O que é feedback? A importância da boa relação com sua equipe!

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Hoje você vai entender mais sobre o que é o feedback e qual a importância de utilizá-lo na relação entre líder e sua equipe.

O feedback é um termo que se popularizou, principalmente no meio empresarial. Com isso trouxe novas possibilidades de interação e deixou as pessoas com a voz mais ativa.

Este conceito é a chave para negócios com grande potencial de sucesso. Isso porque as pessoas, de modo geral, passaram a buscar um entendimento melhor sobre seu desempenho.

Afinal, o que é feedback?

A expressão vem do inglês e significa dar uma resposta ou reação a um acontecimento, ou seja, avaliar alguma atitude ou ação.

Dentro do ambiente corporativo, o conceito tem a função de estabelecer uma boa convivência entre todos os funcionários e líderes.

Isto porque existe uma troca de experiência, a fim de extinguir os erros e fazer os acertos serem ainda mais satisfatórios.

Ademais, caracteriza-se por feedback todas as informações que é recebida através dos colegas de trabalho, lideranças, supervisores, entre outros. E serve de insight para a melhoria do trabalho desenvolvido.

Qual a importância?

É importante fornecer um feedback franco e frequente em todos os níveis da organização. Isso porque os funcionários querem saber de seus líderes se estão tendo um bom desempenho.

Desta forma, é significativo valorizar a prática do feedback e da comunicação assertiva. O líder precisa emitir sua percepção em relação ao desempenho da equipe, potencializando os resultados e o sucesso da empresa.

Também destaca-se a importância de estimular que toda a empresa seja baseada em uma comunicação aberta e assertiva ao dar e receber feedback. Seja de líder para colaboradores ou vice-versa.

Objetivos

Há momentos bem específicos que são utilizadas as táticas de repassar uma mensagem de incentivo e melhoria.

Sendo assim, os assuntos abordados são:

  • Conduta no ambiente corporativo;
  • Desempenho e resultados;
  • Melhorias;
  • Comprometimento.

O papel principal é ajudar a outra pessoa a perceber que existe possibilidade de crescimento e que ela pode melhorar e ser mais produtiva.

Feedback positivo e negativo

Quando falamos sobre este conceito, muito se pensa que ele apenas serve para falar dos pontos negativos.

Embora seja um equívoco, na grande maioria, o feedback serve para ajudar a melhorar os pontos negativos.

Mas em muitos casos as empresas também investem no feedback positivo, mostrando para seus colaboradores que o esforço deles está valendo a pena.

Para os funcionários é muito gratificante ver que são reconhecidos pelo seu trabalho, por isso, é fundamental investir em reuniões e encontros para fazer essa avaliação.

Como colocar em prática?

Vamos separar o feedback em duas áreas: positivo e negativo. Assim ficará mais fácil para sua compreensão como colocar em prática essa poderosa ferramenta.

Positivo

Convide os colaboradores que participaram do crescimento e do bom desempenho, pode ser em grupo ou individual. Faça uma reunião com eles e mostre os resultados obtidos.

Engaje-os para que continuem motivados a trabalhar com orientação para os resultados. Isso é fundamental para dar continuidade aos objetivos da empresa.

Os funcionários também se sentirão importantes, já foram reconhecidos pelo esforço e dedicação em prol da organização.

Negativo

Quando se fala de um feedback negativo, é interessante ter uma conversa particular. Entender o lado da pessoa, verificar sua necessidades e assim, você pode colaborar dando dicas e instruções para que ela possa melhorar.

A conversa não pode ser unilateral, muitas vezes há problemas escondidos por trás da equipe. Desta forma, ouvir é a melhor opção para se chegar a um bom entendimento da situação.

Embora as reuniões de feedback possam ser coletivas, as sugestões de melhorias precisam ser verificadas, e em alguns casos, personalizadas.

Ninguém é igual a ninguém, por esta razão é de suma importância um tratamento mais privativo de cada caso da equipe.

Quer aprender mais?

Quando falamos de liderança, trazemos à tona uma grande escala de conteúdos. Diante disso sugiro que continue seus estudos para que sua equipe torne-se ainda mais engajada e possam ter orientação para resultados.

Leia os seguintes conteúdos:

 

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