Produtividade: um valor de primeiro mundo

Tempo de leitura: 5 minutos

A produtividade é sinônimo de tempo bem aproveitado. Significa fazer o máximo de tarefas dentro do tempo disponível.

Mas, não quer dizer apenas entregar resultados. Estes devem vir com qualidade ou pelo menos com o máximo de qualidade que você puder entregar.

Claro que em uma vida corrida como a que levamos é difícil dar conta de tudo em um dia que parece passar voando.

Mas a organização e o planejamento ajudam muito. Por isso, é importante possuir algum tipo de controle dos seus resultados.

Além disso, é preciso disposição para o trabalho para conseguir cumprir os prazos, alcançar metas e bater os resultados.

O que fazer para ser mais produtivo?

Para ter a capacidade para desenvolver e entregar com sucesso as tarefas assumidas dentro da empresa e junto aos clientes, é preciso ter um plano de ação coerente, claro e objetivo.

O plano de ação deve conter metas claras, divididas em etapas a curto, médio e longo prazo e estratégias traçadas para alcançar estes objetivos com rapidez e eficiência.

Os prazos devem ser estipulados respeitando a realidade e as condições existentes. Não caia na tentação de estabelecer prazos que não têm a menor chance de serem cumpridos.

Depois disso, é preciso compromisso em cumprir a rotina estabelecida. É preciso disposição para o trabalho e também muita disciplina.

Além disso, contar com a ajuda das pessoas ao seu redor pode aliviar a carga de trabalho e acelerar os resultados.

Não adianta encher a agenda de compromissos e arranjar desculpas diárias para não cumpri-los. Não se alcança resultados dessa forma.

Pelo contrário, agindo assim o que você conseguirá é acúmulo de atividades e sensação de fracasso por um trabalho não concluído.

Use a sua agenda como se fosse o seu chefe. Siga o que está definido nela para cada dia da semana. Não procrastine e não fuja do estabelecido. As ações planejadas para aquele dia devem ser encaradas como ordens a serem cumpridas.

Planejamento, a organização e disciplina são fundamentais não só para o sucesso empresarial, mas também para o sucesso na vida pessoal. Aplique-os no seu dia e obterá resultados recompensadores.

Produtividade e qualidade

Agora que você já sabe como se organizar para produzir mais e alcançar o retorno que precisa, vamos falar de produção com qualidade.

O mundo exige que façamos milhares de coisas ao mesmo tempo e ainda quer que tudo saia perfeito.

Sim, qualidade é essencial. Mas a perfeição não é. Esta é uma dica valiosa para aquelas pessoas que estão sempre procurando um momento certo para fazer determinada coisa.

Sentem como se nunca estivessem prontas ou acreditam que o momento ainda não é o ideal e vão adiando o início do projeto. São pessoas perfeccionistas demais.

Quem age dessa forma raramente faz algo de verdade. Simplesmente porque não tenta. Não começa.

A pessoa acaba gastando energia imaginando e sonhando no momento perfeito para realizar tal tarefa e no final, não realiza.

Isso acontece porque momentos perfeitos não existem. E feito é melhor do que perfeito.

Não seja uma dessas pessoas. Comece. Dê o pontapé inicial e vá melhorando o que for necessário aos poucos, devagar.

Dê o seu melhor desde o começo para garantir o máximo de qualidade dentro do que for possível.

Mas não deixe que o tempo passe e no final das contas você tenha apenas uma coleção de sonhos não realizados.

Como produzir mais e melhor:

Para produzir não tem segredo. Tem que fazer. Isso vale para os mais diversos segmentos da vida. A procrastinação é um grande inimigo da produtividade.

É uma característica muito comum e infelizmente, é a causa de muitos bloqueios na vida social e também profissional.

Quem procrastina com frequência costuma ter um repertório de desculpas para não cumprir determinado prazo, ou para começar uma atividade nova.

Para produzir, realizar algo é preciso botar a mão na massa, ter motivação para o trabalho, focar nos resultados.

Ter capacidade para desenvolver e entregar com sucesso as tarefas assumidas para alcançá-los, criar uma rotina e um planejamento e se organizar para cumpri-los.

Não existe outro jeito de fazer a não ser fazendo. Com qualidade, com segurança, com planejamento, com organização e, claro, com muito trabalho.

Espero que tenham gostado do nosso artigo. Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários e até a próxima.

Continue maximizando sua produtividade e destaque-se no trabalho:

Conheça Nosso Curso de Líderes

 

Conheça as 15 Competências do LÍDER

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *