Grandes líderes, são grandes ouvintes

Tempo de leitura: 4 minutos

Saber falar, ter um bom discurso e influenciar as pessoas são características essenciais para ser um líder de sucesso, correto?

Mas além dessas características, ter a capacidade de saber ouvir, torna o líder mais bem visto pelos outros, do que pelas suas próprias ideias e opiniões.

Saber ouvir é uma habilidade que traz inúmeros benefícios para um líder.

Através dela é possível entender o outro, aprender coisas novas, saber o que responder e ainda ganhar o respeito e admiração dos demais.

As pessoas gostam de serem ouvidas, se sentem mais à vontade com quem tem essa capacidade, são mais confiantes e tem mais respeito por quem as escuta.

Ouvir e saber ouvir são coisas muito diferentes

Ouvir se refere a habilidade que temos de perceber os sons, uma capacidade física.

Saber ouvir é mais do isso. É dar completamente parte da sua atenção ao outro, para que possa entendê-lo melhor. Esta é uma capacidade mental, não somente física.

Existem diferente maneiras de se ouvir. Ações em diferentes níveis, mudança em nossa percepção sobre o que está sendo dito, variando de acordo com o nível de atenção que estamos dedicando ao fato.

Temos 3 principais formas de escutar:

  1. Escuta passiva: quando não estamos atentos ao que realmente está sendo falado pelo outro, geralmente não guardamos a informação;
  2. Escuta neutra: quando escutamos com atenção, porém não damos feedback algum, não há uma interação;
  3. Escuta ativa: estamos atentos e interagindo com o emissor, com isso além de podermos feedback, estimulamos o outro a falar.

Destacamos que também existe a escuta reflexiva:

Ademais, uma forma mais profunda de ouvir o outro, onde o líder se envolve com o que está sendo dito e consegue perceber muito mais do que a mensagem.

É possível notar reações e emoções transmitidas pelo emissor, por exemplo.

A última forma citada, é realmente importante se você tem o desejo de compreender aquilo que está sendo transmitido. É a mais eficaz para resolver dificuldades e ajudar as pessoas a solucionarem problemas.

Saber escutar em níveis elevados é uma característica indispensável para grandes líderes.

As vantagens de saber ouvir

Saber ouvir traz para um líder vantagens essenciais para exercer seu papel, como:

  • Entender melhor as pessoas antes de começar a liderá-las;
  • Ouvir é a melhor maneira de aprender;
  • Ajuda a detectar problemas e impedir que eles evoluam;
  • Saber ouvir cria relações de confiança.

Por isso esteja sempre disposto a ouvir a todos com muita atenção, principalmente aqueles que você lidera.

Treine seu ouvido

Inegavelmente, para usar todo o poder dessa ferramenta é preciso treino. Não existe outra forma de obter o melhor desempenho desta técnica.

Ao conversar com outra pessoa é preciso exercitar tanto seu ouvido, para estar atento ao que é dito, como sua sensibilidade, para realmente compreender tudo que o outro deseja passar para você.

Para facilitar, siga um processo simples ao ouvir o outro:

  • Escute atentamente o que está sendo dito;
  • Preste atenção nos gestos e no olhar da outra pessoa;
  • Pense um pouco antes de responder;
  • Dê o feedback com calma e sem interromper o raciocínio do outro.Esse processo irá facilitar a ação ao escutar o outro. Poderá compreender e responder de maneira eficaz.

Desta forma, como você deve ter notado, conquistar essa capacidade de saber ouvir, para um líder é algo que extraordinário.

Então, entenda que seus ouvidos são uma ferramenta poderosa e procure usá-los sempre. Lembre-se, antes de tudo, grandes líderes são também grandes ouvintes.

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