Sistema de sucessão para novos talentos na organização

Tempo de leitura: 4 minutos

Pensar a longo prazo faz parte do projeto de um líder, por isso o sistema de sucessão para novos talentos é muito importante. É certo que uma empresa não manterá para sempre os mesmos funcionários, a renovação é uma parte do progresso.

A saber, o atual mercado está sofrendo constantes mudanças, a cada dia mais disputado e mais exigente. Os colaboradores de confiança da empresa estão envelhecendo e em algum tempo não vão mais trabalhar. Aí surge a necessidade de estimular novos talentos.

Essa responsabilidade é do líder, sempre pensando no processo de crescimento das pessoas dentro de sua empresa. Assim, pode ser criado um sistema que vai dar continuidade nos negócios, implementando um projeto de sucessão para novos talentos.

Porque desenvolver um sistema de sucessão?

Decerto muitos colaboradores almejam se desenvolver no ambiente de trabalho e em sua vida pessoal. Desta mesma forma, sua empresa precisa se desenvolver e planejar estratégias para o crescimento.

A fim de aliar esses dois propósitos, as organizações podem se estruturar para expandir os negócios desde curto até o longo prazo. Visando, independente do cenário, ter condições de se manter sempre ativa e próspera.

Através dessa necessidade, objetiva-se o desenvolvimento de um plano de sucessão para novos talentos. Ou seja, uma oportunidade de carreira para iniciantes, pensando que no futuro eles vão substituir os talentos antigos da empresa.

Ao passo que pessoas vão entrando, novos desafios e motivações vão surgindo. O primeiro passo da empresa é ter ferramentas para analisar cada membro de forma clara, justa e transparente. Dando as mesmas oportunidades, quando um se destacar, invista para que sua carreira progrida.

Como funciona o plano de sucessão?

O líder precisa conhecer muito bem seus liderados. Ver suas necessidades e entender quando será o fim da carreira dessas pessoas. Não entenda isso por um lado negativo. Esse mecanismo de sucessão faz parte de um ciclo dentro da empresa.

Ademais, é preciso esclarecer que o plano funciona como um mapeamento. Localizando os cargos estratégicos da organização, assim como os pré-requisitos para que alguém possa assumi-los no futuro.

De fato, esse processo identifica as posições que podem surgir ou ficarem vagas nos próximos anos. Bem como qualificar os colaboradores que tem potencial de assumir essas respectivas funções, preparando-os para esse momento.Para a empresa esse é um processo extremamente necessário. Primeiramente porque consegue planejar sua expansão a longo prazo. Similarmente, pode suprir as necessidades individuais de desenvolvimento dos novos talentos.

Como criar um plano de sucessão?

Antes de tudo, o líder precisa entender a realidade de sua empresa. Com isso, o seu plano será adaptado de acordo com essas necessidades. Apesar disso, alguns aspectos precisam ser levados em considerações. São pontos importantes:

1. Incentivo;

2. Regras claras;

3. Criar desafios;

4. Aprendizado contínuo;

5. Troca de experiência.

No processo de implementação, é fundamental determinar objetivos para que isso se torne uma prática clara e efetiva. Entre os objetivos específicos de um plano de sucessão, se destacam:

● Identificar as prioridades da empresa;

● Criar um banco de sucessores;

● Formar ações com transparência ao processo de sucessão;

● Observar o comportamento e a capacitação das pessoas para os cargos;

● Organizar o cronograma para a realização do plano.

Com propósitos concretos, é possível iniciar a jornada em busca de sucessores. Com isso, o líder precisará de um olhar refinado e habilidades suficientes para poder extrair o melhor dos colaboradores. Somente assim, poderá avaliar quem de fato está preparado para suceder algum outro funcionário importante para a organização.

Seja um líder exímio!

Antes de liderar, é preciso estar preparado com todas as habilidades fundamentais para tal cargo. Se você está vivenciando um momento que precisa por em prática um sistema de sucessão para novos talentos, é hora de você também se desenvolver.

Aprender mais sobre liderança vai te ajudar a alcançar resultados ainda inimagináveis, mas que depois farão parte da sua realidade. Sugiro que leia o e-book sobre as 15 competências essenciais para um líder:

Conheça as 15 Competências do LÍDER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *