Qual o melhor treinamento de liderança para você?

Tempo de leitura: 6 minutos

O que torna alguém um grande líder? Um treinamento de liderança? A experiência?

Esta é uma pergunta fundamental para fazer a você mesmo. Antes de sair correndo atrás de treinamentos ou formações complexas, na maioria das vezes, muito caros.

Liderança é uma competência muito ampla. Na maioria das vezes torna-se complexa e difícil para o profissional que está começando sua carreira definir como desenvolver.

Nesse primeiro momento vamos focar nosso pensamento naquilo que é a essência para buscar o aperfeiçoamento das atividades de um líder: a capacidade de influenciar e de ser respeitado.

Aqui você já tem uma primeira grande resposta: aprenda muito sobre como influenciar pessoas, e como conquistar o respeito delas.

Esteja atento para saber a diferença entre influência e manipulação, saiba que o respeito se conquista, não se impõe.

Você já pensou naquela situação em que encontrou um amigo que ficou falando o tempo todo. Durante toda a conversa ele tentou te convencer que o ponto de vista dele era certo.

Mas você não ficou convencido, provavelmente com vontade de sair de cena? O que ele fez foi uma tentativa de manipulação.

Cuidado, muitos gerentes agem assim, porque acreditam estão “liderando”.

Além de não influenciar ninguém com a abordagem que exemplifiquei acima, aos poucos você poderá ir perdendo o respeito.

Até um ponto em que as pessoas não mais irão “perder seu tempo” para escutar o que você tem a dizer.

E então, como fazer para desenvolver as habilidades de liderança e como ganhar o respeito das pessoas?

Tudo começa pela mudança na sua mentalidade e na forma como percebe a sua relação com as pessoas.

Jack Welch tem uma frase que lhe ajudará a começar: “Antes de ser um líder, seu sucesso envolve o desenvolvimento pessoal. Depois que você se torna um líder, o sucesso diz respeito ao desenvolvimento dos outros.”

Está na hora de fazer uma pergunta para você mesmo, se você tem atitude mental para liderar ou até mesmo potencial para se transformar num líder.

Eu nunca encontrei alguém que quando assumiu o primeiro cargo de líder tivesse todas as habilidades de liderança. Mas sempre percebi ou atitude mental ou potencial. Aqui está sua primeira reflexão.

Perceba que este não é um treinamento que irá transformar você em grande líder. Talvez um programa de desenvolvimento seja o caminho.

E um conjunto profundo de reflexões que você terá que fazer, até o momento que irá completar o que gosto de chamar de “transição”.

E o que é essa “transição”?

É o momento que você deixa de fazer uma coisa e passa a fazer outra. Deixa de pensar de uma maneira e começa a pensar de outra maneira.

Aliás, todas as transições serão acompanhadas de muita agitação, desafios e ansiedade.

Para administrar toda a ansiedade e agitação, é bom pensar no conceito do pipeline da liderança.

Onde você poderá encontrar um quadro mais amplo do que tem pela frente no seu desenvolvimento, e ir aprendendo, praticando e mudando aos poucos.

O pipeline poderá ser entendido como um modelo que orienta o desenvolvimento do líder em etapas – transições.

Seu grande desafio será a gestão das mudanças em cada uma das etapas que lhe conduzem a um nível acima do atual.

Os níveis do treinamento de liderança podem ser exemplificados na seguinte estrutura:

Gestor de Si – quando você necessita estar atento ao seu trabalho, gerenciar o seu próprio tempo, fazer as coisas de acordo com o que você acha que deve fazer – liderar a si mesmo.

Gestor de Outros – aqui você terá o grande desafio de influenciar pessoas, e de conquistar o respeito delas, além de ser o principal estímulo e ponto de apoio para que elas realizem seus objetivos.

Gestor de Gestores – nesta fase você terá menos indicadores precisos e objetivos, pois avaliar e desenvolver novos gestores lhe trará uma necessidade de percepção. Acima do simplesmente perceber comportamento, e talvez ajudar o colega a decidir se realmente tem mentalidade e potencial para líder.

Gestor de Negócios – este é o nível em que você terá a necessidade da visão sistêmica, conhecer o mundo e o mercado e principalmente da visão do longo prazo. Além de acumular todas as demais habilidades que desenvolveu durante toda a sua trajetória, até chegar neste nível.

Níveis do treinamento de liderança

Em cada nível do pipeline haverá um desafio novo para o desenvolvimento do líder. Dependendo de onde você está agora, neste exato momento, os seus desafios de aprendizado serão específicos para você.

Será muito importante você conhecer as pessoas com quem você trabalha, quais as demandas que te apresentam, que irão sinalizar quais habilidades você precisa desenvolver para lidar com elas.

E dependendo do setor, do tamanho e da cultura da empresa onde você trabalha, teremos aqui outras diversas sinalizações sobre como você poderá conduzir sua estratégia de desenvolvimento.

Minha dica final aqui será você tirar um tempo maior para você, e pensar mais, aprender cada vez mais.

Pensar, principalmente sobre o seu desempenho atual e sobre qual direcionamento você pretende dar para sua carreira como líder.

Aprenda muito sobre o mundo a sua volta, tenha certeza que você terá que aplicar uma dedicação diária.

Ademais terá muito tempo para passar por diversas transições, até chegar nos estágios de desenvolvimento superiores de liderança.

Cuidado, com os “treinamentos” que lhe prometem milagres de curto prazo.

Conheça nossos materiais que te ajudarão a maximizar seus resultados e crescer como líder:

Conheça Nosso Curso de Líderes

 

Conheça as 15 Competências do LÍDER

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *