Como promover a conexão da operação com a estrutura estratégica da empresa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Um dos grandes problemas nas empresas é a falta de conexão entre a operação e a estratégia. Ocorre que há uma linha muito tênue entre o fracasso e o sucesso, é a decisão do líder que vai guiar a empresa para um desses dois caminhos.

A falta de harmonia e a discrepância de ações, resultam na dificuldade de transformar os objetivos e metas em um projeto a médio e longo prazo. Assim, interrompe o ciclo de crescimento da organização, já que se torna uma ação muito pontual e vaga diante dos maiores propósitos.

O líder tem como função guiar sua equipe rumo a uma jornada efetiva de conquista de metas. Mas isso só vai acontecer quando for possível equilibrar a estratégia e a operação, orientando-os para a ação conjunta.

A ação do líder é primordial!

Uma equipe não é nada sem uma liderança. Quem coordena todas as atividades de uma empresa ou um setor precisa estar preparado para encarar grandes desafios. Só assume uma liderança verdadeira quem está apto a erguer um time e fazê-los vencer.

Embora pareça uma árdua tarefa, líderes são pessoas motivadas e ambiciosas. Em conjunto com uma grande tarefa, a de elevar os resultados da empresa, ficam ainda mais entusiasmados para fazer acontecer.

Sendo assim, a ação do líder dentro de uma equipe é primordial para promover a conexão da operação com a estrutura estratégica da empresa. Ou seja, o que se define com objetivos e metas, se transforma em ação duradoura e especificamente direcionada para o que realmente importa.

O papel do líder sempre será de ter a estratégia clara para si, e conseguir traduzir e desdobrar para cada integrante da sua equipe de maneira objetiva e clara. Entender como funciona esse direcionamento é a primeira etapa para alcançar o sucesso da organização.

Promovendo a conexão da operação com a estrutura estratégica

A  estrutura estratégia está  preocupada com o desenvolvimento de um planejamento de médio a longo prazo, o que define como melhor utilizar os principais recursos da empresa. Assim atua de modo para que haja um alto grau de compatibilidade entre esses recursos e a estratégia corporativa da companhia.

Primeiramente, é preciso compreender que a estratégia é um plano de ação para que a empresa consiga fazer acontecer o que planejou para seu crescimento. Isso ainda significa que diz respeito ao padrão de decisões e ações tomadas pelo líder e que são refletidas nas atividades de seus liderados.

Desta maneira, com a definição de metas e objetivos claros e bem delineados da empresa e, não dos setores específicos, todos os níveis hierárquicos vão trabalhar juntos. De maneira conjunta alcança-se uma melhor efetividade na busca pelos resultados.

Afinal, como promover a conexão da operação com a estrutura estratégica?
  • Realizar uma reunião com todas as lideranças da empresa e delimitar todos os objetivos e as metas necessárias para alcançar o grande propósito;
  • Dividir a força tarefa para que cada setor atue com a suas determinadas funções;
  • Delegar aos líderes a função de motivarem e repassarem a importância fundamental da realização de cada meta preestabelecida;
  • Definir incentivos e bonificações para que haja uma maior efetividade na realização das tarefas;
  • Lembrar diariamente o que precisa ser feito e apresentar o progresso da equipe;
  • Esclarecer a todos os membros de cada setor como será a sua atuação diante do cumprimento de cada meta.

Você pode notar através desses pontos elencados acima, que a efetividade só pode ser alcançada diante do entendimento e clareza do que os funcionários vão se prontificar a fazer.

Isso significa que é de suma importância o diálogo, evidenciando o passo a passo e mostrando que o trabalho duro é um grande meio para a realização das conquistas empresariais.

Desenvolva-se como líder e saiba promover a conexão da operação com a estrutura estratégica!

Assista minha aula gratuita sobre Técnicas e Ferramentas de Coaching PNL, o momento certo para o seu desenvolvimento como líder:

Aula Gratuita de Coaching PNL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *