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O relacionamento interpessoal é a interação que ocorre entre duas ou mais pessoas dentro de um ambiente de convívio.
Quando este ambiente é o local de trabalho, as relações tendem a ficar mais estreitas, afinal boa parte da vida do indivíduo funciona ali dentro daquela organização.
Mas essa proximidade também afeta a qualidade das relações que pode pender para o lado negativo.
Porque nem sempre as pessoas se dão tão bem quanto gostariam ou quanto a empresa necessita.
Enfim, para construir um bom relacionamento interpessoal no trabalho é preciso, antes de tudo, estar disposto a compartilhar.
Dividir momentos, situações e resoluções de problemas. Gostar de pessoas também é fundamental.
Se esta for a parte mais difícil, saiba que precisará modificar suas vontades se tiver interesse real de crescer dentro do seu local de trabalho.
Aliás, trabalhar em equipe é uma das principais exigências de toda e qualquer organização.
Níveis de relacionamento interpessoal
O relacionamento interpessoal no trabalho não se constrói de uma hora para outra. Ela sempre tem um início e esse começo é a base para uma relação sólida e de confiança.
Nível 1: Segurança
Ao se relacionar com alguém pela primeira vez, é natural que a pessoa esteja um pouco retraída, desconfiada e sinta-se ameaçada. Esta é a etapa em que a segurança deve ser construída e fundamentada.
Nível 2: Empatia
Colocar-se no lugar do outro para, a partir daí, garantir credibilidade e confiança às relações.
Quantas vezes você passou a gostar mais de alguém depois de saber mais sobre tudo que ela já passou na vida? Isso é empatia. E funciona também na vida pessoal.
Nível 3: Confiança
Confiar em alguém só é possível quando você está seguro em relação a ela.
Além disso, você se põe no lugar da pessoa, se imagina naquela situação e constrói uma relação senão de amizade, ao menos de carinho e consideração.
Como melhorar a relação interpessoal no trabalho
Empatia
Um profissional preocupado em desenvolver uma relação saudável e de confiança com seus colegas deve ter uma qualidade que chamamos de empatia.
Empatia significa se colocar no lugar do outro e tentar entender e sentir o que o outro pensa, sente, por que se comporta daquela forma etc.
Ademais, construir relações empáticas é fundamental para que as duas ou mais partes envolvidas nas relações de trabalho consigam conquistar a confiança de cada uma.
Essa confiança reflete de forma positiva nas obrigações e tarefas diárias de cada um na função que exerce e também na vida pessoal.
Aplique a técnica do 10, 10, 10
Esta técnica consiste em uma tarefa aparentemente simples, mas muito necessária para evitar possíveis atritos entre pessoas e garantir um bom relacionamento interpessoal no trabalho.
Funciona da seguinte forma: tudo o que você fizer ou disser dentro do seu ambiente de trabalho e para os seus colegas deve ser analisado dentro da estimativa de tempo 10, 10, 10.
Quais serão os efeitos das minhas atitudes e palavras em 10 minutos? E em 10 meses? Qual será o reflexo e as consequências de tudo que foi dito e feito daqui a 10 anos?
Assim, estas perguntas e as respostas, podem transformar relações. Quantos relacionamentos se perdem, dentro e fora de um ambiente profissional, por conta de palavras ou gestos impensados.
Por quanto tempo estas atitudes impensadas podem pairar no ar e comprometer novas relações, novos compromissos e impedir situações proveitosas e eficientes para a empresa.
Igualmente, experimente utilizar esta técnica em seu ambiente de trabalho e perceba como algumas situações podem, de repente, perder todo o sentido.
Como manter o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional
O seu desempenho e desenvolvimento no trabalho têm muito a ver com a satisfação da sua vida pessoal fora dele.
Para evitar que um interfira no outro, tome as rédeas da situação e procure manter o equilíbrio necessário entre a sua vida pessoal e profissional.
Uma dica é não levar trabalho para casa. Além de ser muito estressante ainda compromete o tempo que você tem para se dedicar à família.
Afinal, falando nisso, estabeleça uma rotina em que haja espaço para interagir com amigos e família. É uma forma de recarregar as baterias.
Enfim, procure se manter fisicamente ativo praticando atividade física com regularidade. Complemente com alimentação de qualidade e tenha uma vida saudável.
Tenha um hobbie e dedique-se a ele com frequência. É importante que o cérebro se desligue de vez em quando de assuntos ligados a trabalho.
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