Como funciona o Coaching Profissional?

Tempo de leitura: 6 minutos

O trabalho de um coach pode ser a diferença entre você ter uma vida abundante ou uma vida medíocre. Pode ser a diferença entre você continuar engordando ou emagrecer.

Ou então a diferença entre alguém que bate suas metas e alguém que muitas vezes nem metas tem.
Mas afinal de contas, você sabe como funciona o coaching profissional?

Essa é a resposta que você vai ter neste texto. Fique ligado!

O que é Coaching?

O coaching é uma metodologia embasada pela ciência que busca e faz com que você realize coisas. O coaching é o trabalho realizado por um coach profissional.

O que o coach irá fazer é te levar do ponto A ao ponto B. Ou seja, ele vai te ajudar a compreender a posição em que você se encontra hoje e quais são os objetivos que você deseja alcançar.

Um coach vai através de ferramentas organizar a sua mentalidade para que você utilize todo o seu potencial.

Uma sessão de coaching se assemelha a uma terapia, pois é só você e o seu coach. Ela pode ser feita tanto presencialmente como de forma online.

Um coach vai te ajudar a ter:

  • Foco;
  • Planejamento;
  • Melhoria contínua de resultados.

Os tipos de Coaching?

A essência é a mesma, mas normalmente os profissionais da área se especializam em determinados assuntos.

Existem basicamente 4 tipos de coaching: life (vida) coaching, executive (executivo) coaching, business (negócios) coaching e carrer (carreira) coaching.

Agora vamos falar um pouco sobre cada nicho de coaching.

Life Coaching

Esse processo ajuda as pessoas em várias áreas da vida. Você pode ter um coach de relacionamentos ou então um de emagrecimento. Há também dentro dessa categoria quem faz coaching para estudantes de concurso, por exemplo.

Talvez você sinta uma grande dificuldade na sua vida. Tem problemas que não consegue resolver. É nesse momento que um profissional de life coaching pode te ajudar.

Se você não consegue emagrecer, ele, por exemplo, vai te dar o melhor caminho para você emagrecer e também vai te dar todo o acompanhamento para você durante a trajetória.

Para que você alcance o seu objetivo seja lá qual for. Tudo isso ele vai fazer através de ferramentas que vão te ajudar a você alcançar todas as respostas da sua vida.

Essas ferramentas já foram testadas e comprovadas cientificamente.

Executive Coaching

Esse profissional é normalmente contratado por empresas para fazer com que um funcionário ou uma equipe desempenhem melhor em uma determinada área.

Uma empresa pode contratar um executive coach para:

  • Aumentar produtividade;
  • Melhorar capacidade de gestão;
  • Desenvolver uma melhor comunicação

Nesse processo o profissional vai trabalhar com a equipe, mas vai buscar trazer os resultados que a empresa precisa.

Business Coaching

Nesse nicho o coach pode usar as ferramentas de para alavancar os negócios de uma empresa. Ou então pode trabalhar no planejamento estratégico de uma empresa.

O foco desse tipo de coach são os empreendedores.

Career Coaching

Esse profissional pode ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos em sua carreira. Pode também ajudar na questão vocacional, na escolha da faculdade ou na iniciação no mercado de trabalho.

O coach de carreira pode ser o diferencial entre uma carreira estagnada e uma carreira em plena ascensão.

Como Escolher o Coach?

Cada pessoa possui uma necessidade mais latente e urgente e esse deve ser o principal critério de escolha na hora de escolher o tipo de coach que você precisa.

Claro que só somos completos quando atingimos felicidade em várias áreas da sua vida. No entanto é preciso ter foco, pois se você quiser fazer tudo ao mesmo tempo é provável que não vá fazer nada.

Nessa questão do foco é interessante notar que quando mudamos um hábito na nossa vida, como resultado acabamos mudando muitos outros.

O livro ‘O Poder do Hábito’ comprova isso com uma história de uma mulher que tinha vários problemas em sua vida, mas com a mudança de um hábito, ela deu um salto de qualidade em vários aspectos.

No caso o que ela fez foi parar de fumar. No entanto essa mudança fez com que ela passasse a fazer exercícios e poupar dinheiro.

Portanto você deve escolher um coach que seja especialista na área que você está tendo dificuldades ou então naquilo que é no momento o fator mais importante da sua vida.

Mas você não pode escolher qualquer um. A profissão não é regulamentada no Brasil. Então teoricamente qualquer pessoa pode se dizer coach mesmo que não tenha nenhuma formação no assunto.

Mas claro, sempre que você for procurar um profissional, você precisa saber onde ele estudou e como se preparou. Existem instituições sérias que atuam na formação de profissionais de coaching.

Um coach pode trazer grandes resultados para sua vida, desde que ele esteja preparado para isso.

Então eu te pergunto, depois de ler esse texto, o que um coach pode trazer de benefícios para a sua vida?

 

Conheça Nosso Curso de Líderes

 

Conheça as 15 Competências do LÍDER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *