Entenda e pratique o rapport

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já ouviu falar ou sabe o que é Rapport?

Rapport, é um dos temas mais importantes, para uma boa liderança, pois aqui você vai se dar conta de um elemento fundamental na sua comunicação, seja como líder, como pessoa, em qualquer outra situação.

Rapport é um termo originalmente francês e tem um significado voltado para o estabelecimento de um padrão, de uma conexão. Então, trata-se da habilidade de criar, com outra pessoa, uma conexão que nos permita compartilhar um terreno comum e prosseguir juntos, para conversar, trabalhar ou criar grandes obras.

Ser bom na criação de rapport significa ter as aptidões necessárias para relacionar-se com facilidade. Mas, quais são os conceitos fundamentais e como fazer para estabelecer uma conexão muito profunda com as pessoas, principalmente no seu trabalho como líder?

“Vamos começar pensando assim, os homens são melhores convencidos pelas razões descobertas por eles mesmos.” (Benjamin Franklin)

As pessoas, quando se está tentando convencê-las, caso você utilize o seu modelo mental, seu mindset, talvez não irão aceitar tanto ou irão imaginar que você é diferente delas.

Praticar rapport está ligado a entender porque alguém se convence, e por qual razão alguém entra em sintonia comigo. Aqui entra uma das questões fundamentais que você verá no rapport, a capacidade de gerar empatia, é apenas um passo desse processo.

Mas afinal, qual a importância de praticar rapport?

O rapport cria conforto, a pessoa que está conversando e tem sintonia traz conforto, o líder precisa gerar conforto em seus liderados, para que elas tragam o seu melhor. Após passar conforto o rapport também é utilizado para criar afinidade e gerar certa proteção, que vem junto com a segurança e confiança.

Quando estabelecemos uma relação com intimidade e afinidade, as pessoas se sentem melhor, mais protegidas, mais seguras e confiantes. Hoje vamos entender o porquê, e como praticar rapport.

Estar na mesma frequência é uma arte. Porém é muito fácil perceber se você está na mesma frequência que outra pessoa. Preste atenção, quando aperta a mão de alguém. Caso ocorra a mesma pressão e intensidade que o outro apertou, você já está estabeleceu rapport do nível não verbal.

Estabelecer uma frequência é muito simples se você estiver atento. Assim, o rapport é construído de uma maneira muito intensa e de diversas formas, com muita criatividade.

A primeira coisa que fazemos ao praticar rapport é acompanhar, pensando nos elementos da comunicação, depende muito da sua criatividade.

Comunicação é fundamental!

Toda vez que vamos conversar com alguém a comunicação acontece mais ou menos assim, por mais que a gente não se dê conta, no primeiro contato se estabelece uma conexão com troca de informações.

Uma vez que a comunicação acontece e você a dominou, é possível usá-la para gerar mudança nas pessoas. Você como líder pode usar sua capacidade de comunicar. Afinal, esta é uma chave mestra, quando se tem uma comunicação que pode gerar mudança, mas, cuidado!

Você pode gerar a mudança pela influência ou pela manipulação. Enquanto pela influência é quando a pessoa entendeu e concordou com a mudança. Pela manipulação é quando você através de uma comunicação excepcional convence a pessoa a fazer algo mesmo que ela não esteja concordante, mas faz, pois você é o líder.

A comunicação estratégica é o grande diferencial dos líderes que efetivamente se transformam em grandes líderes respeitados.

Preste atenção no seguinte esquema para que você entenda de maneira estruturada o que acontece no processo de rapport:

1. Reconheço> Entendo> Aceito: quando a pessoa reconhece, entende e aceita gera certa segurança, tenha consciência de qual é a mensagem que você está passando mesmo sem estar conversando com as pessoas.

2. Gosto> Respeito: será que seus liderados gostam e respeitam você como líder? Se sim, você possui empatia, e esta é criada através de uma boa conversa. A pessoa que consegue gerar empatia e segurança é uma pessoa com a habilidade de rapport muito alta, geralmente um grande líder.

3. Confio > Sou como você: aqui que você persuade e influência. Ademais, para aumentar o nível de persuasão, pode ser que você leve uma vida inteira, pois antes disso precisa inspirar, ter integridade, honestidade e ética. Enquanto você não demonstrar e a pessoa não perceber esse tipo de comportamento ela não se sente persuadida literalmente.

Aqui está o segredo dos líderes que fazem uma diferença enorme! Quando você consegue chegar neste nível se torna uma pessoa que estabelece rapport com sua equipe.

Atualmente cerca de 90% dos problemas das empresas giram em torno da comunicação ou da ausência dela. Preste atenção na sua comunicação melhore-a, refine-a e tenho certeza que esse passo levará você muito longe!

Espero que pratique a partir de agora, você pratique o rapport com sua equipe!

Continue se desenvolvendo!

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