Recompensa e reconhecimento da equipe: a estratégia de engajamento da equipe

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Sempre que o líder desejar maior empenho e motivação da sua equipe, precisa primeiro entender o que mobiliza cada um dos seus colaboradores. A estratégia de recompensa e reconhecimento da equipe é uma das principais formas de engajar os colaboradores.

Primeiramente é preciso entender como cada indivíduo funciona. Embora estejamos falando de uma equipe, a motivação de cada um pode ser diferente. Isso porque uns são motivos a reconhecimento de elevação de cargo e elogios, e outros a recompensa financeira.

Por meio desse entendimento é preciso estabelecer meios claros e específicos de recompensar e reconhecer o mérito dos funcionários. Isso cria um ambiente saudável de boas práticas e de comportamentos corretos para alcançar os resultados positivos.

Projete o futuro e propósitos da empresa

Líder a sua empresa só vai funcionar de maneira eficaz e produtiva a partir do momento em que forem estabelecidas regras, metas e objetivos. Pessoas desmotivadas e sem propósitos não trabalham, apenas cumprem horário.

Quando você estabelece onde a empresa quer chegar e o que os membros da equipe precisam fazer para a realização desse objetivo existe claramente uma força de vontade e trabalho duro.

Evidentemente, se você não projeta nada, não cria metas e não define um posicionamento para seus liderados, a sua empresa tem grandes chances de fracassar no mercado. Por isso esse é o momento de planejar o futuro da organização.

Reflita sobre as chances da sua empresa crescer no setor, expandir seus negócios e aumentar o faturamento. Depois disso, pense como cada repartição vai trabalhar para realizar essas tarefas. E finalmente, individualize cada meta para os funcionários.

Adote regras claras para recompensa e reconhecimento da equipe

Antes de tudo, quero esclarecer que meritocracia é um modelo de hierarquização e bonificação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. Isto é, o processo de alavancamento profissional é uma resultante dos méritos de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e trabalho duro.

Assim, para construir a cultura da meritocracia, onde quem merece é recompensado e reconhecido de maneira clara pelo líder, é preciso estabelecer algumas regras. Vejamos algumas delas:

Recompense o esforço

Em termos gerais, o reconhecimento de um funcionário deveria ter como foco as suas contribuições e esforços. Independente do tempo de serviço, uma pessoa que presta um bom serviço e traz resultados para a organização, merece ser reconhecida e elogiada.

Não existe reconhecimento excessivo

Muitos empresários acreditam na ideia errada de que um bom funcionário sabe que ele é reconhecido na empresa e por isso não dão um feedback positivo a ele. Antes de tudo, é essencial saber que não existe reconhecimento excessivo. Se você quer reter seus talentos na empresa, motivá-los é o primeiro passo, o segundo é reconhecer o bom serviço que vem realizando em prol da organização.

A geração do imediatismo

Funcionários novos, que têm entre 18 e 25 anos, são imediatistas e esperam ser reconhecidos rapidamente por seus feitos. Se você esperar uma semana ou duas para reconhecer a conquista, seu funcionário pode já ter esquecido o que fez. Tempo é essencial quando se tratar de demonstrar o reconhecimento, sempre que puder, elogie-o na hora.

A recompensa e o reconhecimento traz produtividade

Quando um funcionário nota que seu esforço tem valido a pena, ele irá continuar se dedicando para ser ainda mais reconhecido por suas contribuições. Ademais, a grande maioria das pessoas se sente bem recebendo um elogio e percebendo que seus líderes estão notando o seu trabalho duro. O reconhecimento e a recompensa são a chave para aumentar a produtividade e engajar a equipe.

O reconhecimento gera confiança

Quando você mostra para alguém que o esforço dela é importante, você faz com que sinta orgulho em seu trabalho. Consequentemente, confiança em seu líder. Lembre-se que os relacionamentos entre líderes e liderados são a base do sucesso de uma empresa.

Mostre gratidão e saiba gratificar seus funcionários. Uma boa maneira é através de elogios, comissões e prêmios. Aliás, fazer sua equipe se sentir ainda mais confiante e com vontade de fazer ainda mais pela sua empresa, não tem preço. Os resultados obtidos serão uma pequena parcela do que você investiu para bonificá-los.

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