Líder seja Coach e Mentor da sua equipe!

Tempo de leitura: 3 minutos

O líder é uma figura importante no ambiente de trabalho, por isso é interessante atuar como coach e mentor de sua equipe. Sempre tendo como foco o desenvolvimento das competências dos colaboradores.

O objetivo do coach é estimular e dar suporte aos profissionais mais evoluídos e mais maduros.

Por outro lado, a função da mentoria é transferir suas experiências e conhecimentos aos profissionais da sua equipe com menos maturidade.

Juntas, as duas atribuições colaboram com o sucesso dos negócios. Pois desta maneira, todos os membros da equipe se sentem importantes e veem que são reconhecidos.

Acompanhe no artigo de hoje, dicas para se tornar um líder admirável e um profissional inspirador. Ademais, te mostrarei as duas atribuições do líder coach e mentor. Confira:

O papel do líder

A pessoa que ocupa o cargo de liderança está incubida de deliberar tarefas, gerenciar os processos e promover um ambiente de trabalho harmonioso.

O líder desempenha um papel muito importante nas organizações. Afinal, a tarefa de administrar e gerir pessoas e buscar o sucesso da empresa não é fácil.

Diante desse cenário, exige-se habilidades específicas, entre elas a visão estratégica, controle emocional, autoconfiança, autoconhecimento e aptidões técnicas relacionadas à profissão.

Ademais, o líder ainda tem a missão de ser coach e mentor de sua equipe. Esses dois fatores estão relacionados ao desenvolvimento contínuo das pessoas.

O processo serve para engajar, aumentar a produtividade e integrar os membros em uma comunidade profissional.

Aliás, talvez principal missão de um grande líder é formar novos líderes. Por isso é tão importante desenvolver as habilidades de coach e mentor.

Líder coach

Utilizando recursos de coaching, os líderes conseguem desempenhar um papel fundamental nas organizações.

O foco é alcançar grandes e efetivos resultados, através do seu desenvolvimento e do crescimento dos membros da equipe.

O líder coach é um profissional exemplar, sempre leva em suas atitudes inspiração para os liderados.

Ainda contribui com os colaboradores da empresa, apoiando-os rumo ao progresso e mostrando os caminhos para que tenham a efetiva tomada de decisões.

Líder Mentor

Ao aplicar as técnicas de mentoring, os líderes colaboram verdadeiramente para o desenvolvimento da equipe.

Os mentores se preocupam com seus liderados, transmitem suas experiências e conhecimentos.

Ademais, orienta-os e estimula-os, dando-lhes a oportunidade de demonstrarem suas competências e habilidades profissionais.

O líder mentor sabe ser flexível, não é uma pessoa que passa a mão na cabeça, ao contrário, age com firmeza e exerce sua posição de forma muito profissional.

Atitudes e comportamentos

Em síntese, os líderes precisam ter certas condutas que contribuem com o funcionamento dos negócios.

Vamos listar algumas abordagens importantes:

  • Tem atitude de acolhimento com os liderados;
  • Orienta e dá feedbacks construtivos;
  • Sabe escutar e tirar dúvidas;
  • Estimula os colaboradores a progredirem e se autoconhecerem;
  • Serve de exemplo para os funcionários, é uma referência como profissional;
  • Ajuda os liderados, promovendo reflexões e confiando-lhes a tomada de decisões;
  • Valoriza as competências individuais de cada membro da equipe;
  • Dá oportunidades de crescimento na carreira e propicia o acesso aos estudos.

Seja um líder exemplar

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