Como se tornar palestrante?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quer saber como se tornar palestrante, mas ainda não sabe por onde começar? Então, alguns passos são essenciais para você.

1. Sobre o que você quer palestrar?

É muito importante que você tenha claro qual é o tema sobre o qual você quer realizar as suas palestras. Os grandes palestrantes geralmente falam sobre assuntos em que eles têm autoridade, e essa autoridade é ganhada através da experiência.

Portanto, na hora de definir qual será o seu nicho, é importante se questionar sobre as suas próprias experiências de vida, o que elas produziram de aprendizado que também pode ser bom para as outras pessoas?

Ou mesmo, se a sua experiência não lhe oferece algo que possa ser transformado numa palestra, é interessante pensar quais sãos os assuntos com os quais você se identifica, tem facilidade para falar sobre, sente-se à vontade quando conversa sobre eles. Defina os seus temas, quais são os seus objetivos com eles e estruture o seu posicionamento.

O posicionamento é como você encara esse assunto diante das pessoas, precisa ter firmeza, fundamentação, precisa ser convincente.

2. Monte a sua palestra

Definidos os temas, objetivos e o seu posicionamento, então é o momento de montar a sua palestra. Você vai precisar de elementos que te auxiliem a discorrer sobre o seu tema.

Estruture essa palestra com introdução, desenvolvimento e conclusão. Traga conhecimentos de fora para agregar, citações de experts no assunto, trabalhe com mídias digitais como apresentações, vídeos, áudios. Use a sua criatividade para montar algo que realmente tenha um impacto positivo nas pessoas.

3. Trabalhe diariamente a sua autoridade

Para se tornar um palestrante de referência, o que é primordial em uma carreira de sucesso, é importante que você trabalhe diariamente a sua autoridade.

Para fazer isso use as redes sociais, divulgue o seu trabalho, produza conteúdo de qualidade, aproxime-se das pessoas e de potenciais clientes, faça networking com pessoas que possam te abrir espaços para palestras em empresas e outros locais de acordo com a sua abordagem temática.

É de fundamental importância que você se dedique diariamente na construção e principalmente, no mantimento dessa autoridade.

4. Aprimore-se continuamente

Quem trabalha como palestrante precisa estar se aprimorando continuamente, afinal o conhecimento é a sua principal ferramenta de trabalho.

Portanto, esteja sempre atualizado sobre os temas das suas palestras, busque constantemente por novas técnicas e metodologias que possam somar a sua prática e tornar as suas apresentações ainda melhores. Quanto mais conhecimento você agregar, mais aprimorado será o seu trabalho e os resultados, com certeza, tendem a ser cada vez melhores.

Se você quer se tornar um palestrante de sucesso, saiba que eu disponibilizei especialmente para você um Manual gratuito e completo com dicas e exercícios para te ajudar a se transformar em uma pessoa muito mais motivada para fazer acontecer a sua carreira.

Clique abaixo e faça o download deste material incrível que vai te ajudar a agregar conhecimento e impulsionar a sua carreira de palestrante.

Download gratuito do E-book “O Desafio do Consultor”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *