Como lidar com seus medos

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Muitas vezes, temos medos que somente nós entendemos por que sentimos. Mas sabemos bem que esses medos não são saudáveis e que eles até mesmo prejudicam nossa vida pessoal ou profissional.

Por isso, ninguém gosta de viver no medo, não é mesmo? Enfrentar os medos pode ser uma tarefa difícil no começo, mas acredite: você pode lidar com eles sim.

Como? É exatamente isso que vamos ver neste artigo. Preparado? Então vamos nessa!

Medos que não precisamos ter

As vezes temos alguns medos bobos. Por exemplo: Às vezes temos medo de falar algo que está errado e acabar magoando uma pessoa.

Se você é um gerente que tem medo de dar um feedback a uma pessoa, então não tenha medo. Procure fazer o que tem que fazer, sempre com suas técnicas de feedback e com seu controle emocional.

Sem dúvidas a pessoa irá pegar a mesma visão que você tem sobre sua empresa e assim entrarão em um bom senso.

Alguns medos nos ajudam na vida, você sabia disso?

Um exemplo de medo que nos ajuda.

É o medo de ir rápido demais em uma curva em alta velocidade dirigindo um carro ou fazer algo que ainda não estudamos. Esse medo é aquele que devemos ter.

Medo de tomar um choque quando estamos descalços ou entrar em um negócio que nunca ouvimos falar isso. Esses são belos motivos para se ter medo.

Esse tipo de medo pode nos livra de muitas coisas ruins que podem estar nos prejudicando agora ou até mesmo no futuro.

Planeje sempre o que vai falar

Se você vai falar com o público, prepara-se. Estude bem o que você vai falar.

Tenha em mente que você entende do assunto e que irá conseguir fazer o seu melhor. Afinal, você estudou. Ou seja, você batalhou. Então, para que ficar com medo se você já está preparado?

Apenas respire fundo e lembre-se que alguns medos apenas irão te fazer ficar para trás, ou no mesmo lugar de sempre.

Tenha postura de vencedor

Se você olha muito para o lado ou fala baixo demais, com certeza você irá passar muita insegurança para outros com quem está dialogando. Isso é um grande erro para quem vai se apresentar em público ou em vídeos.

O ideal é você treinar de frente a um espelho ou mostrar seus vídeos para pessoas confiáveis, e só depois com mais confiança, postá-lo.

Medo de subir em palcos é muito parecido com o medo de gravar vídeos. Se você se mostrar muito nervoso não vai passar muita confiança do que diz.

Não esqueça que seus medos são apenas gaiolas que te prendem para o voo do seu sucesso.

Uma criança por exemplo, só cai muito por conta do seu despreparo. Porém, quando ela tem confiança em quem a segura, ela tem muito mais coragem para tentar andar. Assim, mesmo com toda confiança, ela só aprende a andar depois de muitas quedas.

Leia livros de auto ajuda

Quando lemos, ficamos sábios e neste caso nada melhor que os livros para nós ajudar a perdemos os nossos medos.

Pois, os medos são inimigos dos nossos sonhos. Sendo assim, criamos confiança quando já sabemos do problema que está presente nos caminhos.

Conclusão

Desde o começo dos tempos somos assolados pelos nossos medos. Porém o homem foi evoluindo, e com a evolução do homem, fomos perdendo o medo do fogo, animais ferozes, e muitas outras coisas que só tínhamos medo nos tempos antigos.

Hoje os medos do homem são outros e nesse artigo citamos alguns medos que só crescem em nossa civilização. Neste caso, citamos o medo de falar e de se comunicar.

Porém não podemos esquecer que é errando que se aprende. E com essas dicas neste artigo você poderá ir longe com conhecimento.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem desde já. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *