Os desafios de um novo líder

Tempo de leitura: 4 minutos

Precisamos levar em consideração o atual contexto de transformação e inovação tecnológica. Isso de fato está provocando mudanças sem precedentes nos negócios.

A cada dia aumenta a pressão por um melhor desempenho operacional, mais agilidade, inovação e conhecimento tecnológico. Afinal, a demanda por líderes com mentalidade rápida, conhecimento digital, à frente do seu tempo, a capacidade mobilizar e desenvolver pessoas, nunca foi mais necessário.

Com tudo isso, é comum que os novos líderes tenham uma trajetória um tanto difícil e cheia de desafios. Por isso, conhecer os principais desafios que os futuros gestores enfrentarão é o primeiro passo para realizar uma transição mais efetiva e rápida.

Abaixo listei os 5 desafios do novo líder que precisam ser superados assim que começa em sua nova atividade frente a uma equipe, um setor e a novas responsabilidades.

1. Atitude mental

Antes de ser um líder, nossa atitude é de colocar a mão na massa, é ser um solucionador de problemas e obter resultados por meio do nosso trabalho duro.

Quando você se torna líder, essa é uma das principais mudanças. Aliás, agora você já não é mais o solucionador de problemas, você vai delegar que uma pessoa capacitada possa encontrar uma resposta para aquele certo conflito.

Ademais, essa é a mudança de atitude mental que precisa acontecer, agora você resolve o problema com e através das pessoas, não mais por si mesmo.

2. O direito de liderar

Quando você é promovido para um cargo de liderança, vai se tornar o gerente ou coordenador daquela pessoa que era seu colega. Então, essa pessoa terá uma certa dificuldade de perceber você como líder. E você também sentirá dificuldade de se perceber nesse novo cargo.

O grande desafio nessa situação é você assumir e conquistar o direito de liderar pessoas. Você precisará conquistar autoridade, respeito e assim conseguir discernir que você agora é líder.

3. Estabelecer uma nova rede de contatos

Quando você assume a responsabilidade por uma equipe, você precisará estabelecer uma conexão com todos da sua equipe e também com todos fora da sua equipe. Assim, chamamos eles de “stakeholders” (partes interessadas em um processo).

Somente através da conexão com outras pessoas você consegue fazer negociações. Isso porque essa é uma das capacidades essenciais da liderança.

4. Estratégia em ação

A hora quando você assume essas novas responsabilidades é quando vai precisar estabelecer uma estratégia e faze-la acontecer.

Primeiramente é preciso entender para onde a empresa quer ir (a direção), e a partir disso transformar em processos claros para que seus liderados executem e que leve a empresa a alcançar aquele objetivo.

A estratégia em ação significa você parar para pensar e refletir até chegar à conclusão do que precisa ser feito, quem precisa fazer, quais são os prazos, quais os pré-requisitos. Enfim, é preciso deixar tudo muito claro e consistente para as pessoas envolvidas.

5. Aquisição de novas competências

Uma das primeiras coisas que o novo gestor descobre é que assumir um papel mais complexo do que imaginava e que as habilidades que o levaram até ali e que renderam sucesso como colaborador individual, são bem distintas daquelas que o fará ter sucesso na nova posição.

Adaptabilidade, autoconhecimento, capacidade de se comunicar, liderar de pessoas, resolver conflitos e formar equipes de alto desempenho são apenas algumas das competências que os novos líderes precisarão adquirir.

Se desenvolver como líder pode ser uma tarefa mais fácil do que imagina. Embora complexo, existem formas muito práticas de entender todo esse novo contexto. Com poucos cliques você pode definir o seu futuro de aprendizado e aquisição de novas habilidades.

Preparei um presente especial para você!

O curso Liderando Gente foi feito para pessoas como você, que querem se desenvolver de forma contínua.

Para você, vou oferecer um desconto de 60%. Então essa é sua grande chance de se aprofundar no assunto e se tornar um grande líder. Garanta a oferta no botão abaixo!

Quero ser um grande líder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *