Como manter o foco, medir e responsabilizar

Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje vamos falar sobre alguns dos fatores mais importantes de gerentes e líderes de sucesso. Vamos falar sobre como você será um líder focado, vai medir os resultados e responsabilizar as pessoas que trabalham com você. No último texto você aprendeu sobre o que é Rapport e como praticá-lo em suas conversas.

Então agora, além de boas conversas, agora você precisa se concentrar em resultados com a sua equipe. É a hora de fazer acontecer! Existem três elementos da estratégia de execução que todo gestor, todo líder focado precisa tê-los na ponta da língua. É preciso ter habilidade para desenvolvê-los, e estes vão levar você para o nível de excelência.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o foco, você precisará todos os dias ter foco e saber quais são as prioridades. Mas, saiba que será impossível você fazer absolutamente tudo o que cair na sua mesa! Com isso você terá que priorizar, e a mesma coisa acontecerá com sua equipe, onde você coordenará com ela quais são as prioridades. Então, irei ajudá-lo a descobrir o que é prioridade.

Embora ter foco seja muito importante, você precisará ter seus indicadores. Ou seja, a forma que você medirá resultados. Você só obtém o que você mede e acompanha. Se você não estiver medindo o desenvolvimento do resultado, você pode ser surpreendido mais para frente.

Além disso, você precisa saber quem é o responsável, ou seja, quem fará o trabalho de ser responsável por cada etapa do processo. Supondo que sua equipe tenha 10 pessoas, você precisa saber o que cada uma delas fazem dentro dos processos do seu setor, ou da sua empresa. Esse é o grande segredo dos líderes.

Líderes focados em execução dominam processos, pessoas, sabem quais são as prioridades e sabem medir!

Você já ouviu falar na ferramenta “GUT”?

Nada mais é do que uma forma de combinar a gravidade, a urgência e a tendência de um problema, para priorizá-lo. Por exemplo, supondo que você tenha diversos problemas para resolver. Separe-os, e faça uma avaliação dos mesmos, sobre três pontos de vista.

Primeiro você avaliará a gravidade dos problemas, com “notas” de 1 à 5, sendo 1 sem gravidade e 5 extremamente grave. Entenda gravidade, sempre com uma relação de prejuízo. De prioridade aquele problema que dará um prejuízo maior.

Logo após, a próxima etapa refere-se a urgência. Como a palavra em si é auto explicativa, você estabelecerá uma nota alta ao que precisa de uma ação imediata e uma nota baixa para o que pode esperar. Estabeleça dias, quando for utilizar este método, o que precisa de urgência, faça agora mesmo, e o que não precisa estabeleça um prazo.

Por fim, deve-se avaliar a tendência, pergunte para si mesmo o que acontecerá se você não lidar com o problema agora. Alguns problemas irão piorar rapidamente, ou então nada irá mudar. Avalie de acordo com a piora de cada um dos problemas que aparecerem.

Desse modo, você terá três notas em cada item de problema, basta você soma-las, e a maior, será a prioridade. Utilizando esta ferramenta em alguns minutos você terá a resposta do que fazer agora, ou em alguns dias.

Um líder focado precisa se organizar!

Assim sendo, vou apresentar para você um ciclo chamado PDCA. Este ciclo é um conjunto de 4 etapas que consiste em planejar, fazer, checar e agir. Antes de mais nada, localize os problemas e estabeleça planos de ação. Então, coloque as pessoas responsáveis para pôr em prática o que foi planejado. Em seguida verifique se atingiram a meta, e acompanhe os indicadores.

Uma vez acompanhado, aja de uma maneira corretiva, caso algo tenha saído do planejado. Padronize e treine o restante da equipe. Este pode ser um ciclo planejado todos os dias, semanalmente ou mensalmente.

Para finalizar, saiba que esta é uma etapa que você começa a perceber que além de ter boas conversas você precisa ser um líder focado em resultados. Separe uma semana e comece colocando em prática o que você aprendeu hoje!

Com o intuito de auxiliá-lo a melhorar a cada dia como líder, preparei o curso Objetivos e Metas para Líderes. Nele você descobrirá ainda mais formas de como se tornar um líder de sucesso e definir seus propósitos de forma muito mais clara!

Essa é sua chance de se aprofundar no assunto e se tornar um líder estratégico e que alcança grandes resultados. Clique no botão abaixo!

Quero definir metas de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *