Como liderar uma equipe para resultados extraordinários?

Tempo de leitura: 4 minutos

O sonho de qualquer líder é que seus liderados alcancem resultados extraordinários. Para isso existe uma série de fatores que devem ser levados em consideração.

Neste texto você vai ver as 4 etapas principais para você ser um excelente líder que consiga levar uma equipe para resultados extraordinários.

Lembrando que extraordinário basicamente é algo que vai muito além do que é comum ou habitual. Portanto, se você quer ter resultados ordinários ou dentro do padrão, esse texto não é para você.

Comprometimento

A base principal para você ter uma equipe de resultados extraordinários é você ter metas muito bem definidas. Elas são importantes, pois se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve.

Portanto você precisa estabelecer metas para sua equipe até porque só assim você vai poder ter dimensão se os resultados obtidos são fantásticos ou não.

Existem algumas perguntas que precisam ser respondidas para que você possa criar metas para sua equipe:

  • Para onde queremos ir?
  • Onde estamos agora?
  • Para quais caminhos podemos ir?
  • Qual é o melhor desses caminhos?
  • O que precisaremos fazer para chegar até lá?

Quando você tem todas essas questões respondidas, você já tem uma rota a seguir, pois é a partir dessas informações que você irá criar as metas da sua equipe.

É importante que elas sejam criadas em conjunto com os seus liderados, pois assim você vai demonstrar que confia no trabalho deles.

Os seus funcionários devem ser protagonistas da sua empresa e não meros coadjuvantes.
Direcionamento

Uma vez que você já definiu as suas metas, é importante que você delimite prazos e indicadores para essas metas.

Você só pode considerar que tem uma meta estipulada se ela possui indicadores que podem provar se ela foi concretizada ou não. Ela precisa ter prazo e acima de tudo forma concreta de medi-la.

Por exemplo, aumentar o lucro da empresa não é uma meta. Pois apesar de você ter a possibilidade de analisar o resultado você não tem um caminho a seguir.

Se você aumentar o lucro em 1% alcançou a meta. Mas isso seria um bom resultado para você? Creio que não.

Agora se você estipular um aumento de 30% no lucro da sua empresa você estará com uma meta definida.

É importante que uma meta seja desafiadora, porém não seja irreal. Se ela for muito fácil às pessoas não vão se sentir motivadas a cumpri-la.

Se elas forem vistas como algo muito difícil de ser alcançado é provável que as pessoas sintam uma frustração ao ver que não conseguirão cumpri-la.

Acompanhamento

De nada adianta você estipular metas se você não fizer o acompanhamento com sua equipe. Se você fizer isso é provável que as metas que você estipulou sejam apenas objeto de decoração.

Tão importante quanto o comprometimento e direcionamento é o acompanhamento.

Se você quer faturar 30% a mais do que ano passado, você sabe quanto precisa ganhar por mês para alcançar esse objetivo. Também tem conhecimento sobre o valor conseguido no ano anterior.

Isso significa que você tem todas as informações necessárias para dizer se está no caminho certo ou não. Então você precisa e deve acompanhar de perto as métricas.

Também é seu papel dar feedback aos colaboradores. Sejam eles positivos ou negativos, eles precisam ser dados.

Quanto mais feedback você der, mais conhecimento sobre o que você quer terão seus funcionários. Além disso, eles terão assim uma oportunidade de melhorar.

Se o feedback for positivo eles se sentirão ainda mais motivados. Todo ser humano gosta de ser elogiado, mas é claro que esse elogio precisa ser verídico.

Desenvolvimento

Quando você faz um acompanhamento eficiente você passa a saber quais são os pontos de melhorias e quais as necessidades da sua equipe e da sua empresa.

É na fase do desenvolvimento que você vai desenvolver as competências necessárias para alcançar o seu objetivo.

Tanto você como sua empresa precisam evoluir. E acima de tudo precisam colocar em prática tudo o que foi pensado nas fases anteriores.

É durante o desenvolvimento que você vai ver quais são realmente os pontos fortes da sua equipe e também o que precisa ser melhorado.

As suas metas não irão valer nada se ficarem apenas no papel. Se você observar a maioria das pessoas escreve metas e objetivos na virada do ano.

Normalmente são coisas como: “vou emagrecer”, “vou me dedicar mais a família” ou então aquele tradicional “ nesse ano eu paro de fumar”.

Agora eu te pergunto: quantas dessas metas são concretizadas? A resposta é pouquíssimas.

Primeiro porque elas são, em sua maioria, muito genéricas. E segundo que as pessoas acabam se esquecendo ou não focando no desempenho para ter o resultado desejado.

E como consequência falham em seus objetivos.

Se você deseja liderar uma equipe para resultados extraordinários esses são os 4 principais passos que você precisará seguir.

Então eu te pergunto, você tem metas estipuladas para sua empresa ou para sua equipe? Compartilhe sua resposta nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *