O que é um gestor funcional?

Tempo de leitura: 4 minutos

A terceira passagem do pipeline de liderança consiste na transição entre gerenciar outros gestores para se tornar um gerente funcional.

Essa mudança engloba desafios que exigem desenvolvimento de habilidades de comunicação. Além do mais, gerentes funcionais precisam administrar algumas áreas com as quais não têm muito conhecimento, por isso necessitam se esforçar para entendê-las.

Ser bem-sucedido nesta terceira passagem de liderança também requer o que o Ram Charan chama de “maior maturidade gerencial”. Em partes, isso significa seguir uma perspectiva ampla e de longo prazo, especialmente aplicada à sua própria função.

Então, o que é um gerente funcional?

É aquele profissional que é responsável por um setor, então é um nível acima da última passagem e por isso é incumbido de novas responsabilidades.

Assim, além de gerenciar gestores, vai gerenciar a função logística, por exemplo. Isso vai variar de acordo com o setor de atuação, pode ser área contábil, administrativa, marketing e afins.

Quais as suas responsabilidades?

Como venho falando nas últimas semanas, quando você atinge uma promoção dentro da empresa, a cada fase que você passa, vão ser exigidas novas habilidades.

Assim, na terceira passagem, são habilidades fundamentais:

● Trabalhar em equipe com outros gerentes funcionais
● Concorrer por recursos com base nas necessidades do negócio

O gerente funcional precisa perceber que sua função existe para apoiar o cumprimento dos objetivos gerais da empresa. Dentro disso, você precisará conhecer além do básico sobre o processo de negócio:

● Fornecedores
● Clientes
● Atividades
● Recursos
● Organização

Dentro de todos estes aspectos, você precisará conhecer, administrar, fazer funcionar e acompanhar. Esse é o seu papel: ter visão do todo.

Visão de longo prazo

O líder deve ter uma visão de longo prazo, enxergando muito além do presente. Essa é talvez, a única forma de manter uma vantagem competitiva sustentável. Ou seja, é você conseguir fazer com que a sua área esteja em uma vanguarda, com que tenha uma energia inovadora, sempre embasada com metodologias e processo eficazes.

Um grande líder funcional não se importa com vantagens imediatas. Pois ele tem visão ampla de futuro, com a estratégia de que o negócio tem uma sustentação para chegar lá no futuro com ainda mais resultados.

O grande desafio

O grande desafio é não apenas mais gerenciar outros gestores, acompanhar o desempenho de outras pessoas, agora é preciso enxergar o todo. Esse é o diferencial, conseguir visualizar as conexões que existem dentro da organização.

5 requisitos para o gerente funcional

Existem 5 necessidades fundamentais para os gerentes. Abaixo vou explicá-los melhor, mas pare e faça uma reflexão sobre o seu futuro profissional. Afinal de contas, se você ainda não é um gerente funcional, logo vai chegar lá.

1. Pensamento estratégico em longo prazo (mais de 3 anos)
Sempre delineie as estratégias com a visão de futuro, como já disse ao longo deste texto.

2. Aprendizado constante
Mantenha-se constantemente atualizado, para que possa formular planos inovadores. Aliás uma estratégia que não está alinhada ao que existe de mais avançado, já nasceu obsoleta.

3. Conhecimento profundo sobre o negócio
É fundamental ter pleno e detalhado conhecimento sobre o modelo de negócio, das metas e do direcionamento estratégico de longo prazo, sempre verificando algumas questões: o que a empresa quer realizar, como pretende se posicionar no mercado, como minha função impacta e contribui para isso. Faça essas reflexões.

4. Pensamento estratégico
Considere todos os aspectos da função voltados para a visão estratégica. Você tem que ter conhecimentos gerais sobre o que você se responsabiliza e ter sempre uma carta na manga para resolvê-los.

5. Fazer boas escolhas
Busque a capacidade de fazer escolhas na função em prol da estratégia dos negócios, da lucratividade e da vantagem competitiva, e não meramente do sucesso funcional.

Não se torne obsoleto!

Ser um gestor funcional requer desenvolvimento contínuo. Ficar meses, anos sem uma capacitação não é uma opção para quem vai liderar pessoas e assumir responsabilidade em grandes setores.

Sabendo disso, tenho um presente especial para você!

Estou te oferecendo um desconto de 60%, essa é sua chance de se aprofundar no assunto e se tornar um grande líder. Clique no botão abaixo!

Quero ser um grande líder

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *