Você sabe como lidar com as críticas?

Tempo de leitura: 4 minutos

Na jornada para ser um grande líder sempre teremos que lidar com críticas. Sejam elas boas ou ruins, é inevitável.

Se irritar ou não saber como agir com os comentários. Mas o fato é, que para continuar se desenvolvendo como um líder profissional, é preciso lidar com todas as críticas recebidas de modo construtivo.

Você sempre irá ouvir críticas

A verdade é que independente do seu esforço para atingir um objetivo, mesmo sendo um líder de sucesso.

Você sempre irá ouvir críticas, pois convivemos com diversos tipos de pessoas e muitas vezes, teremos divergências de opiniões sobre diferentes assuntos.

Não quer dizer que essas críticas sejam motivos para você se irritar ou que desmerecendo o seu trabalho.

Uma vez que você entende que sempre haverá críticas, você deve acostumar-se com elas. Mas não significa se acostumar do jeito que está, ignorá-las ou não parar para refletir sobre.

É preciso filtrar a crítica para entendê-la melhor e saber o motivo pelo qual determinado assunto está sendo abordado através de uma crítica.

Essa sensibilidade faz parte de saber ser um bom líder profissional.

Críticas são importantes

Ao receber uma crítica, é normal se sentir irritado ou chateado. Assim, simplesmente querer ignorar deixando o assunto de lado. Mas não faça isso.

Se você almeja ser um grande líder é preciso entender que críticas são importantes para seu desenvolvimento profissional.

Pois nem sempre encontramos pontos a serem desenvolvidos em nós mesmos e essa é a principal função de uma crítica. Fazer-nos melhorar e crescer.

Uma outra pessoa que nos observa de fora, possui conhecimentos diferentes e uma maneira nova de enxergar as coisas.

Ela poderá perceber pontos que precisamos desenvolver que nós mesmos, assim através de uma crítica, termos a oportunidade de melhorar.

Por isso, esteja aberto às críticas. Saiba que muitas vezes as que mais incomodam são as que mais podem ser verdades.

Filtre todas com sabedoria e procure realmente compreender o que foi apontado.

4 etapas para lidar com as críticas:

1. Conheça-se bem e seja realista.

Procure sempre ampliar seu conhecimento sobre si mesmo. Quando sabemos quem somos, controlamos melhor nossas emoções e também refletimos ao ouvir críticas. Sempre filtrando-as e mudando pontos que pode ser melhorados.

2. Mude e seja responsável.

A crítica é uma oportunidade. Não a ignore, procure mudar de atitude de modo que qualquer problema apontado, seja solucionado com responsabilidade por você.

3. Aceite-se como é e seja maduro.

Se você recebe críticas relacionadas a alguma característica sua, procure reconhecer e se aceitar. Trabalhe em cima desse atributo e não fique irritado com quem disse, nem com você. Seja maduro para aceitar que você pode ser melhor.

4. Esqueça o ego e seja firme.

Para trabalhar uma crítica é preciso deixar de lado o ego e refletir verdadeiramente o que foi dito pelo outro. Ao desenvolvermos essa nossa característica, iremos saber exatamente o motivo pelo qual estamos agindo em cima dela.

Lidar com as críticas fazem um líder de sucesso!

Não existe ninguém que chegou ao sucesso sem ouvir críticas. Essa é uma rotina comum de um líder, por isso saber lidar com comentários negativos é importante.

Quando você recebe uma crítica de forma amigável, você ganha a oportunidade de crescer de forma pessoal e profissional.

Também a admiração e respeito do outro, que passa a admirá-lo por saber ouvir e reconhecer suas opiniões.

Se desenvolver profissionalmente, ganhar admiração e respeito dos demais são características essenciais para se exercer o papel de liderança.

Quando você procura oportunidades para trabalhar essas características, você com certeza se tornará um líder de sucesso.

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