Tempo de leitura: 5 minutos
Você sabe trabalhar em equipe? Saber trabalhar em grupo é dar feedbacks positivos, ter receptividade e dar contribuição positiva. Isso é trabalho em equipe!
Você gosta de se relacionar? Se sente bem cooperando para o atingimento de metas e objetivos?
Então você sabe trabalhar bem junto de outros profissionais.
Já ficou para trás a ideia do “segurador de cartazes”. Lembra, quando sua equipe ia fazer alguma apresentação em sala de aula e tinha aquela pessoa, cuja única função era segurar o cartaz? Pois é! Isso é coisa do passado!
Aliás, “segurar o cartaz” já era desagradável antigamente, imagine hoje, quando todas as empresas buscam pessoas comprometidas e participativas, que deem boas ideias e apresentem soluções inovadoras para seus problemas.
Você sabe trabalhar em equipe?
Ser um líder importa, óbvio, em saber liderar! É ter a capacidade de liderar uma equipe, participando ativamente de todas as etapas dos processos desenvolvidos através dela.
Por isso o trabalho em equipe é algo tão revigorante e fantástico, que é a partir dele próprio que surgem os líderes.
Se um “líder” não possui a competência do trabalho em equipe, será impossível para ele fazer as coisas acontecerem e apresentar resultados satisfatórios.
Por isso vamos apresentar, dentre muitas, três características principais no desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe:
Comunicação
Se comunicar com excelência é transmitir uma mensagem sabendo que receberei outra mensagem como resposta, para a qual darei a devida importância e o feedback esperado e necessário.
É expor ideias de maneira clara e assertiva, mas, também, usar da comunicação não verbal, ou seja, usando da expressividade para transmitir uma mensagem.
Ter boa comunicação também é possuir a capacidade de escutar atenta, ativa e reflexivamente tudo o que me é dito ou apresentado.
Confiança
Não se constrói uma relação de confiança da noite para o dia. Passos para a construção da confiança em equipe:
Estabelecer uma relação de segurança
Nosso subconsciente chama a nossa atenção para o novo, ou seja, quando somos apresentados a alguém que nunca vimos, inconscientemente, fazemos um juízo de valor sobre aquela pessoa.
Mesmo sem termos iniciado um diálogo com a pessoa, outros fatores importam em sentirmos segurança ou não de estarmos com ela. É o momento em que só observamos.
Estabelecer uma condição de empatia
É desenvolver a capacidade de perceber que sentimentos a outra pessoa transmite ou está sentindo; colocar-se no lugar do outro. Esse sentimento só se desenvolve a partir do início da comunicação verbal.
Firmar a confiança
Caminhando junto, desenvolvendo amizade, respeito e, principalmente, consideração. “Você só conhece uma pessoa quando come um quilo de sal com ela!”
Você lida bem com as decepções e com o sucesso das ideias dos outros?
Nem sempre as nossas ideias ou contribuições para a equipe serão as escolhidas para serem utilizadas na solução de um problema.
Por que a ideia do outro foi aceita e a minha não?
Você consegue fazer uma análise imparcial deste contexto?
Essa é a essência do trabalho em equipe! Sua ideia não foi aceita? Paciência, aprimore-a!
Mas, enquanto isso saiba trabalhar em equipe e tenha uma contribuição positiva para que a ideia do outro dê resultado.
Principalmente, se você é o líder de uma equipe, aceitar que o outro pode ter uma ideia melhor do que a sua, demonstra comprometimento com a empresa em com seus resultados.
Saber trabalhar em equipe e liderar pessoas que sabem é uma competência valiosíssima para o mercado.
Ademais: Pratique o trabalho em equipe… Seja mais um a somar e, nunca, a dividir! Sucesso!
Assim, terminamos a análise de mais uma competência da liderança! Comente! Conte-nos suas experiências! E até nosso próximo encontro!
Conheça mais características de grandes líderes e desenvolva-se:
Link permanente