Saber trabalhar em equipe é Fundamental

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Você sabe trabalhar em equipe? Saber trabalhar em grupo é dar feedbacks positivos, ter receptividade e dar contribuição positiva. Isso é trabalho em equipe!

Você gosta de se relacionar? Se sente bem cooperando para o atingimento de metas e objetivos?

Então você sabe trabalhar bem junto de outros profissionais.

Já ficou para trás a ideia do “segurador de cartazes”. Lembra, quando sua equipe ia fazer alguma apresentação em sala de aula e tinha aquela pessoa, cuja única função era segurar o cartaz? Pois é! Isso é coisa do passado!

Aliás, “segurar o cartaz” já era desagradável antigamente, imagine hoje, quando todas as empresas buscam pessoas comprometidas e participativas, que deem boas ideias e apresentem soluções inovadoras para seus problemas.

Você sabe trabalhar em equipe?

Ser um líder importa, óbvio, em saber liderar! É ter a capacidade de liderar uma equipe, participando ativamente de todas as etapas dos processos desenvolvidos através dela.

Por isso o trabalho em equipe é algo tão revigorante e fantástico, que é a partir dele próprio que surgem os líderes.

Se um “líder” não possui a competência do trabalho em equipe, será impossível para ele fazer as coisas acontecerem e apresentar resultados satisfatórios.

Por isso vamos apresentar, dentre muitas, três características principais no desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe:

Comunicação

Se comunicar com excelência é transmitir uma mensagem sabendo que receberei outra mensagem como resposta, para a qual darei a devida importância e o feedback esperado e necessário.

É expor ideias de maneira clara e assertiva, mas, também, usar da comunicação não verbal, ou seja, usando da expressividade para transmitir uma mensagem.

Ter boa comunicação também é possuir a capacidade de escutar atenta, ativa e reflexivamente tudo o que me é dito ou apresentado.

Confiança

Não se constrói uma relação de confiança da noite para o dia. Passos para a construção da confiança em equipe:

Estabelecer uma relação de segurança

Nosso subconsciente chama a nossa atenção para o novo, ou seja, quando somos apresentados a alguém que nunca vimos, inconscientemente, fazemos um juízo de valor sobre aquela pessoa.

Mesmo sem termos iniciado um diálogo com a pessoa, outros fatores importam em sentirmos segurança ou não de estarmos com ela. É o momento em que só observamos.

Estabelecer uma condição de empatia

É desenvolver a capacidade de perceber que sentimentos a outra pessoa transmite ou está sentindo; colocar-se no lugar do outro. Esse sentimento só se desenvolve a partir do início da comunicação verbal.

Firmar a confiança

Caminhando junto, desenvolvendo amizade, respeito e, principalmente, consideração. “Você só conhece uma pessoa quando come um quilo de sal com ela!”

Você lida bem com as decepções e com o sucesso das ideias dos outros?

Nem sempre as nossas ideias ou contribuições para a equipe serão as escolhidas para serem utilizadas na solução de um problema.

Por que a ideia do outro foi aceita e a minha não?

Você consegue fazer uma análise imparcial deste contexto?

Essa é a essência do trabalho em equipe! Sua ideia não foi aceita? Paciência, aprimore-a!

Mas, enquanto isso saiba trabalhar em equipe e tenha uma contribuição positiva para que a ideia do outro dê resultado.

Principalmente, se você é o líder de uma equipe, aceitar que o outro pode ter uma ideia melhor do que a sua, demonstra comprometimento com a empresa em com seus resultados.

Saber trabalhar em equipe e liderar pessoas que sabem é uma competência valiosíssima para o mercado.

Ademais: Pratique o trabalho em equipe… Seja mais um a somar e, nunca, a dividir! Sucesso!

Assim, terminamos a análise de mais uma competência da liderança! Comente! Conte-nos suas experiências! E até nosso próximo encontro!

 

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