Metas Smart: o poder das metas realmente eficazes

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A busca por metas é realmente importante, seja no âmbito pessoal ou profissional. Sabendo disso, parece fácil e comum estabelecer metas, mas ao contrário, as pessoas não estão familiarizadas com o processo de refletir, de elaborar e colocá-las em prática.

O princípio das metas é estabelecer meios para atingir objetivos, como comprar um carro ou um imóvel, fazer viagens, aumentar a rentabilidade ou expandir os negócios. A prática, não é tão simples, mas pode sim ser aprendida e feita com maestria por você.

Neste artigo, vou te mostrar um conteúdo maravilhoso, que expandirá seus conhecimentos e te ensinará a formular metas realmente eficazes. As Metas Smart são poderosíssimas. Confira na sequência como colocá-las em prática:

Afinal, o que são Metas Smart?

As metas Smart consistem numa técnica de coaching que auxilia na definição de metas, de maneira poderosa e objetiva. É isso mesmo, sem rodeios e sem delongas, as Smarts são diretas, levando você diretamente ao ponto que deseja atingir.

Sabe aquelas metas vagas, como “ano que vem vou viajar”, são pouco objetivas e utópicas e não estabelecem prazos certeiros para a sua realização. Assim, as Smarts as transformam em mais precisas, diretas e concretas.

O termo Smart não surgiu por acaso, foi formulado embasando os 5 atributos: S (Specific – Específico), M (Mensurable – Mensurável), A (Attainable – Atingível), R (Relevant – Relevante) e T (Time Based – Temporal).

Como criar uma Meta Smart?

Primeiramente, é preciso compreender que desejos não são metas. Isso ficando claro fica mais fácil estabelecer o que você realmente quer alcançar. As metas tratam-se de objetivos quantificados e muito bem especificados. Por esse motivo também são temporais e totalmente ligadas aos prazos.

Abaixo vamos conferir como cada termo funciona. Acompanhe:

S – Específico

Uma meta eficaz precisa ser específica e descrever aquilo que se quer alcançar. Delineie qual o seu objetivo, por exemplo: Comprar um carro novo de até R$50 mil daqui 4 meses.

M – Mensurável

É preciso determinar um valor tangível, com possibilidade de mensuração. Pois é este indicador que irá contribuir com a empresa para a meta ser atingida. No caso do exemplo citado acima, mensurou-se o valor (R$50 mil) e o prazo (10 meses).

A – Atingível

Todas as metas devem ser baseadas em sua realidade. Ou seja, deve-se pensar em uma meta alcançável, dentro do tempo estipulado e que você sabe que poderá se dedicar para alcançá-la. Se a sua meta não segue esse critério, reveja, pois esta não é uma Meta SMART.

R – Relevante

As metas SMART são aquelas que têm relevância, seja para você em sua vida pessoal, ou para a empresa no âmbito de mercado. Assim, é preciso estabelecer propósitos que façam sentidos e que tem as motivações certas.

T – Temporal

Objetivos sem prazos não fazem sentido e não são levados a sério. É importante estabelecer o tempo, ou seja, o prazo para que esse propósito possa ser atingido.

Como maximizar meus conhecimentos sobre metas e objetivos?

Uma pessoa que entende a eficiência de estabelecer metas e objetivos enriquece sua vida de maneiras muito positivas. Não falo apenas de dinheiro, mas sim de sucesso, felicidade, realização e orgulho por suas conquistas.

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