Como prestar consultoria por um valor premium e encher a agenda?

Tempo de leitura: 12 minutos

Já imaginou como seria ótimo prestar consultoria por um valor premium e encher sua agenda sempre que oferecesse seu serviço?

Não seria fantástico ter clientes todos os dias implorando para você ajudá-los a melhorar seus negócios?

Se você já se imaginou atuando como um Consultor, Coach ou Palestrante, então saiba que esse é o momento propício para começar a construir a sua carreira.

Essas são profissões que estão muito valorizadas e se você tem talento para trilhar esse caminho, vale a pena investir o seu tempo para aprender a como criar um negócio de sucesso.

Eu tenho certeza de que, se você está aqui, é porque já teve esse insight, já conseguiu perceber que a consultoria é algo que pode te fazer aproveitar seus dons e talentos e ainda, alavancar a sua vida financeira.

Vou te dar o passo a passo necessário para você se tornar um profissional altamente requisitado.

Use os links abaixo para navegar neste guia (não abrirá novas páginas):

como prestar consultoria

A história de como eu fui do zero a 4.000 sessões de coaching e 25.000 pessoas treinadas

Aos 35 anos, resolvi que não queria mais trabalhar para uma empresa.
Entendi que seria fundamental para minha história poder compartilhar minhas experiências e conhecimentos com outras pessoas.

Foi quando fundei em 2005 minha empresa – a Alfafox. Totalmente focada no desenvolvimento comportamental de profissionais, e principalmente líderes.

Antes de mais nada, observei outras empresas do mercado, trabalhei em projetos praticamente de graça.

Eu já percorri esse caminho e posso te garantir que o começo não vai ser fácil.

Existem muitos pontos que precisam ser trabalhados. As estratégias que irão definir a sua atuação e dar base para o seu sucesso serão concebidas agora.

Também errei muito.

Nunca vou esquecer dos primeiros clientes que visitei e da primeira pergunta que todos faziam:

“Onde você já realizou algum treinamento ou projeto de coaching”?

Então, imagine a situação! Sem referências e sem experiência no ramo, foram dias de muito aprendizado e superação.

Para facilitar a sua jornada, resolvi criar um guia que possa ajudar você ou qualquer pessoa que almeja iniciar uma carreira de consultoria, a conseguir visualizar o seu negócio e dar os primeiros passos com a confiança e a segurança necessárias.

Isso sem precisar ter uma vasta experiência, sem mesmo ter referências. Vou te ensinar a sair do zero e ser reconhecido no mercado.

Então, a partir de agora, você começará a entender onde deve dedicar a sua atenção e qual é o caminho a percorrer para tornar realidade o seu sonho de ser um consultor.

Abra a sua mente para todo o aprendizado que está disponível para você e aproveite essa experiência, pois garanto que será recompensadora.

Você está pronto para construir uma carreira de sucesso?

Primeiramente, quero deixar bem claro que, não existe uma fórmula pronta para a construção de uma carreira de sucesso na consultoria.

Se é isso o que você está procurando, então é melhor parar por aqui.

A primeira coisa que você precisa ter clara é que esse é um caminho só seu. Essa é uma carreira que vai te permitir usar aquilo que você tem de melhor e isso a fará única.

Em segundo lugar, preciso dizer que esse não é um caminho linear e que erros podem acontecer.

Mas, isso não pode ser motivo para você desistir. Afinal, só vai conseguir êxito, aquele que aprender com os erros cometidos no percurso.

A maioria das pessoas desiste no primeiro erro, e é justamente por isso que existem tão poucas empresas na área de consultoria, coaching e treinamentos, que podemos considerar realmente bem-sucedidas.

Bem, se depois de ler isso, você segue confiante do seu objetivo, então o primeiro passo já está dado. Agora, iremos partir para reflexões necessárias e importantíssimas sobre como prestar consultoria.

A intenção é que você consiga organizar os seus pensamentos, os seus sentimentos e os seus planos, de forma a direcionar as suas ações.

Ou seja, esses questionamentos te darão um norte para compreender como o seu negócio vai funcionar e de que forma você deve agir.

como prestar consultoria

Em que fase da carreira você se encontra?

A sua carreira profissional vai passar por diferentes fases. Aqui, vou falar um pouco sobre as principais delas e explicar alguns pontos importantes de cada uma.

Isso te ajudará a identificar em qual fase você se encontra nesse momento e a compreender o caminho a ser percorrido.

É praticamente como um exercício de autoconhecimento, uma autoanálise.
Eu peço que você se concentre nisso, de forma a voltar toda a sua atenção para essas reflexões.

Tenho certeza de que lá na frente, você sentirá o quanto isso foi importante e fez diferença para que o seu negócio tenha uma base sólida.

A seguir, apresento de forma bem resumida cada uma dessas fases, leia atentamente, de forma que consiga assimilar as características.

FASE 1

É aquele momento em que você ainda não é remunerado pelo que faz, mas já consegue identificar que está realizando tarefas que pertencem a carreira de coach, palestrante ou consultor.

Isso é muito comum de acontecer no ambiente de trabalho. Esse é um momento onde você pode começar a testar as suas habilidades de falar em público ou coordenar reuniões, por exemplo.

FASE 2

Essa é a fase onde você já tem algum reconhecimento pelo que faz, pessoas te convidam para fazer palestras, por exemplo, mesmo que você não receba nada por isso.

É um momento onde suas habilidades e capacidades estão sendo reveladas. Pode ser também, que você comece a receber por esse trabalho.

Nos dois casos, é uma oportunidade de você testar, definir estratégias, criar o seu próprio método, entender o seu campo de atuação e identificar o valor do que você está propondo, ou seja, definir preços.

FASE 3

Aqui, o seu negócio já está funcionando e você já tem uma agenda de trabalho ativa. É um momento onde o seu mindset, seus conceitos e objetivos precisam estar ajustados e muito claros.

É onde você já sabe do seu valor e consegue mostrar isso aos seus clientes. Então, o desafio é manter o seu negócio funcionando e melhorando a cada dia.

Em cada uma dessas fases, você pode realizar exercícios e tarefas que te ajudem a desenvolver as suas habilidades, compreender a sua ideia de negócio e construir estratégias.

O que você precisa é entender em qual fase se encontra e explorar o que ela pode te oferecer.

Se você está na primeira fase, por exemplo, pode criar apresentações em slide, fazer discursos nas reuniões de família, treinar pessoas da sua equipe de trabalho, dentre outras ações.

O ideal é que você consiga aprender o máximo possível com cada uma dessas etapas.

como prestar consultoria

A importância da preparação técnica

Chegar ao sucesso exige muita preparação. Quando falamos em técnica, estamos falando de conhecimentos técnicos específicos que você precisará adquirir e aperfeiçoar para se destacar na sua carreira de consultoria.

O seu primeiro e grande desafio aqui é entender o que você pretende fazer sendo um Coach, um consultor ou um palestrante.

Algumas pessoas podem levar anos para descobrir isso e ao longo do percurso, podem mudar de ideia várias vezes. Por isso, não hesite em se questionar e analisar seu propósito pessoal.

É importantíssimo dedicar um tempo para pensar no seu desenvolvimento técnico, isso te ajudará fazer escolhas corretas.

Ou seja, se você sabe onde pretende atuar, sabe quais habilidades técnicas já possui, então é fácil desenhar o caminho a ser percorrido.

Se você já tem uma formação, é legal pensar em como você pode se especializar. Se tem experiência com gestão de pessoas, por exemplo, pode investir em aprendizagem para se tornar um coach executivo.

Com isso, você determinará onde investirá o seu tempo de cursos, especializações, leituras e estudos em geral. Não se engane, você precisa estudar e manter-se atualizado para ser um bom consultor.

Além disso, é preciso deixar claro que você estará a frente de um negócio e para que ele seja bem-sucedido, será imprescindível aprender sobre o seu funcionamento.

Cursos na área de empreendedorismo e negócios, serão indispensáveis. E lembre-se, não apenas para área gerencial, mas para finanças, marketing, dentre outros setores que uma empresa contempla.

Uma dica importante é tentar entender quais são os seus pontos fortes, isso vai ajudar a entender o que você precisa buscar de conhecimento, o que precisa ser trabalhado, onde é necessário evoluir, dentre outras necessidades.

Aqui, sugiro a criação de um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe, pois no final desse texto, eu tenho um material especial pra te ajudar a tornar o seu processo mais simples.

Como prestar consultoria

Preparação psicológica – acredite, você vai precisar!

Para ser um profissional de sucesso, reconhecido e valorizado, você não precisa apenas de preparação técnica.

Ela é essencial, mas é preciso considerar que é algo muito mais intenso e que exige empenho de todo o seu ser.

Quando você é empreendedor, torna-se imprescindível, aprender a conciliar a sua vida pessoal com o trabalho, de forma que ambos os setores sejam beneficiados e prósperos.

Quando você não consegue fazer essa conciliação, muito dificilmente conseguirá transparecer uma imagem de segurança, confiança e positividade, algo que é fundamental para um consultor, um coach ou um palestrante.

Não dá pra prestar consultoria sem preparação psicológica.
Como já falei anteriormente, é muito importante que você consiga ver o seu trabalho como um propósito.

Somente assim, as suas habilidades florescerão com naturalidade e você poderá construir uma imagem que forneça confiança às pessoas ou quem sabe até mesmo, ser uma inspiração para elas.

Fazer do seu trabalho um propósito é mais um desafio que você terá que encarar.

Mas, é claro que, se você já tem habilidades que te fazem pensar na consultoria como uma profissão, então já tem meio caminho andado.

Dedique-se a isso, pois vai fazer toda a diferença.

Construindo um negócio na era da internet

Estamos na era da informação, onde a internet faz a grande diferença no desenvolvimento de qualquer negócio. Portanto, se você tem a intenção de empreender nesse momento, vai precisar se adequar ao mundo digital.

Para que isso seja possível, será necessário a criação de uma estratégia, ou seja, você precisa fazer um bom planejamento, colocar o seu negócio no papel e entender como precisa se posicionar online para criar autoridade no seu segmento e, principalmente, como realizar as suas vendas por canais virtuais.

Aqui, você vai precisar entender e mostrar com exatidão o que é que você vende, conhecer quem é o seu público-alvo, compreender como a sua empresa quer se posicionar e quais sãos as melhores formas de comunicar o seu produto ou serviço, para conquistar novos clientes.

Isso é apenas uma base do que você precisa fazer para atuar por meio da internet.

O marketing é uma ferramenta onde você precisa dedicar uma grande atenção, afinal é a imagem do seu negócio e com uma boa divulgação, com certeza, você conseguirá fechar muitas vendas.

Se você quer realmente se tornar um consultor, um Coach ou um Palestrante, precisará aparecer nas redes sociais, apresentar um bom material ao seu público e mostrar a qualidade do seu trabalho.

como prestar consultoria

Você está preparado para esse desafio?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que existem muitos pontos a serem trabalhados e que prestar consultoria é algo que exige preparação e responsabilidade tanto pessoal quanto profissional.

O que eu trouxe para você foi uma versão resumida do grande desafio que você tem pela frente. Questões que você não tem como fugir e que quando bem atendidas, vão impulsionar o seu negócio em direção ao sucesso.

Agora é o momento de você colocar a sua atenção nisso. A resposta para a pergunta “Como prestar consultoria?”

Vai lhe render muitas horas de estudo, planejamento e dedicação.

Mas, a boa notícia é que você não está sozinho nessa. Seria muito mais difícil, se tivesse que aprender tudo por conta própria, sem um direcionamento, um norte, sem a experiência de quem já trilhou esse caminho.

“O Desafio do Consultor” é um material que vai te fornecer a análise completa do seu momento atual, direcionamento para a sua preparação técnica e psicológica. Além de te mostrar o que você precisa aprender para atuar no mercado digital.

O Download é totalmente gratuito. Clique no botão abaixo para receber em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *