Execução a disciplina para atingir resultados

Tempo de leitura: 5 minutos

O livro de Larry Bossidy e Ram Charan, intitulado ‘Execução: a disciplina para atingir resultados’, tem como objetivo estabelecer aspectos mais chamativos da gerência de uma empresa de sucesso.

Isso porque, quando se fala em fazer as coisas e executar estratégias, este é um campo que não costuma receber muita atenção. Mesmo sendo de suma importância, pois representa a real diferença entre uma empresa e a outra.

Larry e Ram destacam que a grande barreira que impede os negócios a obterem verdadeiro êxito, é a falta de execução. Isto porque, é a conexão perdida entre os propósitos e os resultados.

Aliás, de nada adianta ter grandes ideias, liderança efetiva ou iniciar um processo de mudança, sem uma execução objetiva e certeira. A execução é uma matéria que deve ser aprendida por líderes, CEO’s e gerentes, se você ocupa uma dessas posições táticas, acompanhe o artigo:

Qual a necessidade da execução?

A execução desempenha uma função importante e central. Sem ‘colocar a mão na massa’ não há evolução nos negócios e a empresa não cresce. Isso porque, age vinculando os desejos e aspirações aos resultados. Sendo essa a tarefa mais importante ligada às tarefas de um empresário.

Ademais, em um trecho os autores destacam que nenhuma empresa pode cumprir seus compromissos ou se adaptar as mudanças, a menos que os líderes executem o que é necessário.

A fim de clarear o pensamento, a disciplina da execução deve fazer parte das metas e estratégias da empresa. E isso, deve ser seguido e incentivado pelo líder, porque se este não sabe executar, todo o seu esforço sempre será em vão.

A disciplina da execução

Para se atingir as metas de uma empresa, primeiramente é preciso definir estratégias e estabelecer meios para executá-las. A fim de entender a execução é preciso entender seus aspectos primordiais:

1. A execução é uma disciplina, que deve estar integrada com a estratégia. É certo que esse é um processo sistemático de questionamento, e implica nas seguintes atividades:

● Diagnosticar o ambiente dos negócios;

● Avaliar os potenciais da organização;

● Vincular a estratégia às operações e às pessoas;

● Sincronizar as pessoas e suas diversas tarefas;

● Vincular as recompensas aos resultados.

2. A execução é o principal trabalho do líder de negócios. O profissional quando está totalmente comprometido com a empresa, pode executar com maestria. O líder é o encarregado de conseguir fazer com que as coisas sejam feitas.

3. A execução deve ser o elemento central na cultura da empresa. Todos os membros devem se comprometer e praticar a disciplina da execução e esta deve ser vinculado aos sistemas de recompensa.

Elementos da execução

Os processos são apoiados em três esferas: humanos, estratégia e operacionais. A saber, entre eles o comportamento essencial do líder, a mudança cultural e membros importantes para os negócios.

Elemento 1: Comportamentos primordiais do líder

1. Conhecer o negócio e as pessoas;

2. Adotar o realismo na empresa, conhecendo seu mercado atual;

3. Estabelecer metas e prioridades claras;

4. Finalizar o que foi planejado;

5. Recompensar seus colaboradores;

6. Autoconhecimento.

Elemento 2: Recompensa perante a mudança cultural

1. Atrelas recompensas ao desempenho individual;

2. Desenvolver um meio social da execução (reuniões, apresentações);

3. Valorizar a importância de um diálogo consciente;

4. O líder deve reconhecer que sua figura transmite a própria cultura, então se há uma mudança, comece por você e suas atitudes.

Elemento 3: Ter as pessoas certas nos lugares certos

1. Ter meios para incentivar as pessoas;

2. Ser determinado em relação a tomadas importantes de decisão;

3. Fazer com que os membros da empresa cumpram suas respectivas tarefas;

4. Acompanhar a execução.

Conclusão

O sucesso dos negócios depende exclusivamente de se conseguir a melhor conexão entre os processos humanos, estratégicos e operacionais, além de sua integração e complementaridade.

Antes de tudo, lembre-se que o líder desempenha um papel extraordinário na obtenção dos resultados positivos de uma empresa. Essa figura tão importante deve-se basear em três elementos: condutas de liderança, estabelecimento de uma estrutura para mudança de cultura e a seleção de pessoas adequadas para os cargos certos.

Portanto, todos esses processos são fundamentais para que o processo não fracasse. Ao contrário, o plano requer muita energia, comprometimento e entusiasmo, para que assim, com disciplina, possam ser alcançados os resultados almejados.

Desenvolva-se como líder

Com o intuito de alcançar resultados muito satisfatórios, ter mais conhecimento sobre liderança vai te ajudar nesse processo. Baixe gratuitamente nosso e-book sobre as 15 competências essenciais para um líder:

Conheça as 15 Competências do Líder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *