O que é Assessment e como funciona?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é Assessment? A terminologia vem do inglês que significa “avaliação”. No mundo corporativo não funciona de forma muito diferente. É empregada como uma espécie de orientação. Já que é feito uma análise que visa identificar e antever o potencial e desempenho das pessoas que atuam em sua empresa.

Ou seja, por meio da utilização dessa ferramenta é possível fazer um mapeamento de tendências comportamentais dos membros da equipe. Desta maneira, líderes e gestores podem clarificar alguns entendimentos sobre o lado humano da força empresarial. Assim, criar estratégias ainda mais eficientes para atrair resultados positivos à organização.

Como funciona o sistema de análise?

O processo de Assessment da AlfaFox é um sistema de análise personalizado que procura entender as particularidades da cultura da empresa assessorada e do mercado em que ela atua. Da mesma forma, busca compreender o perfil e as competências de membros de sua equipe.

Desse modo, o cliente tem condições de ter uma visão integrada de sua organização e de alinhar seus desafios primordiais ao perfil e potencial de seus funcionários. Ademais, este processo pode contribuir e facilitar na definição de decisões estratégicas nos seguintes pontos:

1. Planejamento do processo sucessório, promovendo o profissional certo para a posição certa.
2. Fornecimento de prognósticos do potencial de profissionais para processo de sucessão.
3. Embasamento para a tomada de decisões sobre seleção, promoção, sucessão, desligamentos e retenção de talentos.
4. Autoconhecimento e autodesenvolvimento dos profissionais avaliados, despertando interesse em seu planejamento de carreira.
Através disso pode-se elencar os pontos fortes e os que precisam ser mais desenvolvidos pelos profissionais, além de fornecer diversos outros dados relevantes para a cultura e crescimento da empresa.

O Assessment destaca características relevantes na personalidade de uma pessoa. Além disso, mostra como trabalhá-las de maneira realmente eficaz, para que de forma assertiva possa ser encontrada a melhor performance, ressaltando seu perfil predominante.

O que é Assessment Mapeamento (AM)?

O mapeamento tem como objetivo determinar os Indicadores das Competências Essenciais. Essas são traduzidas através da conduta comportamental ideal desejada e necessária para a organização e para as funções analisadas. Para que assim, possam agir de forma alinhada à missão, visão, valores e estratégias da organização.

Tem como objetivo reconhecer e antever o potencial e desempenho dos profissionais da empresa, garantindo alinhamento do quadro funcional à missão, visão, valores e estratégias organizacionais. Ou então, simplesmente a uma posição em aberto na estrutura organizacional e para tal, busca-se identificar o perfil com maior coerência à posição.

A aplicação do Assessment Avaliação de Potencial (AAP) subdivide-se em duas possíveis situações:

1. Assessment – Avaliação de Potencial para gerenciamento de carreira organizacional

Tem como propósito avaliar os colaboradores da empresa com base nas competências mapeadas, medir o clima organizacional e criar planos de carreira. Desta avaliação elabora-se o programa de desenvolvimento individual (PDI) para os avaliados. Assim, neste caso, não é necessária a existência de vagas abertas, no entanto, a avaliação pode colaborar no preenchimento delas, quando ocorrem no curto ou médio prazo.

2. Assessment – Avaliação de Potencial para seleção interna

As ferramentas colaboram com as empresas na hora de criar métricas para selecionar e recrutar. Além de trazer o principal benefício, que é fazer com que o candidato perceba seus pontos fortes e as áreas a serem trabalhadas para melhorar ainda mais o seu desempenho profissional. Destina-se para situações de seleção exclusivamente interna, e neste caso é imprescindível à existência de uma vaga.

Quero fazer o Assessment na minha empresa!

Vamos relembrar que o Assessment consiste numa avaliação do comportamento e competências para conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, buscar o autoconhecimento e gestão do conhecimento.

Se forem essas características que você busca enfaticamente reproduzi-las em sua empresa, você pode contatar a AlfaFox para te ajudar nesse processo sistêmico de análise e compreensão das pessoas que ali trabalham.

QUERO CONHECER!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =