Ter reconhecimento é fundamental!

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter reconhecimento é fundamental, este é um dos aspectos mais importantes na relação com os colaboradores de uma empresa.

É justamente o reconhecimento que pode manter a motivação e a energia para ir de encontro ao sucesso da equipe e da empresa.

 

Ter reconhecimento é fundamental?

Você por acaso já se perguntou porque levanta da cama todos os dias para ir trabalhar?

Sua motivação está somente no valor que será depositado todos os meses na sua conta ou ter reconhecimento é fundamental?

Se você respondeu a segunda opção é porque consegue entender melhor do que outras pessoas o valor de ser reconhecido.

O reconhecimento por nossas competências, resultados e diferenciais é o que nos move dias após dias!

Na verdade, cada pessoa possui sua individualidade e pode se sentir motivadas de várias maneiras, por isso pode ser que nem sempre a resposta para tal questão seja a mesma.

Há quem se sinta de fato motivado diante de uma boa remuneração financeira. Mas existem aqueles que se sentem felizes pelo maior reconhecimento por parte da empresa.

Quer entender melhor tal aspecto? Então continue lendo o conteúdo na sequência:

 

Reconhecimento é fundamental – o que de fato agrega motivação!

O pagamento do salário se refere a uma obrigação por parte de toda e qualquer empresa, isso é inquestionável.

O grande ponto está no fato de que nem sempre parte dessas empresas sabe como realmente ofertar reconhecimento aos seus colaboradores. Isso é algo realmente grave!

Pois é justamente esse retorno que a grande parte dos talentos existentes no mercado buscam.

O fator é levado em consideração na hora de escolher a empresa que irão trilhar sua jornada profissional.

Segundo a Pirâmide de Maslow, elaborada pelo psicólogo americano Abraham Maslow, o reconhecimento é um dos fatores que maior agrega motivação. Este é um atributo pertencente ao grupo das Necessidades Psicológicas.

Justamente por isso é natural que uma boa parcela das pessoas se dedique à busca da sua autoestima.

Acompanhada pelo respeito e reconhecimento em diversos setores vigentes em sua vida.

Vale destacar que a felicidade está totalmente ligada ao nosso desempenho e produtividade, isso se manifesta no ambiente corporativo.

Nesse sentido, é importante que as empresas busquem ao máximo dedicar o devido valor para cada um desses atributos.

Pois ao fazer o contrário, não terão como esperar que seus colaboradores façam seu melhor.

 

O grande triunfo das empresas que se dedicam ao reconhecimento de seus colaboradores!

Uma empresa entende e se preocupa em oferecer o máximo de reconhecimento profissional aos colaboradores, está automaticamente manifestando sua total valorização e gratidão.

Afinal, são todas essas pessoas que ajudam a garantir o funcionamento de uma empresa e as conquistas que surgirem ao longo do caminho.

O reconhecimento pode ser até mesmo ser identificado em situações de menções públicas. Feitas pelos gestores com relação às qualidades e habilidades profissionais dos funcionários.

Isso pode envolver um aumento do salário ou melhorias acercas dos benefícios oferecidos pela empresa.

Isso pode ser atribuído ao desenvolvimento de um plano de carreira, o oferecimento de processos de coaching e demais tipos de capacitação.

Vale ainda salientar que o reconhecimento é extremamente valioso para que se consiga manter e destacar a total dedicação dos funcionários.

Até mesmo impulsionar consideravelmente a autoconfiança dos profissionais que colaboram com o crescimento de sua empresa.

Lembre-se: tudo isso ajuda a elevar a autoestima e ainda contribui com uma visão mais eficiente acerca do futuro dentro da corporação.

 

O que acontece quando um colaborador não se sente reconhecido na empresa?

Quando acontece do funcionário não se sentir reconhecido por parte da empresa, ocorre dele acabar se sentindo frustrado e desmotivado.

Ele pode acabar ficando absolutamente sem ânimo para evidenciar suas ideias e pode não contribuirá de forma assertiva com a obtenção de bons resultados.

Não somente a sua produtividade pode acabar sendo abalada. O relacionamento interpessoal também pode acabar tendo consequências negativas.

Por essa razão, é comum que muitos funcionários, mesmo ganhando relativamente bem. Tenham muitas queixas relacionadas com seu trabalho na empresa.

De maneira geral, ter reconhecimento é fundamental, pois é assim que o funcionário poderá se manter motivado para agregar ainda mais melhorias ao seu desempenho e ainda investir no seu aprimoramento!

 

Se você deseja continuar aprendendo mais sobre motivação e reconhecimento dos funcionários. Indicamos a leitura do artigo “Como comprometer a sua equipe“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *