Habilidade técnica é a base do crescimento

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Habilidade técnica é a base do crescimento

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Apesar de ser uma expressão que sugere o manuseio correto de uma máquina ou equipamento, o termo habilidade técnica refere-se, neste caso, ao conhecimento sobre determinado assunto e também sobre o funcionamento do tal equipamento.

Não quer dizer que seja preciso saber utilizar a máquina, mas ao menos saber como funciona e também quem domina este processo.

A habilidade técnica deve ser uma qualidade do gestor. Para desenvolver um bom trabalho frente a sua equipe, um bom líder deve possuir conhecimentos básicos e fundamentais de como as coisas funcionam naquele local.

Conhecimento nunca é demais. E a sua importância dentro de uma empresa é essencial para crescimento não só profissional do indivíduo, como também da própria organização que lucra com aplicação correta das habilidades técnicas de cada funcionário.

Importância da habilidade técnica

Imagine um profissional com formação em artes cênicas e que, por algum motivo, foi indicado para trabalhar na diretoria de um grande hospital.

Que habilidade técnica teria este profissional para atuar corretamente em um ramo tão diferente da sua formação original?

Se ele não tiver nenhum conhecimento prévio do assunto também não desempenhará um bom trabalho. Em alguns casos, não basta conhecimento teórico, mas também prático e bastante experiência, como no exemplo acima.

Gerir uma empresa exige o mínimo de conhecimento sobre todas as áreas que a abrange. Não quer dizer que o gestor deva possuir todas as habilidades técnicas de todos os profissionais.

Não é isso. Mas ele deve sim saber como funciona a organização como um todo. Deve possuir o que conhecemos por visão sistêmica. Uma visão global da empresa.

É essencial para perceber falhas e buscar consertos.

Além do conhecimento básico, um bom gestor também deve saber, desta vez com mais propriedade, quem domina aquele assunto ou aquela máquina, por exemplo. Ele pode não saber, mas deve conhecer quem é que sabe.

Por isso, a importância de um bom gestor para o crescimento da empresa. Tendo em mente o funcionamento geral da organização fica mais fácil identificar erros, buscar aprimoramentos, otimizar recursos e alavancar resultados.

 

Três níveis de habilidade técnica

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  1. Operacional

Ocupantes dos cargos de nível operacional devem possuir conhecimento ou habilidade técnica mais profunda sobre o trabalho que desempenham. Por estarem em contato direto com a função, precisam saber resolver problemas, gerenciar equipes para alcançar resultados.

  1. Tático

Profissionais de nível tático precisam ter um conhecimento intermediário, mais superficial e não tão aprofundado como os de nível operacional. Mas devem saber quem possui o conhecimento e a quem devem recorrer em caso de dúvidas, problemas ou reclamação.

  1. Estratégico

Já os profissionais de nível estratégico não precisam apresentar conhecimento mais aprofundado sobre o desempenho de atividades operacionais, mas precisam saber como acontece o funcionamento geral, além de saber quem domina o assunto.

Cada nível possui uma gama de conhecimentos e qualidades diferentes e acima do nível anterior.

O gestor de nível estratégico, por exemplo, apresenta outras habilidades que também são essenciais para o crescimento dos negócios como habilidades comportamentais e sociais.

 

Adquirindo e identificando habilidades técnicas

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Estudar bastante ainda é a melhor forma de adquirir conhecimento e aprimorar as suas habilidades técnicas a cerca de determinado assunto, sistema ou objeto.

Nem a melhor indicação de trabalho vai garantir a sua permanência em uma empresa se o seu desempenho for insatisfatório. Estude, aprenda e pratique. As suas chances de crescimento serão maiores.

Já se você for um empregador e estiver em busca de identificar habilidades técnicas a fim de fazer recolocação profissional, nada melhor do que uma reavaliação de todos os seus funcionários.

Ainda existem em diversas empresas, profissionais sub aproveitados, em cargos aquém das suas capacidades. Identifique esses casos e faça as substituições necessárias e devidas, se for o caso.

Aproveitar o máximo que um profissional tem a oferecer também é um tipo de otimização de recursos, só que recursos humanos.

Em se tratando de recursos materiais, sabemos que aparelhos técnicos, principalmente os de tecnologia digital, podem oferecer muito mais à empresa se forem corretamente aproveitados por pessoal capacitado, com a habilidade técnica necessária para explorar e conseguir resultados.

E então, em que situação você se encontra dentro da sua empresa? É capaz de entender como funciona cada parte dela? É capaz de apontar quem sabe?

 

 

Então é isso. Espero que tenham gostado do assunto abordado. Deixe a sua opinião e as suas dúvidas nos comentários e até a próxima.

 

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