Empresas feitas para vencer!

Tempo de leitura: 5 minutos

O livro “Empresas feitas para vencer de Jim Collins tem como propósito evidenciar porque algumas empresas conquistam o tão sonhado sucesso. Durante toda a obra, documenta suas opiniões através de um estudo sobre o que as boas companhias fazem para dar o salto para a excelência e porque uma grande maioria não o faz.

Ademais, trata dos princípios atemporais do processo de transição de uma boa empresa para uma empresa excelente. Instrui os leitores a como pegar e transformar o simples e trivial em uma organização que produz excelentes e positivas conquistas. Ademais, utilizando para isto a definição de resultados que melhor se adapte.

Por meio do estudo, Collins conseguiu formular um escopo do benchmark de excelência:

● As organizações precisam ter ao menos quinze anos de retorno acumulado de investimento em ações na média ou abaixo do mercado;

● O início de um retorno acumulado pelo menos três vezes superior à média do mercado. Aliás, isso ao longo dos quinze anos subsequentes;

● A empresa teria que demonstrar um padrão de excelência autonômico de sua classe;

● Cada empresa seria equiparada a outras instituições semelhantes que também não tivessem atingido a excelência (ou que a tivessem atingido sem serem capazes de sustentá-la). Isso de modo a determinar o que distinguia as empresas excelentes das demais.

Liderança de sucesso

Empresas feitas para vencer possuem um grande diferencial: um líder de sucesso. No estudo, o autor identificou que existe um tipo exato de liderança necessário para transformar uma empresa boa em uma empresa excelente.

Portanto, ao fim foi identificado um padrão de atitudes dos líderes, e eles foram classificados como “liderança de nível 5”, a mais alta classe em uma hierarquia de capacidades gerenciadas.

Nível 5 – Executivo de nível 5: Institui a construção da excelência duradoura por meio de uma mistura de humildade pessoal e força de vontade baseada no profissionalismo.

Nível 4 – Líder eficaz: Acelera o comprometimento com uma visão clara e forte. Bem como a procura vigorosa dessa visão, incentivando padrões mais altos de desempenho.

Nível 3 – Gerente competente: Compõem os recursos e as pessoas em direção a uma demanda efetiva e eficiente dos objetivos predeterminados.

Nível 2 – Membro colaborador da equipe: Colabora com as capacidades individuais para que sejam atingidos os objetivos da equipe e trabalha de modo eficiente com outras pessoas, num ambiente de grupo.

Nível 1 – Indivíduo altamente capacitado: Exerce cooperações favoráveis através do talento, do conhecimento, das técnicas e dos bons hábitos de trabalho.

Como se tornar um líder nível 5?

Um líder nível 5 é o que tem potencialidades de gestão, combinando com humildade pessoal e um intenso entusiasmo profissional, evitam a fama, conduzem sua ambição em direção a um objetivo muito maior, qual seja construir uma grande empresa.

Esses líderes podem dirigir diferentes empresas em diferentes mercados, mas sintetizam o mesmo conjunto básico de qualidades:

– Indicam os sucessores do seu sucesso. Bons líderes planejam tudo, escolhem a dedo quem vai pertencer à geração seguinte e vai suceder o seu sucesso. Afinal, um líder nível 5 deve se preocupar com incumbir alguém de competência para continuar o bom caminho da empresa após sua saída.

– São modestos. Ao contrário do que muitos pensam sobre o estilo egocêntrico da maioria dos líderes, os que são nível 5 tem como hábito falar sobre os resultados, metas e objetivos da organização, jamais se gabam sobre si mesmos. Sempre trazem à tona palavras e atitudes de incentivo para o cumprimento dos planos da empresa.

– Possuem uma determinação inabalável. Os líderes que alcançam o patamar máximo não somente são ícones de humildade e modéstia. Também têm um forte propósito, uma força de vontade apreciável. Ademais, não medem esforços para fazer tudo o que for preciso para tornar a empresa excelente.

Aumente seus conhecimentos e capacidade de liderança!

Quer se tornar um líder nível 5?

O primeiro passo é entender mais o que é liderança e como ser um exemplo para seus liderados e ser um ícone para empresas feitas para vencer. Aliás, pensando nisso, preparei um e-book completo com dicas que vão te ajudar a alcançar resultados ainda mais espetaculares.

Baixe gratuitamente o e-book sobre as 15 competências essenciais para um líder:

Conheça as 15 Competências do LÍDER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *