Tempo de leitura: 5 minutos
Você sabia que 97% das pessoas não tem nenhuma meta definida e escrita no papel?
Esta é uma constatação antiga, também representada em alguns estudos como em 1953. Estudiosos da universidade americana de Yale, fizeram uma pesquisa com todos os formandos daquele ano e perguntaram quem tinha meta na vida definida e escrita. Adivinhe: apenas 3% tinha.
O que é impressionante é que 20 anos depois os pesquisadores entrevistaram esses alunos. Constataram que os 3% não apenas estavam mais alegres, apaixonados e de bem com a vida.
Assim como também esses 3% valiam mais em termos financeiros, do que os 97% valiam juntos.
Nos meus eventos ao vivo, tenho feito uma pergunta semelhante aos meus alunos e às plateias das palestras.
O percentual de pessoas que não “ergue a mão” quando pergunto quem tem metas definidas e escritas no papel é imenso. Talvez chegando ao mesmo percentual de 97% das pessoas que encontro.
E olha que são pessoas com excelente formação e trabalham em empresas de primeira linha, na sua maioria em cargos de gestão.
Quando pergunto às pessoas sobre sua principal meta, escuto muito a tradicional resposta: “Ser feliz”. O que me impressiona é o quanto as pessoas confundem o conceito de felicidade.
Aristóteles escreveu, há mais de 2 mil anos que “a felicidade é uma condição, não é algo que se conquista por meio de perseguição direta, mas o resultado do nosso engajamento em atividades que têm um propósito”.
Se a meta “ser feliz” não é válida, então qual a principal meta na vida?
Que pergunta complicada e difícil de encontrar a resposta!
Você já esteve envolvido em algum projeto que lhe consumiu de tal maneira, que esqueceu de praticamente todo o restante da vida?
Pois bem, aí está o primeiro indício que poderia estar muito perto da definição da sua meta da vida.
Quando você percebe que está com toda a potência do mundo para realizar algo, sua mente fica focada a tudo e a todos que possa te conduzir até onde deseja.
Minha meta – Experiência pessoal
No ano passado, em março eu estava bem acima do peso, com 101 kg e me sentindo extremamente incomodado com aquela situação.
Então, foi quando resolvi definir a meta de correr a Volta da Pampulha, uma prova de 18 km em Belo Horizonte – MG.
Mesmo não conseguindo correr sequer 1 km iniciei os treinamentos, com foco naquela meta que se transformará em “meta da minha vida”.
Durante o ano fui treinando e melhorando meu condicionamento. Participei de provas de 5, 8 e 10 km até realizar a volta da Pampulha, em 4 de dezembro, em 1h52m.
Logo depois da prova, para manter aquela sensação de desafio, já me inscrevi na minha primeira meia maratona, para o dia 22 de janeiro.
Fui lá e realizei a prova também com um tempo bom – 2h09m, o melhor de tudo, com 13 kg a menos. Sim, em janeiro eu estava com 88 kg.
Zona de conforto
Porém, depois desta prova de janeiro, não me inscrevi em nenhuma outra prova. É incrível a sensação de vazio que paira sobre meus pensamentos.
Criando uma zona de conforto nesta área específica da prática de treinos de corrida. Só me deparar com a falta de uma meta definida e descrita especificamente no papel.
A zona de conforto nos faz relaxar, para de “lutar” por algum propósito, e as consequências são óbvias.
A maioria das pessoas que conheço e que observo está numa zona de conforto. Seja nas relações sociais, nas relações com clientes de coaching e nas empresas onde realizo projetos de desenvolvimento.
Percebo pessoas que estão conformadas com seu peso, com seu salário, com seu estilo de vida etc. Zona conforto obviamente é ausência de desafios e/ou metas.
Assim, a principal meta da sua vida é aquela que fará você brilhar os olhos novamente.
Ter vontade de acordar cedo para chegar mais perto de realizá-la, e que a importância é muito grande para você.
Aliás, pessoas felizes são aquelas que acreditam que vieram ao mundo para realizar algo maravilhoso na vida.
Elas estão sempre com a visão de futuro voltada para alguma meta da sua vida. Esta deve acontecer num momento futuro e isto as faz mais radiantes e felizes.
Então… Se você gostou deste artigo, deixe seus comentários aqui no blog. Vamos gostar do seu feedback sobre o tema Meta na Vida!
Seja como grandes líderes, defina metas para sua vida. Aprenda agora:
Link permanente
Link permanente
Link permanente