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Há algumas semanas estou falando sobre as mudanças que ocorrem quando um funcionário sobe de nível e é atribuído a um cargo de liderança. No primeiro artigo falei sobre as competências fundamentais para os líderes, no segundo como administrar melhor o seu tempo.
Hoje, vou entrar no assunto sobre a terceira dimensão do Pipeline. Isso envolve o interesse de trabalho, ou seja, o que os líderes consideram importante e para onde direcionam sua energia.
Neste artigo vou dar dicas de como analisar quais aspectos são importantes e como mudar seu foco ao assumir um novo cargo. Continue acompanhando:
Os 3 grandes desafios para o desenvolvimento do líder
O primeiro deles é a falta de delegação, o que acontece é que muitas vezes as empresas são centralizadoras e o CEO, presidentes e diretores têm a cultura dentro da empresa de não delegar. Mas sim, de querer centralizar tudo e querer saber o que está acontecendo nos negócios.
Essa falta de confiança no outro ocorre em função dos valores corporativos estarem inapropriados. Este é um grande problema, pois tira a autonomia dos funcionários e resulta na falta de desenvolvimento da equipe e de si mesmo.
O segundo é que a direção não requer que todos os líderes desenvolvam outros líderes. Afinal, a verdade é que o papel fundamental de um líder é o desenvolvimento de outra pessoa com capacidade de liderança.
Isso não significa que você vai treinar alguém para “roubar” a sua vaga. Mas se você é coordenador ou supervisor, por exemplo, precisa delegar e ensinar os seus liderados, afinal você precisa treinar alguém para que possa ocupar o seu lugar quando você subir mais um nível no pipeline. Isto é, se ninguém puder assumir o seu papel, você não poderá ser promovido.
O terceiro desafio é de que os líderes seniores passam todo o seu tempo preocupados com as questões do presente, sem se preocupar com o futuro dos negócios. Ou seja, não delegam atividades, ocupam-se com tarefas que outros poderiam realizá-las e não cuida das estratégias e do longo prazo da empresa.
Aceite a delegação!
Quando assumir um cargo de liderança, é primordial saber delegar outras pessoas para realizarem as tarefas do cotidiano empresarial. Mas é necessário saber repassar aquelas coisas que você fazia, pois a partir de então você terá outras novas e diversas atividades.
Sei que esse processo de transição é complicado e entendo que apesar de novos gerentes poderem reconhecer racionalmente essa transição, muitos rejeitam psicologicamente. Isso é demonstrado por meio do seu comportamento de pouca delegação.
A delegação é essencial para que você não esgote a sua energia com tarefas que já não lhe dizem mais respeito. Assim, é essencial se desprender do passado e encarar que você precisa delegar suas antigas funções a uma nova pessoa.
Valores profissionais
Quando se tornar líder, será preciso desenvolver seus valores profissionais. No primeiro nível de liderança, você vai obter resultados por meio dos outros, vai comemorar o desenvolvimento dos seus liderados.
Além disso, seu trabalho e métodos serão gerenciais, com o intuito de fazer sua equipe trabalhar da melhor forma possível. É preciso querer o sucesso da sua empresa, ver-se como gestor e trabalhar estrategicamente para desempenhar sua função com excelência.
Essas mudanças ocorrem porque você deixou de ser líder de si, para ser líder de outros. Seja positivo e encare essas mudanças de forma muito boa, afinal você foi promovido!
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