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Boas conversas fazem parte da carreira de um líder. Neste artigo vou te abrir os olhos para que converse com sua equipe, mais vezes e melhor. Gostaria de dar o pontapé inicial encorajando-o a conversar com alguém da sua equipe, ou quem sabe até mais de uma pessoa!
O exercício agora é fazer você perceber que como líder precisa exercitar muito sua comunicação, sua interação com as pessoas que trabalham no dia a dia.
Se você é um bom comunicador com certeza já é um bom líder. Mas agora, darei um direcionamento e começarei definir os principais motivos do porque um líder precisará conversar com sua equipe.
Ademais, falarei como esses momentos de diálogo são importantes para que seu time de liderados mantenha-se envolvidos no trabalho. Vamos começar pelos principais objetivos que você terá nessas conversas.
Apoio
Como você já sabe um bom líder precisa de desafios. Quero agora desafiá-lo a conversar com alguém da sua equipe para dar apoio!
Preste atenção em alguém que está com dificuldades, que não consegue trabalhar sozinho. Então, seu papel será estabelecer a relação e dar apoio, ensinando, encorajando, estabelecendo uma relação de empatia e confiança para que a pessoa consiga cumprir a tarefa que está com dificuldade.
Compartilhar
Agora, encontre alguém para compartilhar. Imagine que você tem uma meta combinada com alguém, e agora tem o compromisso de cumpri com esta meta.
Você como líder deverá convidar alguém para te assessorar e compartilhar essa meta, então a partir desse momento a meta acaba se tornando algo que vocês juntos, precisam entregar ao final do projeto.
O grande segredo dessa conversa é uma conversa de compartilhamento, é conversar com alguém da sua equipe e fazer com que a partir desse momento a meta que era somente sua, a partir de agora começa ser dos dois.
Envolver
Além de compartilhar traga a pessoa como se fosse vender algo e envolva-a nesta nova fase. Envolver é fazer com que a pessoa perceba a importância a responsabilidade que você está transferindo. A expectativa que está tendo da pessoa do comprometimento dela para com o objetivo, é preciso exercitar, pois só a teoria não funciona!
Convide, compartilhe uma meta e envolva a pessoa. Ouça se ela concorda, aceita e compreende o desafio de se tornar responsável. O processo é de aprendizado para que você vá se sentindo mais seguro e mais tranquilo é necessário que essas conversas possuam um objetivo claro.
Empatia
Se coloque no lugar do outro. Uma relação empática é aquela que, quando você está conversando com alguém além de estar prestando atenção você está tentando estar na “pele” da pessoa, sentindo o que ela sente, compreendendo o momento.
Após dar o desafio e envolver, peça para acompanhar a rotina de trabalho, estabeleça um período para gerar o processo de empatia. Perceba com cuidado qual o sentimento da pessoa em relação a você, ao desafio, ajude-a a perceber como você se sente com relação ao desafio.
Estima
Uma vez que você conversou com alguém da sua equipe, melhorar a estima dela e relembrar os bons fatos acaba se tornando uma espécie de trajetória quando você ajuda uma pessoa a criar uma história.
Então, a partir do momento que ela percebe que você estabeleceu uma conversa na rotina do dia a dia. Assim a fez se transformar num profissional totalmente diferente sua estima será elevada. Você será reconhecido como um líder que motiva sua equipe.
Arregace as mangas e coloque a conversação em prática!
Esse é seu desafio agora, encontre uma pessoa, desafie, de apoio, faça com que a pessoa perceba que ela conseguiu.
Se não praticar vai ficar só na teoria, arregace as mangas e coloque em prática!
Recomendo que você tente fazer cada uma das conversas acima. Vai com calma e paciência, assim logo você saberá exatamente como e quando conversar com cada membro da sua equipe.
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