Como definir seu propósito

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Você por acaso se sente perdido sem nem ao menos saber qual o seu propósito? Não se sinta mal por isso. São muitas as pessoas que têm essas dúvidas sobre o que vão fazer na vida.

Não importa a idade. Sempre tem alguém que tem dúvidas de como se definir seu propósito de vida. E não é para menos, afinal, estamos falando de nosso futuro não é mesmo?

Portanto, não se preocupe. Este artigo vai lhe ajudar a definir seu propósito, com um exercício rápido e prático.

Para fazer esse exercício, siga esses passos simples:

Primeira etapa

definir seu propósito

O primeiro passo é bastante simples. Você deve voltar ao passado e lembrar de um momento muito bom na que você teve na sua vida. Um momento único, que você faria basicamente tudo para vive-lo novamente.

Encontrado o momento, pegue um papel e um lápis e descreva esse momento com riquezas de detalhes. Faça isso com pelo menos 5 momentos que foram únicos para você.

Agora faça exatamente o contrário. Encontre os momentos que você não gostou de viver, e que não iria querer passar novamente por nada.

Tendo feito as duas listas, foque na lista de momentos bons e descubra o que havia em comum entre os 5 momentos. Foque principalmente nos perfis das pessoas que estavam com você em cada momento.

Agora faça o mesmo com os momentos ruins. Mas dessa vez, tente arrancar os tipos de lições que você teve naquele momento que você pode levar como aprendizado nas tuas vidas.

Foque também nos perfis das pessoas que estavam com você nestes momentos. Note aquelas pessoas que não vale a pena ter companhia novamente e afaste-se de pessoas assim.

Resumindo, concentre-se nas lições dos momentos ruins e faça o possível para coloca-las em prática futuramente.

Segunda etapa

definir seu propósito

Agora, faça uma reflexão sobre o que você enxerga para o seu futuro.

No futuro, o que você acredita que fará muitas vezes, e muito bem? Faça uma lista de pelo menos 3 a 5 coisas que você acredita que nasceu para fazer.

Feito isso, agora faça uma lista do que você jamais acredita que fará na sua vida. Faça uma lista de 3 a 5, assim como nas coisas que você se ver fazendo.

Se você quiser parar este exercício por aqui, com certeza você já ganhou muito. Isso por que você já tem uma ideia melhor a respeito do seu propósito.

Mas agora, é hora de fazer um último exercício. E, ao fazer este último exercício, você já terá uma base para definir seu propósito de vida.

Última fase

Agora, imagine que você está morto, e imagine também o que as pessoas estarão falando de você a respeito da sua vida. Pode ser algo estranho de se pensar, mas acredite, isso pode lhe ajudar bastante.

Você pensou em tudo o que as pessoas estariam falando sobre você? Ótimo. Pois agora é hora de voltar para o presente e fazer uma breve reflexão.

Agora, você vai tirar um minuto e criar ou pesquisar uma frase baseada nas suas lembranças do passado, tanto as coisas boas como as ruins. Essa frase também deve ser baseada nas suas pretensões e nas coisas que você não pretende fazer. E mais importante, daquilo que você imaginou as pessoas falando de você.

Agora, você já tem os elementos necessários para escrever a sua primeira versão do seu propósito de vida.

Então, você já está pronto para responder qual o seu propósito de vida. Ou, em outras palavras, a sua missão.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a definir seu propósito. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *