Competências fundamentais para o líder

Tempo de leitura: 6 minutos

No último artigo publicado aqui no blog, expliquei o que é o Pipeline de Liderança, conceito que foi elaborado por Ram Charan. Neste texto, vou dar continuidade ao assunto, abordando as 3 dimensões do Pipeline de Liderança, ou seja, as habilidades para líderes.

Ademais, vamos compreender quais são os principais fatores que devemos estar atentos para as mudanças, já que o pipeline consiste em passagens de níveis. Desde quando você deixa de ser um funcionário, até quando vai crescendo na empresa e assumindo postos ainda maiores de liderança.

Assim, a cada fase serão exigidas mudanças. Isto é, serão necessárias novas habilidades, administrar melhor o tempo, direcionando melhor sua atenção a atividades diferentes. Além de moldar os interesses de trabalho, já que ao subir de nível é preciso concentrar-se as pessoas e não somente seus interesses como profissional.

Para não estender muito no assunto, o foco do texto de hoje serão as habilidades e competências fundamentais para o líder. Nos próximos artigos, você poderá ler sobre as outras duas dimensões. Acompanhe:

Liderança

Um bom líder precisa ter a qualidade de liderança. Esta habilidade é essencial para quem gerencia uma empresa, uma equipe e, inclusive, a si mesmo.

A primeira questão deste tópico é a autoliderança. Isto é, conhecer a si mesmo e alcançar equilíbrio emocional para enfrentar as diferentes situações. É saber gerir uma empresa sempre mantendo firme a responsabilidade com prazos, entrega de resultados.

A segunda questão é o conhecimento da empresa como um todo, tendo noção de como funcionam todos os setores e os processos desempenhados.

A terceira questão é saber ser um líder coach. É ser mais do que alguém que lidera e gerencia uma empresa, mas que se preocupa também com o desenvolvimento e crescimento da equipe que ele coordena.

Persistência e determinação

As duas características são desenvolvidas ao longo da vida. Para um líder de sucesso, é essencial que estejam presentes em sua personalidade.

A pessoa persistente e determinada não fraqueja e nem desiste diante dos problemas. Por mais difícil que seja a situação pela qual está passando, respira fundo e continua, porque ele crê que vai dar certo.

Seja você essa pessoa persistente e determinada. Trace um objetivo e não pare até alcançá-lo. Estas duas qualidades farão de você um líder diferenciado e competente.

Orientação para resultados

É preciso focar nos resultados e trabalhar duro para alcançar o objetivo final. O bom líder deve ter uma visão do futuro ou até mesmo construí-lo, é fundamental ter metas definidas.

Afinal, nenhuma empresa sai do lugar se não tiver quem (líder) e o que (objetivos e metas) para orientá-la rumo aos resultados.

Veja as características de uma meta de sucesso:

1. Tem que ser positiva, focada na resolução do problema e não no problema em si. Reclamar não gera resultados positivos.
2. Precisa ser específica, com prazos e resultados definidos, além de ser detalhada, principalmente quando for delegada para alguém.
3. Deve ser verificável, isto é, deve possuir indicadores de verificação que permitam acompanhar o andamento do processo.
4. Necessita ser relevante e isso deve estar claro não só para você, mas também para a sua equipe para que assim, ela receba o devido valor na hora de ser executada.
5. Se você e a sua equipe entenderem que a meta é importante, vocês estarão dispostos a pagar o preço para atingi-la.
6. Requer um responsável. Alguém que se sinta como um dono e faça o possível para que dê tudo certo, para que os objetivos sejam alcançados.

Quer conhecer as 15 habilidades essenciais para o líder?

Acima você conheceu as três habilidades da dimensão organizacional, ou seja, competências que geram impacto direto no seu negócio. Ainda tem mais 12 habilidades fundamentais para conhecer.

Por isso, vou disponibilizar para que possa baixar meu e-book gratuitamente. Com ele aprenderá quais as competências você precisa desenvolver para ser extremamente valorizado na empresa.

Além de como melhorar sua abordagem em processos, relacionamentos e qualidade no trabalho e dicas para se manter atualizado e altamente empregável no futuro, e o que você precisa fazer agora.

15 Habilidades para Líderes

Quer continuar aprendendo sobre liderança?

Se quer se aprofundar nos estudos de liderança, é fundamental estar preparado para encarar as novas habilidades exigidas pela passagem do pipeline. Isso significa que você precisa adquirir conhecimentos fundamentais para se tornar um grande líder.

No curso Liderando Gente, preparei um método eficaz, rápido e comprovado de como liderar pessoas e gerenciar equipes. O curso possui muito conteúdo prático e ferramentas testadas sobre como fazer acontecer.

Essa é uma chance única de se aprofundar se tornar um grande líder. Para você que leu até aqui o texto, vou te oferecer um desconto único de 60%. Clique no botão abaixo!

Quero ser um grande líder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *