Roda da vida: o que é e como funciona?

Tempo de leitura: 3 minutos

No Coaching trabalhamos algumas ferramentas que colaboram com a identificação dos parâmetros da vida, uma delas é a Roda da Vida. Muitas vezes, com a correria, rotina e priorização do trabalho, nos esquecemos de alguns aspectos importantes.

Quando entramos no automático, deixamos de lado a família, amigos, nossa própria saúde e bem-estar, e até nos perdemos na organização das finanças. Aí é que você passa a enfrentar alguns problemas, pois não há equilíbrio entre todas as partes.

E é essa congruência e harmonia que constroem uma vida de sucesso, prosperidade, paz interior e a felicidade que tanto almejamos ter. Assim, por meio da Roda da Vida, seu coach irá instruí-lo a identificar os pontos da vida que precisam de mais atenção.

Ainda é possível ajudar a definir um plano de ações que seja realmente funcional. E mais que ajude você a colocar limites e saber dividir sua dedicação a cada uma das partes. Tudo isso, para que haja novamente um equilíbrio em todos os aspectos importantes da vida.

Qual a função da Roda da Vida?

É frustrante quando nossa vida não está em equilíbrio. E quando carregamos esse sentimento de fracasso em algum dos pontos, isso impacta negativamente em todo o resto. Consequentemente, surgem barreiras para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal, profissional e emocional.

Sendo assim, a Roda da Vida surge como um levantamento que indicará o índice de satisfação das pessoas nas áreas mais importantes. São elas: âmbito pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos.

Como funciona na prática?

Essa importante ferramenta de coaching tem um formato circular, composto pelas quatro mais importantes esferas da vida, que foram citadas logo acima. Então, cada um desses indicadores apresenta uma tríade de fundamentos essenciais, totalizando doze áreas analisadas.

Com o auxílio do coach, você é guiado a fazer uma autoavaliação pessoal e profissional, permitindo que analise e classifique como se sente diante dessas doze áreas. Você poderá conferir notas de 1 a 10, que são o valor mínimo e o máximo, respectivamente.

Desta maneira, quando você pontua as notas, é possível entender e trabalhar para alinhar seus níveis de satisfação, tornando-os harmônicos. Mas para isso, é importante ser muito sincero e é fundamental que esteja focado para responder às questões.

Este é um momento único de autoanálise e de conexão com seu eu interior. Assim, essa dedicação é necessária para que possa verdadeiramente entender os pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados em sua vida.

O ideal é que todas as áreas alcancem pelo menos 60% de satisfação, se estiver abaixo disso, deve-se repensar os pontos. Nisso o coach te ajudará a buscar a harmonia e formas de mudar. Assim acontece para que você possa colocar em prática as melhorias para alcançar satisfação total.

A atuação do coach

O coach é um profissional capacitado para te auxiliar a quebrar as barreiras e superar essas questões que são negligenciadas. Diferente de qualquer outra abordagem, o Coaching foca no resultado de metas futuras.

Vale lembrar que a Roda da Vida é apenas uma das ferramentas oferecidas pelo coaching. O processo como um todo, é muito maior e com mais recursos para formar líderes ainda melhores e que saibam buscar sua satisfação.

Assim sendo, eu, Coach Alexandre Fortes, me coloco à disposição para colaborar com o seu crescimento e busca por satisfação. Promovo encontros presenciais ou online (Skype ou Facetime), que tal conversarmos?

Entre em contato através do formulário:

Contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *