Responsabilidade e Dedicação

Tempo de leitura: 6 minutos

A responsabilidade é uma habilidade que todo profissional deve possuir se quiser conquistar estabilidade no local de trabalho.

Ter e usá-la significa comprometimento com o que é esperado do colaborador, a partir do momento em que ele integra o time da empresa.

Aliado a isso, deve-se ter dedicação ao que está sendo feito. Se dedicar é vestir a camisa da empresa como se ela fosse sua e, diante disso, batalhar para que os resultados apareçam.

Possuir essas duas qualidades vai fazer de você um profissional de destaque em meio a tantos outros que existem.

Infelizmente, responsabilidade, dedicação e comprometimento ainda não são características fáceis de encontrar em todos os profissionais.

Muitos deles só são responsáveis diante das suas atividades pessoais. Não se atrasam para uma partida de futebol, nem para um encontro com os amigos.

Mas jamais chegam no horário certo do trabalho e sempre atrasam a entrega de relatórios.

Ter responsabilidade é importante tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

Responsabilidade na infância

O senso de responsabilidade e comprometimento geralmente são qualidades que se aprende em casa, sob os ensinamentos dos pais.

Quando quando criança ou adolescente, você tinha horários definidos para atividades como dormir, ir à escola, estudar e brincar, certamente estes hábitos lhe acompanham até hoje.

Agora se a sua rotina era desorganizada, sem horários pré-definidos e tudo corria meio solto, é provável também que hoje você organize a sua vida pessoal e profissional dessa forma.

O que acontece é que não dá para levar para o ambiente de trabalho a falta de comprometimento e responsabilidade que se tinha em casa. O nível de cobrança é outro e será preciso se adequar.

Diante disso, faça uma análise e tente identificar o quanto responsável você é, o quanto tem se dedicado ao seu trabalho e o que pode ser feito para melhorar o seu desempenho e acelerar o seu crescimento.

Como ser mais responsável dentro da empresa

Para ser responsável, você precisa, antes de tudo, ser organizado. Só a sua boa vontade de fazer tudo dentro do prazo correto não surtirá efeitos se você não estiver no controle geral da situação.

Para isso, tenha um controle de tudo que envolva o seu trabalho: metas, estratégias, objetivos, prazos e indicadores de resultados.

Uma agenda específica já é o suficiente. Mantenha-a junto de você durante o expediente e consulte-a sempre que surgir alguma dúvida.

Dessa forma fica mais fácil cumprir objetivos estabelecidos, analisar resultados e fazer ajustes.

Outra dica é prometer apenas o que pode ser cumprido. Isso vale para tudo dentro da empresa, prazos, entrega de resultados etc. Até mesmo na vida pessoal deve ser dessa forma.

Se um cliente fecha um negócio com a sua empresa e pede um prazo de entrega, não queira agradá-lo prometendo uma data que sabe que será impossível de ser cumprida.

O que vai acontecer é a entrega fora do prazo e descontentamento do cliente, que vai encarar essa falta como puro descaso. Isso vai gerar um desgaste muito grande na relação de vocês.

Estabelecer prazos viáveis implica em outra questão: se prometeu tem que cumprir.

A não ser que ocorra imprevistos totalmente incontornáveis, é preciso honrar o que foi acordado com o cliente. Isso é ter responsabilidade. É ter compromisso e dedicação.

Evite a sobrecarga de trabalho

Um bom profissional deve ser proativo, produtivo, deve possuir habilidades, cumprir objetivos, ser responsável e dedicado à empresa e estar aberto para assumir novas atribuições, desde que necessário.

Isto se torna um problema quando o profissional, por querer se destacar ou por imposição do chefe, acaba abarcando mais atividades do que ele pode dar conta. O resultado pode ser exatamente o contrário do esperado.

A qualidade do trabalho e a responsabilidade com prazos e entrega de resultados estabelecidos vai depender bastante do tempo disponível para a realização das atividades.

Entendemos que um profissional deve saber trabalhar sob pressão, pois as cobranças são muitas.

No entanto, sabemos que é humanamente impossível desempenhar diversas atividades com qualidade em um espaço de tempo muito curto. Por mais dedicação que ele ofereça aquela tarefa.

Algo não vai sair bem como o esperado. Para evitar sobrecarga de trabalho e com isso, atraso na entrega de resultados. Assuma apenas as funções que saiba que irá desempenhar com qualidade.

Para se destacar no mercado de trabalho, procure desenvolver essas habilidades tão simples, mas muitas vezes negligenciadas. Responsabilidade e dedicação são essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Espero que as nossas dicas sejam de grande valia para você e sua empresa.
Um abraço e a gente se vê no próximo encontro.

Abaixo separamos dois conteúdos que podem te interessar e agregar ainda mais qualidade na sua atuação de liderança:

 

Conheça Nosso Curso de Líderes

 

Conheça as 15 Competências do LÍDER

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *