidamente identificado pelo público e facilmente desperta desinteresse.

Feedback do Público

O Feedback é uma ferramenta muito importante para promover melhorias na sua apresentação. Chamamos de feedback a resposta do público, o retorno.

Isso pode ser percebido pelas reações provocadas, pelas interações (se existiram ou não e como foram), pelos comentários, perguntas, críticas, etc.

Tudo o que você conseguir captar da reação do público é interessante para saber quais são os pontos altos da apresentação, quais momentos talvez precisem de uma reconfiguração, quais pontos do tema merecem ser abordados de forma mais focada, e assim por diante.

Essa experiência de sentir os desejos do público e aprimorar o trabalho com base nisso, é uma excelente maneira de amadurecer as suas apresentações.

Influenciar qualquer tipo de plateia com suas Apresentações de Impacto

Um bom orador fala para qualquer público com a mesma propriedade e transparecendo a mesma segurança. Influenciar pessoas dos mais diferentes tipos parece ser um grande desafio, mas é possível se você tiver a preparação adequada.

Identificar quem é a plateia

A identificação do público de cada apresentação exige atenção. Quem são essas pessoas? Porque elas estão ali? Qual o estilo de vida delas? Quais os seus interesses profissionais?

Dados como estes te permitem entregar ao público as soluções que ele está buscando, seja pessoal ou profissionalmente. E um público que tem as suas expectativas atendidas, é facilmente influenciado pelos seus pontos de vista.

Isso auxilia a trabalhar o que chamamos na psicologia de Rapport, criar conexão, criar empatia com o público.

Além disso, um bom conhecimento sobre a plateia, é fundamental para manter a sua atenção. Não é tarefa fácil manter as pessoas atentas, especialmente em apresentações mais longas. Portanto, personalize a apresentação de acordo com quem vai assisti-la.

Causar boa impressão logo no início

E já que estamos falando em prender a atenção do público, a ação de provocar uma boa impressão logo no início da apresentação, faz muita diferença.

Aquele velho ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica” realmente faz sentido. Ela não precisa ser exatamente o ponto alto da apresentação.

Mas é fundamental que atraia a atenção, que engaje as pessoas e convença de que o que está por vir realmente faz sentido e vale a pena para elas.

Objetividade na comunicação

A objetividade é facilmente identificada pela relevância das informações transmitidas, a clareza como são abordadas e a facilidade em ir direto ao ponto.

Conseguir manter a objetividade durante toda a apresentação exige aquele conhecimento amplo e profundo sobre a temática que já citamos lá no início do post.

No momento da formulação e estruturação da apresentação, o tema deve ser distribuído pensando em como torná-lo compreensível.

A linha de raciocínio utilizada para o entendimento do público deve ser pensada avaliando se aquele tipo de público consegue compreender com clareza a informação com este grau de objetividade que está sendo apresentada.

Quanto mais objetiva a apresentação, melhor será compreendida a mensagem dela. Simples assim.

Fazer uma excelente conclusão

A conclusão é a chave de ouro da apresentação. Você pode abordar um tema de maneira excelente, mas se não conseguir fazer um bom desfecho, numa visão geral, a apresentação será prejudicada.

A conclusão é quando tudo o que foi dito realmente faz sentido para quem ouve. Nesse momento, reflexões, frases de efeito, mensagens motivadoras sobre como aquele conhecimento pode ajudar.

Essas são formas de provocar o reconhecimento de o tempo ali dedicado realmente valeu a pena e trouxe soluções.

Capriche na elaboração dessa conclusão. Ressalte os pontos altos do tema abordado e evidencie a sua conexão com o público.

Dicas importantes para preparar suas apresentações

  • Tenha um ritmo;
  • Seja espontâneo e sorridente;
  • Ensaie sua apresentação quantas vezes for possível;
  • Seja você mesmo, fale sobre aquilo que acredita;
  • Lembre-se da respiração, caso sinta tensão, retome sua atenção;
  • Permita-se ser vulnerável, não sinta medo de errar;
  • Pratique o autoconhecimento, conheça seu corpo, seu cérebro e seu ritmo e faça o melhor uso de tudo isso;
  • Tenha uma introdução ou uma conclusão impactante, isso conquista a atenção da sua plateia.
apresentações de impacto

Você pode fazer apresentações inesquecíveis!

Apresentações marcantes e inesquecíveis não são feitas de um dia para o outro, elas exigem uma boa experiência, muito conhecimento, e técnicas adequadas para acontecerem.

Estas foram apenas algumas sugestões de como elaborar uma boa apresentação, se atentando aos detalhes, ao reconhecimento do público, a postura adequada ao falar, a expressividade, dentre outros detalhes.

Se você trabalha com palestras, mentorias, aulas, cursos, seminários, ou simplesmente, se precisa apresentar projetos e produtos para os clientes.

Mas sente dificuldades em ter segurança para passar uma mensagem clara e eficiente, o ideal é buscar por uma boa preparação.

A preparação de um profissional em oratória passa pelo autoconhecimento, a identificação dos principais desafios pessoais e a criação de estratégias para superá-los.

Para te ajudar a desenvolver sua Oratória de Alto Impacto, preparei o e-book que vai te dar todas as dicas de como falar em público. Veja o vídeo de apresentação:

Esse e-book é para você que quer descobrir como causar impacto e transformar a vida dos seus espectadores. Que quer fazer apresentações memoráveis e ser reconhecido como um orador incrível.

Então se você quer garantir sua cópia do e-book, clique no botão abaixo e garanta o seu:

Além de tudo isso que já te falei… Ter uma boa base metodológica para a criação de apresentações objetivas, simples, bonitas e atrativas, contribui significativamente para a forma como o conteúdo é transmitido ao seu público.

Hoje em dia, com a alta competitividade do mercado, profissionais que tem o domínio da oratória e se comunicam com naturalidade e autoridade, tendem a se destacar e ocupar as melhores posições.

Portanto, se esse é o seu objetivo, então chegou o momento de transformar as suas apresentações, utilizando todo o potencial que mora dentro de você.

Impacte as pessoas com as suas apresentações, solucione problemas e crie memórias valorosas a partir disso. Você é capaz de se tornar o profissional dos seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *