Como está sua Habilidade de Liderança?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você acredita que possui habilidades de liderança?

Habilidades que são necessárias para liderar uma equipe?

Saiba que não basta possuir as habilidades do líder, mas sim as habilidades de um líder eficaz.

Talvez você já tenha tido contato com “líderes”, cujas únicas funções eram mandar e verificar os resultados obtidos.

Líderes assim, estão entrando em extinção. As grandes e melhores empresas não aceitam mais esse tipo de liderança.

Hoje, as organizações precisam de líderes que consigam acompanhar todos os processos de trabalho e projetos, desenvolvendo e fortalecendo relacionamentos.

Quer saber mais? Então continue nos acompanhando e descubra como está a sua habilidade de liderança.

As habilidades de liderança de um líder eficaz

Ao contrário do que alguns apregoam, um líder não nasce pronto! Ele pode até ter o estofo necessário, como uma personalidade cativante, mas isto não é o suficiente.

Um líder pode e deve ser formado. Possuir habilidades de liderança importa em administrar conflitos e ter senso de justiça, e estas coisas, normalmente, são frutos de observações e capacitações.

As habilidades de um líder eficaz também se mostram através de suas atitudes positivas e motivadoras. Estas, sim, características ligadas mais intimamente ao caráter da pessoa.

Mas, mesmo estas características podem ser trabalhadas e desenvolvidas a partir da força de vontade, determinação e foco.

Para darmos início à análise das habilidades de um líder eficaz, é preciso que pensemos a liderança em três dimensões: autoliderança, gerenciamento, e coach.

Desenvolvendo a autoliderança

Primeira pergunta: Você se conhece?

Algumas pessoas mais antigas costumavam dizer assim: “esse aí não se governa a si mesmo, agora quer mandar nos outros”.

Como é fantástica a sabedoria popular não perde seu lugar no tempo-espaço. É preciso se autoliderar, para liderar outros

Então, é impossível imaginar alguém que não conhece a si próprio, possa conduzir uma equipe.

É preciso conhecer o seu nível de equilíbrio emocional e suas próprias competências para liderar, de forma eficaz, uma equipe.

Segunda pergunta: Que tempo você tem dedicado a se autoconhecer?

E essa é, talvez, uma das mudanças (para melhor) mais fantásticas que estes novos tempos nos proporcionaram: saber que é preciso dedicar um tempo para si mesmo, para se autoconhecer.

Não somos máquinas! Também, não somos eternos e perfeitos.

Aliás, você tem procurado se autoconhecer? Sabe onde esteve, onde está e onde deseja estar?

Enfim, desenvolver a autoliderança é uma competência estratégica para o bom gerenciamento de equipes, nas organizações.

Ela está firmada no autoconhecimento, no equilíbrio emocional, no autocontrole e na capacidade de o líder se automotivar e mostrar isso aos seus liderados.

Desenvolvendo o lado gestor

As habilidades de liderança de um gestor estão diretamente ligadas a determinados conhecimentos e habilidades:

Saber administrar processos

Só pode administrar qualquer processo, quem o conhece profundamente. O líder planeja e acompanha cada processo, individualmente.

Você demonstra ter as habilidades de liderança necessárias a um líder que faz a diferença, quando você vai aonde as coisas acontecem!

Conheça profundamente todos os processos de projetos e produtos! Vá ao “chão da fábrica”! É lá onde todos os processos se aprimoram para que o produto final saia com a qualidade necessária.

Entenda! Quando falamos na qualidade necessária do produto, nos referimos à qualidade para o cliente interno e para o cliente externo.

Deve conhecer os aspectos técnicos da organização

Principalmente em relação ao setor em que atua! Deve conhecer o passo a passo que demandam os inputs e outputs do setor pelo qual é responsável.

Esse conhecimento só é possível com o pleno conhecimento dos processos: quem, porquê, como faz e se faz é com qualidade. Estes conhecimentos são obrigatórios para o gestor eficiente.

Deve ter foco

Principalmente, no que diz respeito às fases do processo. A perda de foco pode interferir diretamente no bom andamento da equipe. Como seguir alguém que não sabe aonde quer chegar?

E esse é um aspecto que também se aplica, muito bem, à próxima dimensão da liderança eficaz, que é a dimensão da liderança coach.

Desenvolvendo a liderança coach

Por muito tempo, nas empresas, houve uma certa resistência a este estilo de liderança, pois os colaboradores eram vistos como empregados e não como colaboradores e parceiros.

Novos tempos, novas formas de relacionamentos e novas atitudes!

O líder coach é voltado para pessoas, demonstra preocupação com seu bem-estar e com a qualidade do ambiente de trabalho.

Ele incentiva, desafia e provê o suporte necessário para que as metas sejam alcançadas.

É o líder que conhece todos os seus liderados e procura incentivá-los para que se capacitem, tendo participação ativa nessa capacitação e formação.

Se você tivesse que promover alguém, agora, imediatamente, você sabe quem seria essa pessoa?

E, se precisasse demitir uma ou mais pessoas, quem seriam elas? Em quais critérios se basearia?

Ou, por outro lado, se você precisasse melhorar algum processo, você conhece o responsável, ou responsáveis, por ele?

Saberia orientá-los para que eles realizassem suas tarefas com o máximo de eficácia?

E, por último, mas não menos importante, o líder coach sabe delegar tarefas. Ele possui este conhecimento porque faz avaliações de desempenho constantes, de sua equipe, individualmente.

Ele conhece e reconhece aqueles a quem poderia delegar tarefas. Essas habilidades de liderança fazem parte da liderança coach.

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