Crie um clima de compromisso com resultados

Tempo de leitura: 4 minutos

A função de qualquer líder é sempre alcançar conquistas melhores através de sua equipe, mas para isso acontecer é preciso criar um clima de compromisso com resultados.

O segredo dos líderes de sucesso – gerente, diretor ou empresário – é manter e incentivar um ambiente de positividade e possibilidades, permitindo que os membros de sua equipe se sintam mais confortáveis para crescer e trabalhar.

Esse clima trata-se do organizacional. Muito conhecido no âmbito corporativo, mas muitas vezes, seus recursos são pouco explorados a fim de garantir resultados positivos para as empresas.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional trata-se da percepção dos colaboradores de uma empresa em relação ao ambiente de trabalho. Ou seja, é o sentimento que esses membros têm e a maneira como interagem entre si, com as chefias e clientes.

Assim, o sentimento pode ser de satisfação ou insatisfação, tudo vai depender do que acontece dentro do ambiente corporativo. A saber, o clima organizacional influencia diretamente na produtividade e resultados dos indivíduos.

Benefícios do bom clima organizacional

● Autonomia;

● Realização;

● Companheirismo;

● Satisfação com o reconhecimento no trabalho;

● Relacionamento positivo com colegas de trabalho e lideranças.

Como criar um clima de compromisso com resultados?

Antes de tudo, é preciso compreender que o ser humano dá sentido à sua vida por meio do trabalho, desenvolve sua identidade e constrói sua própria história. Se conseguir atingir esses objetivos primordiais, o seu desempenho diário dentro da organização será mais satisfatório e os resultados positivos.

Mas para que o indivíduo de sua equipe sinta-se bem, é preciso ter um clima favorável. Assim, para estimular um clima de compromisso com resultados, é importante fortalecer a comunicação entre a equipe, incentivar o feedback e impulsionar a confiança.

Ademais, para gerir um bom clima é interessante compreender a organização. Isto é, identificar o nível de compreensão que os funcionários têm da função que exercem e analisar se existe orientação com os objetivos da empresa. Num segundo momento, a instituição precisa deve fazer com que o colaborador se sinta participativo nas decisões. Seja através do acompanhamento de processos e discussões ou participando de decisões de lideranças.

Os trabalhadores que têm suas opiniões consideradas e têm liberdade para compartilhar suas percepções e sentimentos, são mais produtivos e geram mais resultados. Assim ocorre porque ativam sua capacidade criativa e de gerenciamento, fortalecendo seus posicionamentos e ideias.

O papel do líder na comunicação assertiva com colaboradores

O líder desempenha um papel importante para criar um clima de compromisso com resultados. Isso pode ser feito através de uma comunicação assertiva e otimista. Visando manter a equipe sempre focada no que realmente importa.

A princípio, o foco do líder é estimular um espaço de oportunidades para o crescimento desses indivíduos. Quando eles se sentem reconhecidos pelos seus líderes, há ainda mais motivação para continuar trabalhando em prol dos resultados da empresa.

Conclusão

Um líder é muito importante, pois este se responsabiliza com a função de estimular e colaborar com um ambiente de trabalho confortável e de confiança.

Para colocar em prática o clima de compromissos com resultados, é preciso mudar a forma com que a empresa vem trabalhando.

Ou seja, se faz necessário reavaliar o modo com o qual conduzem as reuniões, feedbacks e como incentivam a comunicação entre os funcionários.

Outra maneira é reforçar que a organização está aberta a melhorias e a críticas. Buscando quebrar as barreiras e medos dos funcionários.

Entre outros, são muitos detalhes que podem mudar a realidade da sua empresa e fazer a diferença na conquista de resultados. Por isso, recomendo que faça mais leituras e se possível, faça uma atualização e aprenda mais sobre liderança.

Aprenda mais sobre liderança!

Quer ser um líder mais assertivo e conquistar resultados ainda maiores com a sua equipe? Este é o momento certo para você se desenvolver e saber como lidar com gente.

Na aula gratuita que estou disponibilizando no link abaixo, você vai aprender Técnicas e Ferramentas de Coaching PNL. Conteúdos necessários para o seu crescimento como líder.

Assista:
Aula Gratuita de Coaching PNL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *