Pipeline de liderança: como construir um banco de líderes?

Tempo de leitura: 4 minutos

Inicialmente, o principal é entender a hierarquia natural do trabalho existente em grande parte das empresas. Para entendermos esse conceito elaborado pelo Ram Charan, podemos simplificar que em toda organização temos uma espécie de funil.

Imagine que no topo do funil entra um profissional para atuar como estagiário, então, com o passar do tempo ele vai aprendendo coisas novas e vai desenvolvendo suas habilidades.

Então, em um determinado momento surge uma primeira oportunidade para este profissional assumir a liderança de uma pequena equipe.

Se você quer entender como funciona o conceito de Pipeline de Liderança, continue acompanhando:

Como funciona?

pipeline de liderança

Para entender o que vou explicar na sequência, observe a imagem de baixo para cima.

Entra na empresa: adentra-se em uma espécie de funil e você é um gestor de si. Durante o período de trabalho é o responsável pelo seu próprio trabalho e gere sua própria rotina.

1ª passagem: ocorre quando tem algumas mudanças significativas. A partir desse momento você deixa de ser gestor de si, para ser gestor de outras pessoas.

É neste momento em que se nota a diferença entre um profissional comum e o verdadeiro líder. Pois o profissional que assume esses novos desafios, percebe que agora tem outras pessoas sob sua responsabilidade.

2ª passagem: o gestor de uma pequena equipe pode ser promovido para uma área mais importante, subindo na hierarquia. E assim, em muitos casos, passa a ser gestor de outros gestores, por exemplo, quando você lidera coordenadores e supervisores.

Essa segunda passagem muda o jeito de gerir outras pessoas. Quando você se torna gestor de outro gestor, você passa a avaliar e supervisionar os aspectos comportamentais dos seus liderados.

Então, para que ocorra a sequência da quarta, quinta e sexta passagem, o líder tem que continuar em constante melhoramento. Para que assim, possa continuar crescendo em sua carreira profissional e subindo na hierarquia até chegar à gestão corporativa do negócio.

Afinal, o que é o pipeline?

Com o pipeline é possível desenvolver planos de carreira e planejar a sucessão dos profissionais aptos para serem líderes.

Para que uma pessoa passe por tal evolução, é necessário um conjunto de mudanças significativas na carreira de um líder. Ou seja, deve incorporar outros níveis de competências, rever prioridades e adquirir novos comportamentos.

Qual é o objetivo do pipeline?

Através dele é possível evidenciar ao profissional que ele deve compreender as exigências de cada liderança que compõe a organização e que cada uma necessita de novas formas de gestão.

Porque utilizar o pipeline?

A utilização dessa metodologia de forma correta e coesa faz com que isso se torne uma vantagem competitiva para a organização. Uma parte das empresas ainda não possuem planos de sucessão e cargos de liderança bem definidos em seus processos.

O que se pensar em longo prazo, atrapalha o crescimento da empresa. Uma vez que seus funcionários podem deixá-la em um determinado período. Por isso, é sempre essencial ter algum funcionário preparado para a passagem a um cargo de liderança.

Quer continuar aprendendo sobre liderança?

Se você deseja continuar se aprofundando nos estudos de liderança, é preciso estar preparado para encarar as passagens do pipeline. Isso significa que você necessita adquirir conhecimentos fundamentais para se tornar um grande líder.

Eu posso te recomendar um curso que desenvolvi especialmente para quem tem os mesmos desejos que você. O curso Liderando Gente é um método eficaz, rápido e comprovado de como liderar pessoas e gerenciar equipes.

O curso possui muito conteúdo prático e ferramentas testadas sobre como fazer acontecer, desde a contratação até a delegação de tarefas. Essa é uma chance única de se aprofundar se tornar um grande líder.

Para você que leu até aqui o texto, vou te oferecer um desconto único de 60%. Clique no botão abaixo e obtenha mais detalhes!

Quero ser um grande líder

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *