Como funciona o Coaching Executivo?

Tempo de leitura: 4 minutos

Já parou para pensar como funciona o Coaching Executivo?

É importante destacar que a metodologia visa despertar a excelência de profissionais que estão ocupando cargos que exigem tomadas de decisão.

Entenda os princípios do Coaching Executivo:

Com o intuito de manter uma elevada competitividade muitas empresas se empenham em buscar junto ao mercado os melhores profissionais.

Por isso saber como funciona o Coaching Executivo e como ele pode contribuir com o seu desempenho de líder é fundamental.

As empresas acabam dando ênfase aos profissionais que possuem determinadas características marcantes. Por exemplo, a resiliência, capacidade de tomar decisões e até mesmo foco em resultados.

Muitas pessoas já nascem com tais habilidades de liderança. Mas outras precisam dedicar mais nesse aprimoramento e desenvolvimento ao longo de sua carreira.

E a melhor forma de potencializar o processo e maximizar seus resultados é considerar as premissas que são aplicadas no Coaching Executivo.

Quer se aprofundar mais nesse assunto?

Então continue acompanhando o conteúdo deste artigo:

 

Como funciona o Coaching Executivo?

O Coaching Executivo recorre a algumas metodologias, técnicas e ferramentas que visam despertar novas habilidades dos executivos.

Todo esse processo agrega ao profissional entendimento visando prepará-lo para realizar suas tarefas no seu mercado de atuação.

Na verdade, o trabalho de um coaching é aplicado com base em metas que sejam relacionadas à empresa e ao funcionário.

É fundamental que tanto os valores, como a missão da organização, estejam aliados aos anseios do profissional que será assessorado.

Dessa maneira, as habilidades desenvolvidas ao longo de todo o processo poderão beneficiar de forma consistente a empresa contratante.

Entendendo os benefícios do Coaching Executivo!

Todo o processo deverá ser amplamente direcionado para diretores, gerentes, gestores e líderes em atividade na empresa.

O principal objetivo é ajudar o desenvolvimento de suas capacidades e competências para agregar benefícios junto à empresa.

Os principais frutos atribuídos ao Coaching Executivo são a elevação da produtividade e o aumento relacionado à satisfação profissional.

Parecido com os demais tipos de coaching, também é de suma importância procurar meios de identificar as metas e objetivos.

Por se tratar de uma área mais voltada para empresas, é necessário dedicar esforços na identificação da missão e valores da corporação.

O Coaching Executivo visa a transformação do empresário em um líder muito mais eficiente.

Este que consegue ampliar sua capacidade de lidar com situações de estresse e administrar eventuais mudanças.

 

Veja abaixo os principais objetivos do Coaching Executivo:

  • Desenvolver sua inteligência emocional;
  • Reduzir crenças de caráter limitante;
  • Aprimorar a comunicação, bem como o foco, flexibilidade, produtividade e até mesmo o relacionamento interpessoal;
  • Elevar a autoestima, autoconhecimento e também a criatividade;
  • Agregar excelência na capacidade de liderança, bem como trabalhar em equipe e resolver questões com mais rapidez e diligência.

Vale ainda salientar que depois do processo de coaching, o executivo poderá se sentir muito mais preparado para realizar mudanças substanciais em sua equipe e no ambiente de trabalho.

O Coaching Executivo e a busca cada vez maior por parte de executivos e empresas!

O Coaching Executivo está se tornando algo cada vez mais recorrente no ambiente corporativo.
Principalmente quando o assunto é identificar profissionais cada vez mais bem preparados para alcançar os resultados almejados.

Os profissionais de alto escalão tem como percepção que é ideal que sua empresa os encaminhasse para vivenciar um processo de coaching.

E isso não se trata apenas de um dado qualquer.

Tal descoberta foi identificada por meio de uma importante pesquisa aplicada pelo Centro de Desenvolvimento de Liderança e Pesquisa da Escola de Negócios da Universidade de Stanford.

Na pesquisa foram feitas entrevistas com cerca de 200 CEOs. Quase dois terços desse montante não chegaram a receber treinamentos ou qualquer tipo de conselho ou consultoria.

Quase todos os entrevistados manifestaram o desejo de receber um apoio por parte das empresas onde atuam.

Agora que você já sabe como funciona o Coaching Executivo e como esse processo pode ser fundamental para o seu crescimento profissional e o da sua empresa, não há porque deixar esse projeto para depois.

 

Saiba mais sobre Coaching Executivo!

Eu, Alexandre Fortes, sou Coach Executivo e posso te ajudar nessa importante tarefa. Conheça mais sobre meus serviços e como posso te auxiliar neste processo de empoderamento profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *