Converse com sua equipe

Tempo de leitura: 4 minutos

Boas conversas fazem parte da carreira de um líder. Neste artigo vou te abrir os olhos para que converse com sua equipe, mais vezes e melhor. Gostaria de dar o pontapé inicial encorajando-o a conversar com alguém da sua equipe, ou quem sabe até mais de uma pessoa!

O exercício agora é fazer você perceber que como líder precisa exercitar muito sua comunicação, sua interação com as pessoas que trabalham no dia a dia.

Se você é um bom comunicador com certeza já é um bom líder. Mas agora, darei um direcionamento e começarei definir os principais motivos do porque um líder precisará conversar com sua equipe.

Ademais, falarei como esses momentos de diálogo são importantes para que seu time de liderados mantenha-se envolvidos no trabalho. Vamos começar pelos principais objetivos que você terá nessas conversas.

Apoio

Como você já sabe um bom líder precisa de desafios. Quero agora desafiá-lo a conversar com alguém da sua equipe para dar apoio!

Preste atenção em alguém que está com dificuldades, que não consegue trabalhar sozinho. Então, seu papel será estabelecer a relação e dar apoio, ensinando, encorajando, estabelecendo uma relação de empatia e confiança para que a pessoa consiga cumprir a tarefa que está com dificuldade.

Compartilhar

Agora, encontre alguém para compartilhar. Imagine que você tem uma meta combinada com alguém, e agora tem o compromisso de cumpri com esta meta.

Você como líder deverá convidar alguém para te assessorar e compartilhar essa meta, então a partir desse momento a meta acaba se tornando algo que vocês juntos, precisam entregar ao final do projeto.

O grande segredo dessa conversa é uma conversa de compartilhamento, é conversar com alguém da sua equipe e fazer com que a partir desse momento a meta que era somente sua, a partir de agora começa ser dos dois.

Envolver

Além de compartilhar traga a pessoa como se fosse vender algo e envolva-a nesta nova fase. Envolver é fazer com que a pessoa perceba a importância a responsabilidade que você está transferindo. A expectativa que está tendo da pessoa do comprometimento dela para com o objetivo, é preciso exercitar, pois só a teoria não funciona!

Convide, compartilhe uma meta e envolva a pessoa. Ouça se ela concorda, aceita e compreende o desafio de se tornar responsável. O processo é de aprendizado para que você vá se sentindo mais seguro e mais tranquilo é necessário que essas conversas possuam um objetivo claro.

Empatia

Se coloque no lugar do outro. Uma relação empática é aquela que, quando você está conversando com alguém além de estar prestando atenção você está tentando estar na “pele” da pessoa, sentindo o que ela sente, compreendendo o momento.

Após dar o desafio e envolver, peça para acompanhar a rotina de trabalho, estabeleça um período para gerar o processo de empatia. Perceba com cuidado qual o sentimento da pessoa em relação a você, ao desafio, ajude-a a perceber como você se sente com relação ao desafio.

Estima

Uma vez que você conversou com alguém da sua equipe, melhorar a estima dela e relembrar os bons fatos acaba se tornando uma espécie de trajetória quando você ajuda uma pessoa a criar uma história.

Então, a partir do momento que ela percebe que você estabeleceu uma conversa na rotina do dia a dia. Assim a fez se transformar num profissional totalmente diferente sua estima será elevada. Você será reconhecido como um líder que motiva sua equipe.

Arregace as mangas e coloque a conversação em prática!

Esse é seu desafio agora, encontre uma pessoa, desafie, de apoio, faça com que a pessoa perceba que ela conseguiu.
Se não praticar vai ficar só na teoria, arregace as mangas e coloque em prática!

Recomendo que você tente fazer cada uma das conversas acima. Vai com calma e paciência, assim logo você saberá exatamente como e quando conversar com cada membro da sua equipe.

Quer ter mais dicas para se tornar um grande líder?

Conheça abaixo meu curso Liderando Gente. Tenha vários elementos para estudar e analisar a fundo como se tornar um líder de sucesso!

Aproveite essa oportunidade. Para você, meu leitor fiel, preparei um desconto de 60% para adquirir seu curso e se aprofundar em liderança. Garanta a oferta no botão abaixo!

Quero ser um grande líder

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *